Brincando e Aprendendo com o Alfabeto Ilustrado

O Alfabeto Ilustrado é um recurso muito utilizado para ensinar as letras para as crianças de forma divertida e também para decorar a sala de aula.

alfabeto ilustrado

Você pode encontrar diversas maneiras de fazer o seu alfabeto ilustrado, ele pode ser comprado pronto ou você pode fazê-lo em EVA , feltro, dobraduras e papel colorido.

Para quem quiser algo mais resistente e que vá durar por mais tempo, a opção é comprar um alfabeto ilustrado de MDF, que é uma madeira fina, porém muito resistente, muito comum na produção de artesanatos em geral.

Outra maneira de se trabalhar o alfabeto ilustrado é fazendo uma atividades para colorir, onde você vai ter somente o trabalho de imprimir as folhas com o alfabeto e orientar às crianças para que façam o resto.

Existe a possibilidade ainda do alfabeto ilustrado seguir algum tema específico, como alfabeto ilustrados dos animais, nomes de alimentos e nomes de frutas, com os desenhos das posições de mão de libras e também personagens, como a Mônica, Smilinguido, Patati Patata, Galinha Pintadinha entre outros.

Caso você esteja em uma escola bilíngue ou queira reforçar o aprendizado e a alfabetização em outras línguas, você pode encontrar os alfabetos ilustrados em inglês e também em espanhol.

É importante você lembrar que existem inúmeras variações do alfabeto ilustrado, com quatro tipos de letras, que podem ser com letra cursiva, letra bastão, além de maiúsculas e minúsculas.

alfabeto-ilustrado7 alfabeto-ilustrado6 alfabeto-ilustrado5 alfabeto-ilustrado4 alfabeto-ilustrado3 alfabeto-ilustrado2 alfabeto-ilustrado1

Muitos pais também gostam de ter o alfabeto na parede de um dos quartos ou um local da criança brincar, assim podem decorar e ensinar as letras antes mesmo delas entrarem na escola.

Quer aprender mais sobre alfabetização infantil? Que tal conhecer este curso?


10 comentários em “Brincando e Aprendendo com o Alfabeto Ilustrado”

  1. são muito boas as idéias mas faltam as letras K, W. Y que atualmente estão incluídas em nosso alfabeto.

Os comentários estão fechados.