Tudo que Você precisa para Comemorar o Carnaval na Escola

Que tal dar mais valor à uma das mais incríveis, coloridas e brasileiras festas? Pensando o que trabalhar na semana do carnaval em sala de aula?

decoração carnaval escola 10 Tudo que Você precisa para Comemorar o Carnaval na Escola datas comemorativas | Atividades para Educacao Infantil

O carnaval é uma das datas folclóricas mais importantes do Brasil e é comemorada em todo o território nacional. Vamos mostrar algumas ideias de como comemorar o carnaval na educação infantil.

Sua origem no Brasil, vem do tempo do Brasil Colônia, a festa do carnaval foi trazida pelos portugueses.

Hoje, o que surgiu como blocos de rua e pequenas festas de salão, se tornaram grandes festas de rua e grandes apresentações com as escolas de samba e sambódromos que se preparam meses antes para realizar um verdadeiro show, reconhecidos internacionalmente.

Nas escolas, a comemoração pode ser feita de diversas formas, resgatando algumas marchinhas tradicionais, contanto a história do carnaval, brincando com atividades como fazer máscaras de carnaval, atividades para imprimir e pintar e com projetos específicos para a comemoração da data na educação infantil. Claro que também você pode pegar os temas que você está trabalhando, como alfabetização, números ou qualquer outra disciplina e fazer uma atividade temática como forma de incentivo ao aprendizado.

Decoração de Carnaval para Escola

Boa parte dos itens de decoração para o Carnaval na escola podem ser comprados já prontos para usar, o que realmente é mais simples, aí você só vai ter o trabalho de fixar e prender os enfeites de carnaval e os desenhos nos lugares onde você achar melhor.

Você também pode contar com os alunos no momento de preparar alguns enfeites de carnaval, se inspirar no carnaval de rua ou ainda decorar uma sala de aula ou uma área comum como o pátio ou a quadra da escola exclusivamente para o baile de carnaval.

Os materiais para a decoração basicamente são basicamente papéis coloridos, fitas e serpentinas, mas também é possível fazer a decoração de carnaval até com garrafas pet e materiais reciclados, claro que vai dar mais trabalho, mas a natureza agradece. Também é importante que ao final da festa você recicle todos os materiais utilizados, pois grande pare deles pode ser  reciclado ou você pode deixar os enfeites guardados com cuidado, dá pra usar no ano seguinte fazendo algumas alterações e comprando somente o que estragar ou alguma novidade decorativa.

Aprenda a fazer um arranjo de mesa para decorar

Para a decoração das mesas da sua festa de carnaval na escola, você pode fazer esses lindos arranjos de mesa temáticos para completar a ornamentação da festa.

Mural e Painel para Carnaval

Para fazer os murais de carnaval, você já pode comprar alguns itens prontos como máscaras, confetes e serpentinas. Para complementar seu mural de carnaval, você pode imprimir diversas imagens de carnaval, pedindo para que os alunos pintem as imagens ou ainda usar desenhos em EVA para deixar seu painel de carnaval uma verdadeira festa.

Atividades para pintar sobre Carnaval

Para as crianças menores, as atividades para colorir de carnaval são excelentes. As imagens estão prontas para imprimir, então é só você escolher as suas preferidas e aproveitar. As atividades de colorir também podem ser feitas como atividades de colagem e atividades de artes carnavalescas, utilizando as áreas em branco para colar o material que você escolher. Caso precisa de mais ideias de atividades colagem, veja aqui. Você ainda pode usar as atividades para colorir para montar um cartaz com todas as artes pintadas pelos alunos.

Máscaras de Carnaval para as crianças

As máscaras podem ser feitas de cartolina ou colorset, ou ainda de EVA. Podem ser compradas prontas e você pode decorá-las com seus alunos também. Você também pode fazer as máscaras usando pratinhos de papelão. Você pode ver alguns modelos desses nas nossas fotos. Com certeza as crianças vão se divertir. As máscaras podem ser excelentes lembrancinhas de carnaval para as crianças.

Você pode fazer um baile de máscaras com os alunos ou ainda colar as máscaras para formar um cartaz para celebrar esta data comemorativa. Além da máscara, se tiver habilidade para isso, pode fazer pinturas de rosto com tintas próprias para a pele das crianças.

Veja algumas marchinhas de Carnaval separadas por idades

As músicas de carnaval fazem parte de todo projeto carnavalesco e podem ser cantadas e acompanhadas por instrumentos de percursão que podem ser feitos com sucata e materiais recicláveis, como chocalhos. Para facilitar, separamos algumas músicas de carnaval antigas por idade recomendada.

PARA AS TURMINHAS DE 0 A 2 ANOS

Todos com um pirulito nas mãos e roupas bem coloridas.

PIRULITO

Ioiô dá o braço pra Iaiá
Iaiá dá o braço pra Ioiô
O tempo de criança já passou, ô!
Pirulito que bate bate
Pirulito que já bateu
Quem gosta de mim é ela
Quem gosta dela sou eu, hei!
Agora é melhor
A gente dançar
Juntinhos assim
Se tem mais prazer
Quem não dança o Pirulito
Que alegria pode ter?

