Atividades e Brincadeiras para as Férias Escolares

Devido à Copa do Mundo, neste ano teremos férias escolares um pouco antes do habitual, mas nem por isso podemos esquecer das atividades e brincadeiras para fazer durante as férias, ainda mais para as crianças que vão ficar na escola durante este período, ou num acampamento ou mesmo na casa dos pais, parentes, amigos e avós.

brincadeiras-ferias

As férias escolares são o período de descanso das crianças da escola, mas isso não significa que elas devem parar de aprender, e nada melhor do que brincadeiras que ao mesmo tempo de divertem, podem ensinar algo para as crianças.

Veja algumas ideias de brincadeiras que você pode fazer com crianças de qualquer idade.

Quebra-Cabeças

A montagem de um quebra-cabeças requer concentração e também atenção para pequenos detalhes, a dificuldade e o número de peças do brinquedo depende da idade da criança. São ótimos para aqueles dias mais frios ou de chuva nas férias, quando as crianças não podem sair de casa e podem ser encontrados para vender na internet e praticamente em todas as lojas de brinquedo.

quebra-cabeca-galinha-pintadinha

Peças para Montar

Os brinquedos de montar da Lego e Playmobil, além de outras marcas no mercado, são super interessantes para as crianças. A construção dos prédios, cenários e veículos, além dos bonequinhos estimulam a criatividade das crianças e também a coordenação motora. A necessidade de seguir um esquema de montagem para os brinquedos mais complexos é ideal para as crianças maiores, que já conseguem entendem os esquemas gráficos do manual de instruções.

Como possuem peças pequenas, consulte na própria caixa do fabricante qual a idade ideal para cada um dos brinquedos, pois as peças podem ser engolidas pelas crianças menores durante a diversão.

lego city

Crianças na Cozinha

Fazem bolinhos, biscoitos e cupcakes são tarefas fáceis e divertidas para as crianças. Claro que toda a parte que envolve o uso de utensílios de cozinha como uma batedeira, liquidificador e o forno devem ficar sob a responsabilidade de um adulto. Na cozinha, eles podem brincar com as diferentes texturas dos ingredientes, as cores e sabores. Aproveite e reforce a necessidade de lavar aos mãos muito bem quando mexemos com alimentos e também aproveite a ocasião para introduzir novos alimentos ao cardápio das crianças.

crianças na cozinha

Horta Caseira

As férias escolares permitem que a criança tenha mais tempo e ocupar esse tempo fazendo uma mini horta caseira pode ser bem divertido. Você pode comprar canteiros de plástico em lojas especializadas ou usar qualquer recipiente plástico com um bom volume, como uma garrafa PET cortada. Se quiser começar imediatamente a cuidar de uma horta com as crianças, você pode comprar mudas, já crescidinhas ou então plantar as sementes, mas que começarão a crescer somente depois de alguns dias. Uma alternativa é ter algumas mudas e algumas sementes, assim as crianças tem a responsabilidade de cuidar das plantinhas durante as férias e ainda acompanham o nascimento das sementes enquanto isso.

Aprenda como transformar seus materiais de sala de aula em uma renda extra mensal.

horta-garrafa-pet

Uno, Super Trunfo e outros jogos de carta

Por serem muito fáceis de carregar e jogar, as brincadeiras em formato de cartas são muito úteis para ter em casa ou mesmo na escola para divertir as crianças. Você encontra Uno e Super Trunfo em diversas lojas de brinquedos e eventualmente até em bancas de jornal e padarias. Outros jogos de carta que você pode encontrar são o Jogo do Mico e com um baralho normal, as possibilidades são inúmeras para as crianças, blefe, rouba monte, buraco etc.

super trunfo disneybaralho de uno


Um comentário sobre “Atividades e Brincadeiras para as Férias Escolares”

Os comentários estão fechados.