Guia de Atividades para Berçário e Maternal

atividades-bercario-maternal

Como temos muitas pessoas que nos pedem atividades para as turmas de crianças no Berçário e Maternal, estamos criando este espaço para disponibilizar materiais que possam ser úteis no planejamento e desenvolvimento das suas aulas, além de brincadeiras e recursos educacionais que você pode utilizar durante todo o ano.

Objetivo das Atividades

Um dos objetivos principais das atividades especializadas para as crianças nesta idade (0 a 3 anos) é a estimulação da concentração, comunicação, criatividade e percepções sensoriais, através dos mais diferentes meios e materiais possíveis, criando uma experiência fica e com significado.

Podemos citar alguns objetivos pedagógicos do Berçário e Maternal:

  • Adaptação ao meio ambiente (locais fora de casa)
  • Capacidade de lidar com os sentimentos (felicidade, bom humor e segurança)
  • Sociabilidade
  • Desenvolvimento da coordenação motora
  • Comunicação e Expressão
  • Desenvolvimento dos sentidos (audição, visão, tato, olfato e paladar)
  • Inteligência
  • Curiosidade
  • Formação da identidade

A Importância da Psicomotricidade

Um dos principais estímulos que devem ser realizados são os estímulos ao movimento. Cada fase do desenvolvimento apresenta um desafio, como levantar a cabeça, rolar, engatinhar, ficar em pé e enfim andar com relativa segurança.

Junto com esses movimentos, a criança também deve realizar o movimento dos membros superiores, levantando e abaixando as mãos, batendo palmas e segurar pequenos objetos.

As atividades de Psicomotricidade para Berçário e Maternal podem ser realizadas individualmente ou em grupos de poucas crianças. Se você quiser se aprofundar mais no assunto, você pode fazer o Curso de Psicomotricidade, clicando neste link.

Brinquedos e Brincadeiras para crianças no Berçário e Maternal

Os brinquedos nesta fase da vida devem ser coloridos, que emitem sons e estimulem seu desenvolvimento. Os brinquedos musicais são ótimos, pois melhoram a capacidade auditiva das crianças e produzem um grande estímulo cerebral.

Outro tipo de brinquedo que faz sucesso entre as crianças do Berçário e Maternal são os brinquedos de encaixar e brinquedos de empilhar.

Antes de comprar qualquer brinquedo para oferecer às crianças do Berçário e Maternal, verifique a faixa etária recomendada, além dos selos de aprovação de qualidade no Inmetro.

Apesar de serem mais baratos, brinquedos importados sem fiscalização podem ter tintas tóxicas, podem não oferecer a segurança necessária em relação às peças que se soltam e peças pequenas que podem ser levadas à boca, causando sufocamento e engasgamento.

Portanto sempre compre brinquedos educativos de boa qualidade e com origem certificada, assim você evita problemas maiores. Lembre-se que crianças pequenas levam tudo à boca.

Uma das brincadeiras preferidas das crianças no Berçário e Maternal são bater palmas (acompanhadas de músicas ou não) e brincar de se esconder. Aos poucos as brincadeiras podem ficar mais complexas, com músicas mais longas e com a coreografia para cada parte da música.

A função da brincadeira nos primeiros anos de vida também tem caráter educativo, além dos estímulos motores.

Durante as brincadeiras em grupo, elas aprender a lidar com regras, ter paciência, esperar a sua vez e conviver em grupo.

Atividades de Artes para Berçário e Maternal

Você pode e deve desenvolver diversas atividades de artes com as crianças do Berçário e Maternal, sem medo que elas se sujem ou sujem as mesas e as salas de aula. Basta avisar os pais para mandarem uma roupa apropriada, forar a mesa com sacos plásticos e jornal. Você pode trabalhar diversas atividades listadas abaixo e clicando nos textos sublinhados você pode ver um conteúdo complementar.

Atividades com músicas

“as cantigas de ninar, as canções de roda, as parlendas e todo tipo de jogo musical tem grande importância, pois é através dessas interações que os bebês desenvolvem um repertório que lhes permitirá comunicar-se pelos sons (Brito, 2003, p.35)”

As músicas devem fazer parte das atividades das crianças do Berçário e Maternal, e música é coisa séria, não é só brincadeira.

Nas atividades com música na creche, você pode trabalhar diversos aspetos do desenvolvimento infantil, como a agilidade, força física, conhecimento do espaço e seu corpo, além da coordenação motora e ritmos.

Em nosso site você vai encontrar algumas ideias para trabalhar com músicas, basta clicar no que mais te interessar

Músicas para Crianças
Músicas Folclóricas – Brincadeiras de Roda
Bita e os Animais
Peixinho da Maré
Instrumentos musicais artesanais

Histórias Infantis para Berçário e Maternal

As histórias infantis são recursos valiosos para todos os professores do Berçário e Maternal, elas ajudam no desenvolvimento da linguagem, mesmo não sabendo falar ainda. O ideal é encaixá-las na rotina da creche ou escola, como antes da hora do sono.

Você pode tomar alguns cuidados especiais na hora de contar histórias para os bebês, para evitar sustos e choros:

  • use um tom de voz suave
  • evite movimentos bruscos com o corpo
  • una canções às histórias
  • use objetos durante o processo (fitas, lenços, fantoches, cenário)
  • evite histórias longas de mais
  • use livros coloridos e com figuras grandes

Muitas vezes você pode surtar pensando em como e que histórias contar, mas abaixo você vai poder encontrar indicações que podem te ajudar:

Curso de Contador de Histórias
Fantoche e Dedoches para Histórias Infantis
Música + História para Berçário

Atividades sensoriais

Muitas vezes quando falamos em atividades sensoriais, estamos na verdade querendo estimular o tato do bebê. Seja pelo contato com diversos objetos ou utilizando um tapete ou painel sensorial.

