Lindas ideias para comemorar o Dia da Árvore – 21 de Setembro

No dia 21 de Setembro se comemora o Dia da Árvore. Selecionamos diversas atividades para educação infantil para este dia!
lembrancinha-dia-da-arvore3

Como surgiu o dia da árvore?

Ao redor do mundo, se comemora o dia da árvore em datas distindas. No Brasil, a data atual foi escolhida por antecer a chegada da primavera, nossa estação das flores.


A primeira data oficial relatada foi em 22 de abril, nos Estados Unidos, no Estado de Nebraska. Essa data era o aniversário de J. Morton, que incentivou o plantio de árvores na Região.

Árvores do Brasil

Conheça as principais e mais belas árvores brasileiras, suas características e utilize essas informações em suas aulas.

Ipê Amarelo

Seu nome comum é ipê amarelo do cerrado ou ipê do morro, ou ainda, cascudo. O nome científico é tabebuia chrysotricha. Da família das bignoniaceae, o ipê amarelo mede, em média, de 4 a 10 metros de altura.

Suas flores são amarelas, em cacho, e seus frutos são vagens de 20 cm, geralmente ásperas.

Muito usado em paisagismo e arborização, o ipê floresce rápido, não sendo considerada uma árvore de grande porte.

Jacarandá

Conhecida como Jacarandá da Bahia, esta árvore tem como nome científico dalbergia nigra, sendo da família das leguminosae-papilionoideae. Também pode ser encontrada com o nome de jacarandá preto ou jacarandá craviúna.

Mede entre 15 e 25 metros, sendo considerada uma árvore de médio a grande porte. Suas folhas são pequenas, em cacho, e na cor clara. Dá vagens marrom com 1 ou 2 sementes como fruto.

O jacarandá é uma árvore muito procurada por causa da boa qualidade de sua madeira. Por ser muito explorada, dificilmente se vê hoje em dia um jacarandá de grande porte nas matas.

Jequitibá

Da família das lecythidaceae, o jequitibá é conhecido como jequitibá branco. Mede entre 35 e 45 metros de altura, sendo considerada uma árvore de grande porte. É também uma das espécies mais presentes na região da mata atlântica. A boa qualidade de sua madeira faz com que seja muito procurada.

Suas folhas apresentam um tom avermelhado na primavera e suas flores são claras. Seu fruto já foi muito utilizado para fazer cachimbo.

Peroba do campo

Seu nome científico é paratecoma peroba, da família das bignoniaceae. Muito conhecida como ipê peroba, peroba amarela e ipê baiano.

Sua altura média é de 20 a 40 metros, sendo considerada de grande porte. No passado, foi muito explorada pela boa qualidade de sua madeira.

Música para a comemoração

Selecionamos com muito carinho uma música bem legal para você tocar e cantar com seus alunos durante as aulas sobre o dia da árvore.

Mensagens para o dia 21 de Setembro

Árvores do Brasil central
“Cada nascer de um filho
será marcado com o plantio
de uma árvore simbólica.
A árvore de Paulo,
a árvore de Manoel,
a árvore de Ruth,
a árvore de Roseta.

Seremos alegres
e estaremos sempre a cantar.”
Cora Coralina, poetisa goiana (1889-1985),
em “Eu Voltarei”

Lindo Vídeo para usar no dia da árvore e concientizar os alunos sobre a preservação da natureza.

Painéis para o dia da Árvore


Que tal montar um lndo painel para decorar a escola ou a sala de aula para o dia da árvore. Ele também pode ser utilizado para a decoração para a chegada da primavera. Você terá um cantinho lindo e colorido e as crianças vão adorar!

Atividades para Colorir sobre o Dia da Árvore

Gostou das atividades para o dia da árvore? Então deixe seu comentário. Nos ajude compartilhando nas redes sociais!

Veja também:

Lembrancinhas para o Dia da Árvore

Atividades para a Primavera

Atividades para o Dia do Trânsito

Atividades para o mês de Setembro

Aprenda como transformar seus materiais de sala de aula em uma renda extra mensal.

Atividades para o mês de Outubro

Precisa de mais ideias para o Dia da Árvore e todas as outras datas comemorativas? Confira nossa apostila pronta, por R$29,90

8 comentários sobre “Lindas ideias para comemorar o Dia da Árvore – 21 de Setembro”

  1. amei! estou muito feliz por está recebendo esse apoio pedagógico q muito me ajuda no desenvolvimento das minhas aulas…obrigada! espero receber sempre!!

    1. Que bom que gosta do nosso site! Queria mais tempo para me dedicar ao site, mas nem sempre dá pra mostrar tudo que pensamos ou fazemos por aqui!

Os comentários estão fechados.