63 Atividades Selecionadas para a Volta às Aulas

Estamos na volta às aulas e claro, sempre existe aquela necessidade de encontrar bons materiais para criar o currículo do ano.

Existem diversos sites de educação infantil por aí, e dá um trabalho!

Para facilitar, separei os melhores 7 links sobre cada tema, que você pode clicar e ser redirecionado abaixo.

Alfabetização Infantil na volta às aulas

Mesmo com acesso à milhares de materiais na internet, nem sempre são de qualidade. Por isso selecionei essas ideias aqui para você.

Alfabetizar é uma tarefa difícil e complicada, mas com o seu esforço e com uma boa seleção de atividades, essa tarefa ficará muito mais fácil. Espero que essas atividades de alfabetização te ajude na volta às aulas.

Livros Infantis

Criar o saudável hábito da leitura nas crianças está cada dia mais difícil e complicado. Mas escolher os livros certos para cada ocasião também não é fácil. Por isso sempre que temos contato com uma boa leitura infantil, fazemos questão de compartilhar aqui com você.

Lembre-se que livros são obras protegidas de direitos autorais, não tire cópias e não divulgue pirataria de livros em redes sociais.

Você já escolheu que livros trabalhar no retorno às aulas? Se quiser deixe a dica do livro que escolheu nos nossos comentários abaixo.

Atividades de Matemática para crianças

A matemática pode ser ensinada de algumas maneiras, e é muito mais eficiente se você investir em métodos lúdicos e que façam dessa tarefa mais divertida.

Antes de se desesperar e achar que isso não é para você, dê uma olhada no que outros professores usam com sucesso com seus alunos.

Que tal nessa volta às aulas retomar alguns conceitos matemáticos, mas fazendo uma abordagem mais criativa?

Atividades de Artes Infantil

Que tal começar o ano letivo com uma atividade que envolva arte e criatividade?

Criar e proporcionar momentos onde as crianças possam se expressar é muito mais educativo do que você imagina.

As aulas de artes são muito úteis para a criatividade e também para a coordenação motora das crianças.

Datas comemorativas escolares para educação infantil

As datas comemorativas são sempre um problema para os professores, já que são muitas e também dão um trabalhão.

Mas isso já não é problema para nós. Temos tantas ideias aqui no nosso site que escolher só essas foi um sufoco!

Nessa volta às aulas eu tenho certeza que você vai utilizar pelo menos uma dessas ideias de atividades para datas comemorativas.

Quer mais atividades para datas comemorativas? Clica aqui.

Ciências com as crianças

Você pode aproveitar muito da curiosidade das próprias crianças para ensinar coisas novas e aparentemente complicadas na volta às aulas. Basta usar a abordagem correta.

Brincadeiras para crianças

As crianças aprendem brincando, por isso as brincadeiras possuem tamanha importância também no ambiente escolar.

Veja algumas que são sucesso garantido entre as crianças nas férias e faça você também alguma brincadeira com as crianças na volta às aulas para animar as crianças.

Atividades sobre Ecologia

Estamos passando por diversos fenômenos climáticos, todos causados pelos próprios humanos e o uso indiscriminado dos recursos naturais.

Material Apoio ao Professor

Sabemos como é a vida de um professor, e muita vezes acabamos criando materiais de uso interno da escola, que acabaram sendo compartilhados através do site.

Você poderá encontrar aqui relatórios, planilhas, ideias para escola e muito mais. Tenho certeza que isso vai ser útil na volta às aulas.

Conclusão

Espero que você tenha gostado dessas atividades que escolhi, e caso ainda note que faltou alguma coisa para a volta às aulas, você pode nos deixar um comentário.

Alunos Brigam na Sala e professora fica só olhando

As brigas na escola sempre acontecem, e na maioria das vezes acontecem por motivos sem importância.

Mas às vezes, os alunos não se intimidam e partem para briga dentro da sala de aula.

Veja este caso que aconteceu e foi filmado por um dos alunos da sala.

A professora, claro que poderia ter feito alguma coisa. Ao contrário, a aula continuou como se nada tivesse acontecido.

