[Infográfico] Paulo Freire – Conheça mais sobre sua vida e obra

Paulo Freire
se for copiar, não apague nossos créditos da imagem e cite nosso site em seu post.

Paulo Freire, ou Paulo Reglus Neves Freire, é considerado um dos maiores educadores do Brasil, e mesmo após a sua morte, seus pensamentos e obras, além de todo seu legado, continuam vivos e sendo aplicados na educação brasileira e mundial.

Apesar de ter nascido em uma família de classe média, a depressão de 1929 o afetou profundamente, passando por períodos difíceis de fome e pobreza, gerando nele uma preocupação com os menos favorecidos.

Apesar de ter cursado a faculdade de Direito, nunca chegou a exercer a profissão, preferindo trabalhar como professor de Língua Portuguesa.

Já como diretor de um departamento da Universidade de Recife, junto com seu grupo de professores, alfabetizou 300 trabalhadores cortadores de cana-de-açúcar em 45 dias.

Este programa de alfabetização de Paulo Freire deu tão certo que se transformou no Plano Nacional de Alfabetização, no governo João Goulart, mas que acabou rapidamente com o golpe militar de 1964.

Preso e exilado, começou a escrever seus livros, Educação como Prática da Liberdade (1967), e o mais famoso, que você que estuda pedagogia tem que ter ouvido falar pelo menos uma vez, Pedagogia do Oprimido (1970), entre outras publicações.

Em 1991, foi aberto o Instituto Paulo Freire, para das continuidade ao trabalho educacional e suas ideias, além de ser um local de arquivos do educador.

Paulo Freire morreu em 2 de maio de 1997, devido à problemas durante uma cirurgia cardíaca. Em 2012 foi nomeado patrono da Educação Brasileira.

Emagreça de 4KG a 5KG por semana com esse detox preferido das celebridades

Agora que você conheceu um pouco mais sobre a vida e obra de Paulo Freire,
quer aprender mais sobre o Método Paulo Freire, para Alfabetização de Jovens e Adultos?