Formação de Professores para Educação Especial

A Educação Especial é um assunto muitas vezes pouco abordado nos cursos de Pedagogia tradicionais, sendo um assunto para especializações “Lato Sensu”, Pós-Graduação, em diversas instituições de ensino superior.

curso-educacao-especial

Apesar de registros de reestruturação nos curso de Pedagogia, essa mudança começou a acontecer somente nos anos 90, com aulas sobre Deficiência Auditiva e Deficiência Visual.

Algumas Secretarias de Educação, até oferecem cursos de formação contínuada para professores, principalmente para disciplinas como Português e Matemática, mas isso não é uma unanimidade em todo o território nacional.

“as atuais propostas, assim como os cursos de formação existentes não estão dando conta da criação de espaços ou arenas de produção de sentidos que venham a ressignificar a relação com os alunos com competências diferenciadas. Os debates, conteúdos e práticas estão acontecendo em disciplinas ou atividades curriculares desconexas” – Ferreira, M. C. C.

Apesar de haver uma legislação específica sobre o tema, muitas vezes os desafios da Educação Especial vão muito além da aplicação da lei ou não.

O grande desafio no Brasil e talvez também mundial, é a carência de profissionais de Educação Especial que se dedicam e também sabem sobre o tema.

Eu pesquisei um pouco sobre o tema e escrevi um material de apoio que compartilho aqui, sobre diversos temas:

>>>> Austismo, Dislexia, TDAH, Aspeger, entre outros temas relevantes

Também gosto muito do trabalho da Deborah Costa sobre inclusão e recomendo

>>>> Educação Especial e Inclusão

Confira meu material para datas comemorativas que já ajudou mais de 2000 professores.

Eu gosto muito desses temas e provavelmente tenha novidades em breve, mas se quiser se atulizar de uma maneira rápida e prática, os links acima são realmente muito bons.


2 comentários sobre “Formação de Professores para Educação Especial”

  1. Boa noite! todos os seus comentário estar sendo muito útil para aprimorar, e melhorar o meu aprendizado na educacão especial. Muito obrigada! pela sua contribuição na minha carreira como professora.

Os comentários estão fechados.