Atividades com Música para Berçário e Maternal

A música tem seu papel na educação das crianças e vai muito além de dançar e cantar. Ela ajuda no desenvolvimento psicomotor, sócio afetivo, cognitivo e linguístico, é facilitadora do processo de construção e ampliação do conhecimento e favorece o desenvolvimento da sensibilidade, da criatividade, do senso rítmico, do prazer de ouvir música, da imaginação, da memória, da concentração e da atenção.

musicas-bercario-maternal

Escutando os diferentes sons de brinquedos, dos objetos, do ambiente e do próprio corpo, há observação, descoberta e reações, mesmo nos bebês. (UNESCO, 2005)

E como ainda não abordamos esse assunto de forma ampla aqui no nosso site, resolvemos escrever mais sobre esse assunto, de forma que você pode elaborar um projeto completo de musicalização para as crianças do berçário ao maternal.

veja também:

O importante é que desde o início do projeto você se envolva e tenha em mente que serão necessárias muitas atividades lúdicas, cantando, dançando, fazendo ruídos, imitando animais e fazendo sons corporais.

Objetivo das músicas no berçário e maternal

Dentro dos objetivos para esse projeto, você pode listar vários, mas como sugestão, você pode seguir os objetivos abaixo:

  • Ouvir, perceber e discriminar materiais sonoros diversos, fontes sonoras e produções musicais;
  • Brincar com a música, imitar, inventar e reproduzir criações musicais;
    Expressar sensações e sentimentos por meio das brincadeiras com a música.
  • Músicas para trabalhar com as crianças no Berçário e Maternal

E como só ler não tem graça, selecionamos alguns vídeos do youtube pra você ver e se inspirar

Se você tocar algum instrumento como vilão ou piano, será uma ótima opção, mas também não é necessário, as crianças gostam mesmo assim. Veja no vídeo que a professora mistura a música com gestos, assim as crianças aprendem brincando.

E pra quebrar dois galhos em uma machadada só, que tal uma música que ao mesmo tempo é um clássico infantil? O três porquinhos com músicas e gestos para acompanhar

Também não poderia esquecer de um clássico dos clássicos, que é a Eliana cantando a música dos dedinhos

Outro recurso interessante é usar objetos para ilustrar as cenas da música. As crianças prestam muita atenção e também gostam bastante. Apesar do trabalho que dá montar essas atividades, os resultados muitas vezes são recompesadores.

Outras ideias de atividades com música para crianças

Já mostramos outras ideias com músicas para o berçário e maternal aqui no site, então pra ver é só clicar nos links abaixo.

Claro que você também pode usar as músicas do berçário que as crianças acabam sendo hipnotizadas, tipo Galinha Pintadinha, mas acho que você é mais criativa que isso, certo?

E antes de você ir embora, que tal deixar esse artigo ainda mais legal para outros professores? Que tal deixar a sua sugestão de música nos comentários? Assim a cada novo professor que passar por aqui, teremos mais e mais músicas legais para conhecer e compartilhar com os nossos aluninhos!

Conclusão

Como você pode ver, as músicas e o uso do ritmo não podem ficar de fora da educação das crianças e devem ser utilizadas desde cedo. Caso você tenha dificuldades com instrumentos musicais, isso não impede que você faça as atividades, pois você pode não saber tocar violão, mas saberá como brincar e fazer um chocalho simples com as crianças acompanhando uma música, certo?

Você tem outras ideias de atividades para berçário que envolvam músicas?

Está difícil planejar suas aulas? Vamos te ajudar se você quiser.

Um grande beijo pra você e uma ótima aula cheia de músicas!


6 comentários em “Atividades com Música para Berçário e Maternal”

    1. que bom que gostou! E sorte dos seus alunos que vão brincar e se divertir bastante com essas e outras músicas! Você não se lembra de nenhuma música para nos sugerir? Beijos!

  1. Otimas dicas.
    Trabalho com b2, e sempre cantorolo as falas do cotidiano, tipo, senta senta senta. Vamos tomar lanche, guarda guarda o brinquedo, rs, para tudo musicalizo. Os bebes gostam e fazem as coisas com alegria.

  2. Amei as dicas amo brincar com as músicas com minhas crianças. Então vou deixar uma das preferidas dos meus pequenos.
    Cuidado olhinhos com o que vê ( bis )
    O Salvador do céu está olhando pra vc
    Cuidado olhinhos com o que vê .
    Cuidado boquinha o que fala
    O Salvador. ……
    Cuidado mãozinha o que pega
    O Salvador ……
    Cuidado pezinhos onde pisam
    O Salvador …..
    Cuidado olho , boca, mão e pé
    O Salvador do céu está olhando para vc.
    Cuidado olho , boca , mão e pé.
    Obrigada.

    1. é muito linda. acabei de ver o vídeo aqui e não conhecia, apesar de ser uma música evangélica, podemos cantar sem problemas para as criancas 🙂

      1. Ola, estou trabalhando com o B2, depois de ficar mais de 6 anos trabalhando com pré escolares e as dicas que vi aqui foram incríveis me abriu a mente e surgiram outras idéias!
        Vou deixar algumas canções que meus pequenos adoram!
        O tomatinho vermelho, pela estrada rolou, veio uma caminhão grande e o tomatinho esmagou. Catchup virou, Catchup virou!!!
        Borboleta borboleta amarela vai dizer pra minha mãe que eu gosto muito dela!!

Os comentários estão fechados.