Tudo sobre o Projeto Político Pedagógico – PPP

Tem gente que não quer nem passar perto quando a conversa é o PPP, pois acha que dá trabalho, é cansativo, que não vai servir para nada, mas muito pelo contrário. Se bem feito e utilizado para a gestão e planejamento escolar, o Projeto Político Pedagógico é uma das ferramentas mais poderosas para garantir um ensino de qualidade e também um ambiente escolar agradável para professores, colaboradores e toda a comunidade escolar.

Neste artigo vamos tentar responder as dúvidas mais comuns sobre o PPP, e de forma resumida, esperamos que seja o suficiente para você aprender mais sobre ele, mas se não for, basta deixar seu comentário.

projeto politico pedagogico


O que é Projeto Político Pedagógico – PPP

O Projeto Político Pedagógico, ou conhecido também conhecido pela sigla PPP, é o documento que reflete claramente a proposta educacional da escola, que vai nortear as ações da comunidade escolar, pais, professores e colaboradores, de acordo com esta proposta.

  • Documento legal e político que define a identidade e a missão institucional;
  • Acordo coletivo que anuncia as intenções, aonde se quer chegar;
  • Elenco de valores na visão de mundo dos agentes;
  • Conjunto de proposições que define: princípios, funcionamento institucional, metas, prioridades, medidas, referências para o trabalho, perspectivas e proposições.

Para que serve o Projeto Político Pedagógico – PPP

O Projeto PPP serve para dar direção ao planejamento escolar, de forma à indicar os caminhos esperados, metas, funcionamento da escola como instituição de ensino, entre outros aspectos escolares. O PPP serve para contemplar as ações escolares visando os seguintes tópicos:

  • Missão
  • Clientela
  • Dados sobre a aprendizagem
  • Relação com as famílias
  • Recursos
  • Diretrizes pedagógicas
  • Plano de ação

Quem elabora o Projeto Político Pedagógico – PPP

“O projeto da escola depende, sobretudo, da ousadia de seus agentes, da ousadia de cada comunidade escolar em assumir a sua ’cara’ tanto para dentro, nas menores manifestações de seu cotidiano, quanto para fora, no contexto histórico em que ela se insere”. Moacir Gadotti & José Eustáquio Romão.

Apesar disso, sabemos que o PPP muitas vezes foi elaborado por um grupo de professores e coordenadores e depois nunca mais revisto, retomado e atualizado, portanto se você quiser saber do PPP da sua escola, prepare-se para não encontrá-lo ou ainda encontrá-lo totalmente desatualizado.

Inclusive já ouvimos casos em que alunos estagiários de faculdades de pedagogia, ao solicitar o documento, receberam a missão de atualizá-lo, mesmo não fazendo parte daquela comunidade escolar, estando somente de passagem.

Como fazer o PPP da escola

Para a elaboração ou revisão do seu Projeto Político Pedagógico, você pode estruturar o documento seguindo os pontos abaixo:

  • 
Definição da missão (ou marco referencial)
  • Descrição da clientela
Levantamento dos dados sobre aprendizagem
  • Estudo do relacionamento com as famílias 
Pesquisa sobre os recursos
Estabelecimento de diretrizes pedagógicas
Elaboração do plano de ação

Modelo de Projeto Político Pedagógico

Se você está pensando em ir pelo caminho mais fácil de copiar um PPP de outra escola, pode ser um começo; você pode encontrar diversos modelos de Projetos Políticos Pedagógicos no Slideshare e também fazendo uma busca rápida no Google. Pessoalmente, nós da equipe do site, não recomendamos isso. Voltando ao tópico de quem deve elaborar o projeto, ele deve ser elaborado por todos, o corpo docente e o grupo de gestores, havendo dificuldades e necessidades, recorra também a sua Diretoria de Ensino, que pode te ajudar nesta tarefa.

Livro recomendado

Muitas vezes o que lemos na internet e mesmo nos sites especializados não são informações suficientes para elaborar um bom projeto, então muitas vezes não existe nada melhor do que recorrer aos bons e velhos livros. Mas não estamos falando de um livro qualquer, e sim de uma obra especializada para te ajudar na revisão ou elaboração do seu PPP.

projeto-pedagogico-livro
O livro Projeto Político-Pedagógico da Escola – Uma Construção Possível já está na 24ª Edição, ou seja, mais do que atualizado, é com certeza a nosso melhor recomendação de obra especializada sobre esse tema e não é um livro caro pelo benefício que ele oferece.

Conclusão

Fazer o PPP pode parecer penoso e desgastante, mas vale o esforço. Claro que a cada nova gestão ou a cada ciclo já estabelecido no próprio PPP, ele deve ser revisto e revisado, nunca esquecido. Se quiser saber mais sobre o PPP, sugerimos que faça novas pesquisas ou ainda participe do Curso de Planejamento de Ensino dos nossos parceiros, que aborda o tema do Projeto Político Pedagógico na unidade 2 do curso.

Confira meu material para datas comemorativas que já ajudou mais de 2000 professores.

Esperamos que as ideias acima ajudem você a concluir se seu PPP está como deveria ou se precisa de cuidados, já que é mais do que um documento importante da sua escola, ele vai indicar o futuro da sua escola e também o futuro dos seus alunos.


12 comentários sobre “Tudo sobre o Projeto Político Pedagógico – PPP”

  1. gostei tambem pois nao sabia de quase nada clareou mas minhas ideias

  2. gostaria de uma ajuda para esta fazendo um artigo cientifico sobre o projeto politico pedagogico.por favor me ajudemmmmmmmmmmmmmm

  3. Sou estudante de pedagogia e leio muito achei muito bem e de forma simples e de fácil entendimento obrigada bjos.

  4. muito bom saber que o PPP é um documento muito importante para a educação de nossas crianças!
    vou mim aprofunda mais no meu estudos para conseguir ser uma boa pedagoga! obrigado a todos pela força!

Os comentários estão fechados.