TURMINHAS DE 2 A 3 ANOS

PIRATA DA PERNA DE PAU

Confeccionar tapa olho e chapéu de pirata para a gurizada.
Eu sou o pirata da perna de pau
Do olho de vidro da cara de mau
Minha galera Dos verdes mares não teme o tufão
Minha galera
Só tem garotas na guarnição
Por isso se outro pirata
Tenta a abordagem eu pego o facão
E grito do alto da popa:
Opa! homem não!

TURMINHAS DE 3 A 4 ANOS

CHIQUITA BACANA

Chiquita bacana lá da Martinica
Se veste com uma casca de banana nanica
Não usa vestido, não usa calção
Inverno pra ela é pleno verão
Existencialista com toda razão
Só faz o que manda o seu coração.

TURMINHAS DE 4 A 5 ANOS

SASSASSARICANDO

Sassassaricando
Todo mundo leva a vida no arame
Sassassaricando
A viúva o brotinho e a madame
O velho na porta da Colombo
É um assombro
Sassaricando
Quem não tem seu sassarico
Sassarica mesmo só
Porque sem sassaricar
Essa vida é um nó

TURMINHAS DE 5 A 6 ANOS

MAMÃE EU QUERO

CHUPETAS E MAMADEIRAS

Mamãe eu quero, mamãe eu quero
Mamãe eu quero mamar!
Dá a chupeta, dá a chupeta, ai, dá a chupeta
Dá a chupeta pro bebê não chorar!
Dorme filhinho do meu coração
Pega a mamadeira em vem entra no meu cordão
Eu tenho uma irmã que se chama Ana
De piscar o olho já ficou sem a pestana
Eu olho as pequenas, mas daquele jeito
E tenho muita pena não ser criança de peito
Eu tenho uma irmã que é fenomenal
Ela é da bossa e o marido é um boçal

Claro que você pode usar outras músicas que podem se adequar melhor para a sua turminha, então as músicas acima são somente sugestões. Fique à vontade sugerir outras pelos comentários. E para você que não sabe onde encontrar as músicas de carnaval, o youtube sempre é uma ótima fonte para encontrar as músicas, aí é só colocar para tocar e começar a festa de carnaval!

Sites com Projetos para Carnaval

http://trocandoideiaspedag.blogspot.com.br/2012/02/atividades-carnaval.html

Projeto de música e dança para o carnaval

http://karlawanessa.blogspot.com.br/2013/01/projeto-carnaval-na-educacao-infantil.html

Esperamos que estas atividades escolares sobre o carnaval sejam suficientes para que você comemore esta data tão especial, crie um excelente projeto com muitas brincadeiras, tarefas, planos de aula e muito mais.

Projeto escolar para o carnaval no slideshare

Fantasias Infantis para Carnaval

Para os meninos, as fantasias de carnaval mais procuradas são as dos super heróis e para as meninas as Monster High. Claro que todas as outras fantasias clássicas ainda estão na moda e os trajes de nunca saem de moda, então o importante é se fantasiar e se divertir na festa.

Lembrancinhas de Carnaval

As lembrancinhas de carnaval podem ser feitas em casa ou ainda compradas prontas, como no caso dos cupcakes decorados. Você também pode fazer uma sacolinha personalizada com o tema de carnaval, com uma mascará colorida colada do lado de fora da embalagem. Veja mais ideias de lembrancinhas nas imagens abaixo:

Mais ideias de atividades para o carnaval

Peça para as crianças descrevem a diferença entre o carnaval de rua e o carnaval do sambódromo. Conte para eles como surgiram as festas de carnaval e também se tiver tempo, faça uma oficina de fantasias de carnaval e deixe seu projeto de carnaval muito mais completo.

Você pode utilizar diversos materiais como TNT para fazer fantasias, EVA para os murais e cartazes, cola, glitter para fazer as fantasias com as crianças e tinta e maquiagem para o rosto. Depois pode fazer um desfile e dar notas para as melhores fantasias.

Publicado em Datas Comemorativas Marcado com:
4 comments on “Tudo que Você precisa para Comemorar o Carnaval na Escola
  1. Antônia Sandra Noronha de Oliveira Lima disse:

    Amei!!! Muitas criatividades!!!

  2. Maria DE SOUZA disse:

    Amei, é de grande valia a criatividade de vcs. Esse projeto com certeza será copiado por n escolas. Tudo que é bom deve ser mesmo copiado. Parabéns pelo lindo trabalho!

    • admin disse:

      olá, obrigado pelo comentário, mas a nossa intenção é que você não saia copiando tudo sem pensar. O importante é usar como inspiração e fazer as atividades à sua maneira, do seu jeito, com a sua cara. Educação é muito mais do que “copiar e colar” da internet!

  3. Heloisa Marques Dias disse:

    muito bom gostei muito

Gostou? Então fala pra gente!

gratis Veja também casamento gravidas

Email
Print

  Planejamento Escolar - Agosto e Setembro - Datas comemorativas

Grátis no seu email