Formação de Professores para Educação Especial

A Educação Especial é um assunto muitas vezes pouco abordado nos cursos de Pedagogia tradicionais, sendo um assunto para especializações “Lato Sensu”, Pós-Graduação, em diversas instituições de ensino superior.

curso-educacao-especial

Apesar de registros de reestruturação nos curso de Pedagogia, essa mudança começou a acontecer somente nos anos 90, com aulas sobre Deficiência Auditiva e Deficiência Visual.

Algumas Secretarias de Educação, até oferecem cursos de formação contínuada para professores, principalmente para disciplinas como Português e Matemática, mas isso não é uma unanimidade em todo o território nacional.

“as atuais propostas, assim como os cursos de formação existentes não estão dando conta da criação de espaços ou arenas de produção de sentidos que venham a ressignificar a relação com os alunos com competências diferenciadas. Os debates, conteúdos e práticas estão acontecendo em disciplinas ou atividades curriculares desconexas” – Ferreira, M. C. C.

Apesar de haver uma legislação específica sobre o tema, muitas vezes os desafios da Educação Especial vão muito além da aplicação da lei ou não.

O grande desafio no Brasil e talvez também mundial, é a carência de profissionais de Educação Especial que se dedicam e também sabem sobre o tema.

Se você quer saber mais sobre a formação de professores para Educação Especial, continue lendo aqui.

Receba atividades exclusivas no seu email por 7 Dias.


Recomendados Para Você:


Um comentário sobre “Formação de Professores para Educação Especial”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.