Permitir que as crianças manipulem diferentes materiais, com texturas, formas e aspectos físicos permitem aos alunos desenvolverem seus sentidos.

Você pode utilizar recipientes plásticos com diferentes materiais, água, areia, pedras, cereais, macarrão etc. Diferentes materiais também podem ser colados em uma folha de papel, formando um livro tátil.

Outro sentido que facilmente pode ser estimulado é a visão. Você pode trabalhar aspectos como ligar e desligar uma luz (monte uma caixa de madeira com interruptores e lâmpadas de diversas cores diferentes), pisca-pisca de natal, utilizar um espelho, mostrar livros coloridos e com figuras grandes, brincar com sobras na parede, usando uma lanterna.

Como você pode ver, existem inúmeras atividades no Berçário e Maternal que podem ser utilizadas no trabalho de estímulo aos sentidos. Você pode trabalhar as atividades sensoriais também com crianças com distúrbios de aprendizado ou no espectro autista.

Apesar de termos poucas atividades sensoriais em nosso site, em breve esperamos ampliar nosso acervo, enquanto isso você pode ver esta ideia de painel sensorial já publicada em nosso site aqui.

Decoração para Sala de Aula do Berçário e Maternal

Na decoração da sua sala de aula, prefira cores claras e neutras, pois estudos confirmam que cores fortes e vibrantes dificultam a concentração e deixam tanto adultos como crianças agitados.

Você pode dividir seu espaço em uma área para descanso com tapete de EVA, que pode ter diversos usos, para brincadeiras, para contar histórias etc.

E você pode optar por uma decoração permanente, que pode ser pintada ou feita com adesivos de parede, ou ainda optar por uma decoração que muda de acordo com a época do ano, assim você pode trabalhar as estações do ano, datas comemorativas e festas escolares.

Além da decoração convencional da sala de aula, reserve uma das paredes para expor os trabalhinhos das crianças ao longo da semana.

Você pode usar diversos temas de sala de aula decorada como:

  • animais
  • fundo do mar
  • letras e números
  • personagens de desenho animado
  • brinquedos e brincadeiras infantis
  • trenzinho
  • fazendinha

Também é importante lembrar sempre da segurança e limpeza do local, evitando tomadas em locais ao alcance da mão das crianças e objetos que possam quebrar e deixar pedaços cortantes.

Você deve dar atenção especial para os móveis da sala de aula, utilizando o tamanho correto para as crianças do Berçário e Maternal, assim como comprando de um fornecedor de móveis confiável. (Se quiser, leia nosso artigo especial sobre móveis para sala de aula).

Dependendo do espaço que você tiver disponível e seus recursos financeiros, é legal também ter um cantinho da leitura, onde as crianças podem ter acesso aos livros e sentarem para ler e se divertir. Veja aqui como montar uma biblioteca divertida.

Vídeo de Atividades para o Berçário

Num primeiro momento achamos que esse vídeo, apesar de antigo, não teria nada de muito legal para acrescentar depois de tantas dicas que mostramos acima, mas felizmente estávamos enganadas. Se você tiver 5 minutos para assistir, recomendo que o faça, pois as dicas de atividades são preciosas e fáceis de aplicar.

[youtube https://www.youtube.com/watch?v=RURbDbdDfs4]

link para o vídeo

Vídeo de Atividade para o Maternal

link para o video

Usando apenas barbante, fitas e papelão, você pode fazer a atividade acima com as crianças do maternal. E de quebra elas ainda aprendem como amarrar seus tênis, o que é uma grande ajuda para seus pais e responsáveis.

Conclusão

Sabemos que ainda falta muita coisa para este artigo ficar completo, cheio de atividades para o Berçário e Maternal, então vamos complementá-lo ao longo dos próximos meses.

Fica a nossa dica então para que você faça suas sugestões de temas e assuntos que podemos abordar aqui, usando nosso espaço de comentários abaixo. Já anotamos em nossa listinha o tema complementar:

Links Úteis:

Curso de Berçarista – 50 horas

Curso de Psicomotricidade – 65 horas

Curso de Contador de Histórias – 40 horas

Esperamos que você tenha gostado e que deixe seu comentário. Compartilhe também nas redes sociais abaixo, assim você ajuda a divulgar nosso site!

Receba atividades exclusivas no seu email por 7 Dias.


Recomendados Para Você:


21 comentários sobre “Guia de Atividades para Berçário e Maternal”

  1. Adorei. Muitas coisas já fazemos mas esse material nos fará enriquecer ainda mais nosso trabalho. Obrigada!

  2. EU ESTAVA, MUITO PREOCUPADA COM O BERÇARIO, ALGUMA ATIVIDADE PARA ESSA IDADE, E GRAÇAS A VOÇES AQUI EU ENCONTREI, ATÉ MAIS QUE ISSO, MUITO OBRIGADA E CONTINUE, ADOREI.

    1. estamos sempre tentando ajudar e que bom que conseguimos. O trabalho com crianças do berçário e maternal deve ser bastante diversificado, assim as crianças mantém o interesse e aprendem mais!

  3. Amei as sugestões estou trabalhando com educação infantil e tenho um aluno baixa visão com 2 anos de idade gostaria de sugestões de estimulação sensorial, tátil,coordenação motora. Obrigada aguardo sugestões.

  4. Suas propostas de atividades muito boas , criativas, mas gostaria que vc s tbem postassem atividades para ed infantil, crianças de cinco anos tbem. Obg adorei suas postagens

  5. Muito bom as atividades. Auxilia muito os professores. As atividades são bem amplas desde a Educação Infantil até Anos iniciais (Ensino Fundamental). Aprovado os exercícios na sala de aula. Abraços Professora Cindi.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.