Conselho de Classe: Avaliação de fim de ano

O final do ano letivo é muito bom, mas nem todos os alunos se dão bem nas aulas, de uma ou mais disciplinas e acabam precisando do conselho de classe.

Criado como espaço para professores e alunos discutirem seus projetos pedagógicos e suas práticas e durante o ano, é o momento de buscar a unificação e organização do trabalho educacional, e claro, concretizar a relação aluno-professor.

A forma mais simples de encarar a reunião que recebe o nome de “conselho de classe” é a concepção de um momento de dar alguma chance para o aluno progredir ou resolver problemas de classe entre o professor e o aluno, mas se encarada como a melhor e muitas vezes a única oportunidade de definir as possibilidades de evolução do aluno, o conselho de classe pode ter um novo status.

Normalmente o conselho se destina somente para os ditos maus alunos, mas os docentes devem discutir também os casos de sucesso, alunos nota 10, que merecem também atenção extra, não tornando o ambiente escolar monótono e cansativo.

Para auxiliar no seu trabalho no conselho de classe, separamos alguns materiais que podem ser úteis:

no momento da publicação, os links para os materiais estavam quebrados, esperamos que o site retorne ao ar para indicar o caminho para os arquivos.

Ficha pré-conselho de classe

Planilha no Excel para avaliação dos alunos 

Conselho de classe participativo

Avaliando a avaliação

Claro que todo o conteúdo acima pode auxiliar na sua elaboração e condução das atividades da escola e no conselho de classe, mas como as dúvidas sobre este processo e momento escolar são muitas, nosso equipe conheceu e recomenda o curso de Conselho de Classe oferecido pelo Portal Educação.

Também conversamos com alguns educadores e professores e eles foram unânimes em recomendar o livro Conselhos de Classe e Avaliação – Perpectivas na Gestão Pedagógica da Escola, fonte perfeita para pesquisas e melhor entendimento sobre um tema tão complexo.

Confira meu material para datas comemorativas que já ajudou mais de 2000 professores.

Além das ideias mostradas neste artigo, você tem alguma dica para o Conselho de Classe? Lembre-se que deixando seu comentário, você ajuda nossa equipe e também os diversos professores interessados.


2 comentários sobre “Conselho de Classe: Avaliação de fim de ano”

Os comentários estão fechados.