Atividades para o Dia do Circo – 27 de Março

Comemorar o Dia do Circo com as crianças é pura diversão. Além de poder fazer diversas brincadeiras relacionadas ao circo, você pode desenvolver um projeto que envolva diversas atividades para educação infantil e para esta data comemorativa.Dia do Circo

Atividades para comemoração do Dia do Circo

Para esta data, você pode realizar os mais diversos tipos de atividades com as crianças. Segue abaixo algumas sugestões para montar um belo projeto:

Mural e Painel para decorar

A confecção e a montagem de painéis para decorar a sala de aula é bem comum nas datas comemorativas, e no Dia do Circo não precisa ser diferente. Os murais podem ser feitos com diversos materiais, normalmente com cartolina, papéis de diversos tipos, EVA, imprimir desenhos da internet e escrever mensagens e frases sobre o Dia do Circo.

Finalizados, os cartazes podem ser colados em diversos locais, como na parede da sala de aula, nos corredores, biblioteca ou no pátio da escola.

Desenhos para Colorir

Para divertir as crianças e ainda deixar o clima do circo no ar, você pode deixar as crianças pintarem alguns desenhos relacionados ao circo. Além de utilizar lápis de cor, você pode utilizar diferentes técnicas, como pintura com tinta guache, aquarela, pintura com os dedos e colagens. Você pode pegar algumas figuras como os palhaços, trapezistas, a tradicional tenda do circo e muito mais. Vale lembrar que os animais silvestres, como leões, tigres, elefantes são proibidos nos circos atuais, então evite utilizar esse tipo de imagem e associá-las ao Dia do Circo.

Personagens circenses

monica circo

Você pode incluir os personagens do circo em seu projeto, falar sobre cada um deles e também sobre as suas roupas características. O palhaço com suas roupas coloridas, sapato grande, rosto pintado. Para o mágico, uma grande cartola, a varinha mágica e uma bela capa negra, e assim por diante. Apresente todos os personagens do circo para as crianças, faça com que elas digam as características de cada um deles e suas funções durante o show.

Lembrancinhas

Como todas as datas comemorativas escolares, no final das comemorações, você pode oferecer uma lembrancinha para os alunos. Elas podem ser produzidas com antecedência ou a sua produção pode ser realizada com a ajuda das crianças. Basta você deixar os materiais previamente preparados, para economizar tempo e também para facilitar a montagem da lembrancinha.

Atividade de Leitura

Para crianças já alfabetizadas, você pode pedir que leiam algum texto infantil sobre a data ou ainda a leitura de um livro.

Recomendamos:

todo-mundo-vai-ao-circo

Compre aqui

Todo Mundo Vai ao Circo – Gilles Eduar

O cachorro Nilo passeia pelos bastidores de um circo que acaba de chegar. A confusão dos artistas que montam a lona e se aprontam para a apresentação fascina Nilo e seu amigo, o esquilo Agostinho. O cachorro é um grande observador e comenta tudo o que vê. Ele gosta de conferir de perto o mágico, os palhaços, os equilibristas, o domador e os outros artistas se preparando para o espetáculo, mas também quer participar da festa. Por isso, ele e Agostinho ensaiam um número em que Nilo é o cavalo e o esquilo é o cavaleiro, e saem felizes se exibindo para o respeitável público.

Todo mundo vai ao circo é o segundo livro de Gilles Eduar publicado no Brasil. Seus livros trazem ilustrações bem coloridas e alegres, com um texto simples e inteligente, para leitores recém-alfabetizados, sem dispensar a sutileza e a emoção. Gilles tem livros infantis publicados na França, Coréia do Sul e nos Estados Unidos.

Compre aqui

Veja também a atividade de leitura abaixo, retirada da internet:

leitura-dia-do-circo

leitura-dia-do-circo1

Pintura no rosto

Uma outra atividade muito comum no Dia do Circo é fazer a pintura no rosto das crianças, como a de um palhaço. Somente lembrando de consultar os pais sobre as alergias e utilizando uma tinta de boa qualidade, para não ter nenhum problema grave com as crianças.

Você vai encontrar uma dezena de modelos de pintura para o rosto na internet e em vídeos no youtube.

Lembrancinhas para o Dia do Circo

Toda data comemorativa pode ser um bom motivo para fazer uma lembrancinha diferente para e com as crianças, e no dia do Circo não iria ser diferente. Você pode montar uma lembrancinha com as crianças usando os materiais de sempre:

  • EVA
  • Papel
  • Cola
  • Tesoura
  • Lantejoulas

E fazer coisas simples como uma carinha de palhaço de EVA e um saquinho de balas, Balas de Gomas e uma cestinha com uma tenda de circo na frente e inúmeras outras ideias que remetam ao cenário e aos personagens de um circo.


Confira meu material para datas comemorativas que já ajudou mais de 2000 professores.

2 comentários sobre “Atividades para o Dia do Circo – 27 de Março”

Os comentários estão fechados.