Nesses casos, a primeira reação de qualquer pessoa seria separar a briga, certo? Ou então chamar alguém para ajudar.

Creio que estamos num ponto que a educação está tão abandonada e a falta de respeito pelos educadores é tão grande, que isso pode se tornar rotina.

Assiste o vídeo abaixo e depois deixa seu comentário. O que você faria? Como seria a atitude correta à se tomar num caso desse?

briga-aula

Dinâmica para Reunião de Pais

dinamicas

Existem basicamente dois tipos de reunião de pais. A primeira e pior delas, são aquelas chatas e tediosas, que depois de algum tempo, só meia dúzia de pais se interessam em participar.

O segundo tipo de reunião, e é essa que importa, é a reunião de pais onde exista realmente uma participação dos pais e não só uma fila para falar com a professor.

E como fazer uma reunião de pais divertida e eficiente? Essa é uma das perguntas que nos fazem sempre, e espero poder ajudar a mudar o seu cenário atual com uma dica simples e eficiente.

Tem sido cada vez mais comum que as reuniões de pais tenham efetivamente a presença e participação dos pais, e isso uma das ideias utilizadas é o uso de dinâmicas de grupo.

Dinâmica do Pirulito

Objetivo: Para reflexão da importância do próximo em nossa vida
Material: Pirulito para cada participante.

Procedimento: Todos em círculo, de pé. É dado um pirulito para cada participante, e os seguintes comandos: todos devem segurar o pirulito com a mão direita, com o braço estendido. Não pode ser dobrado, apenas levado para a direita ou esquerda, mas sem dobrá-lo. A mão esquerda fica livre.

Vamos ao passo-a-passo: Primeiro solicita-se que desembrulhem o pirulito, já na posição correta (braço estendido, segurando o pirulito e de pé, em círculo). Para isso, pode-se utilizar a mão esquerda. O mediador da dinâmica, recolhe os papéis e em seguida, dá a seguinte orientação: sem sair do lugar em que estão, todos devem chupar o pirulito.

Aguardar até que alguém tenha a iniciativa de imaginar como executar esta tarefa, que só há uma: oferecer o pirulito para a pessoa ao lado!!! Assim, automaticamente, os demais irão oferecer e todos poderão chupar o pirulito.

Encerra-se a dinâmica, cada um pode sentar e continuar chupando, se quiser, o pirulito que lhe foi oferecido.

Abre-se a discussão que tem como fundamento maior dar abertura sobre a reflexão de quanto precisamos do outro para chegar a algum objetivo.

Você pode usar uma bala também, ela pode ser utilizada na reunião de pais, para simbolizar o trabalho entre escola e família, ou na reunião de professores, onde o coordenador pedagógico pode falar sobre a importância do trabalho em conjunto dos professores das diversas disciplinas.

Dinâmica de Grupo com Bexigas

A aplicação da técnica inicia-se com as pessoas reunidas em círculo e no centro uma bexiga para cada participante. Cada pessoa pega enche a sua bexiga e após amarrá-la é dada a proposta de que o grupo deve mantê-las voando. Então, o monitor responsável pela dinâmica deve ir retirando os participantes lentamente, um por vez.

O número de bexigas continuará o mesmo, porém o número de pessoas será cada vez menor, até chegar a ponto de não mantê-las mais suspensas.

Objetivo da atividade: Ressaltar a importância do trabalho em equipe.

Existem uma infinidade de dinâmicas com bexigas e variações sutis entre uma e outra, então veja qual delas é mais fácil de você fazer e qual atende melhor seus objetivos.

Caso você ainda não tenha encontrado nenhuma boa dinâmica para a reunião dos paus, mais sugestões podem ser obtidas aqui. [LINK]

Gostou do nosso post sobre a reunião dos pais? Não deixe de ver nossas outras sugestões abaixo e também deixe seu comentário. Use suas redes sociais para compartilhar este post e assim ele ajuda outros colegas professores assim com ajudou você na elaboração da sua reunião de pais.