Dinâmicas de Grupo para Crianças

As dinâmicas de grupo para educação infantil, muito mais do que apenas uma brincadeira para passar o tempo e divertir, possuem um grande valor como instrumento educacional e pode ser uma ferramenta de trabalho para o processo de ensino e aprendizagem.

As dinâmicas de grupo envolvem as crianças, proporcionando a experiência de trabalho coletivo, união e formação de um grupo.

Para as crianças e também adultos, as dinâmicas devem atender às estratégias educativas pretendidas e não utilizadas indiscriminadamente ou somente como um passatempo. A seguir você vai ver diversos exemplos de dinâmicas de grupo além de algumas dicas para aplicá-las.

dinamicas-grupo-criancas

As dinâmicas de grupo para crianças podem ser

  • jogos
  • brincadeiras
  • dramatizações
  • oficinas
  • histórias

O ideal é que as crianças estejam num grupo máximo de 20 participantes, assim é possível passar as informações necessárias para a dinâmica de grupo e também receber o feedback esperado.

Em caso de grupos maiores, basta dividí-los em sub-grupos e alternar as atividades propostas.

Materiais utilizados em dinâmicas de grupo com crianças

  • projetor
  • video
  • cartazes
  • canetas
  • bexigas
  • palito de sorvete

Outro ponto importante é definir muito bem qual o objetivo da dinâmica de grupo e também saber que ela tem hora para começar e terminar.

É importante que o educador perceba rapidamente se a dinâmica de grupo está dando certo ou não, basicamente observando a participação das crianças ou não e a interação do grupo, tenha certeza de que o objetivo está sendo cumprido ou mude rapidamente para outra atividade antes que você acabe com a paciência dos participantes.

As atividades podem ser utilizadas em alguns momentos chave, como uma dinâmica de grupo para o primeiro dia de aula, usando bexigas ou algum outro material que possa ser manipulado e faça com que os alunos trabalhem em grupo.

Apesar de serem frequentes as perguntas sobre dinâmicas de grupo para maternal e crianças até 4 anos, para elas, muitas vezes fica difícil compreender as regras envolvidas, então uma brincadeira de roda, com músicas e movimentos seja uma atividade mais interessante e com melhores resultados.

Antes de escolher qual dinâmica executar, pense em seu espaço disponível. Caso seja necessária a formação de diversos grupos de alunos, o espaço da sala de aula pode ser insuficiente para criar pequenas rodas, assim como se você não tiver controle sobre as crianças, fazer a dinâmica de grupo com as crianças em uma quadra ou pátio pode ser bem trabalhoso e pouco produtivo.

Você pode utilizar as dinâmicas em diversos momentos do ano

  • Volta às Aulas
  • Dia do Amigo
  • Dia dos Pais
  • Dia das Crianças
  • Passeios
  • Acampamentos de Férias

Abaixo você vai conhecer dinâmicas de grupo para sala de aula que aplicamos nos nossos alunos, nem sempre usamos essas, mas são as que lembramos no momento. Mais sugestões de dinâmicas podem ser obtidas aqui. [LINK]

Dinâmica do Feitiço Virou contra o Feiticeiro – Respeito entre as crianças

Objetivo: não faça ou deseje aos outros o que não gostaria para si

Material: papel e caneta

Procedimento: forma-se um círculo, todos sentados, cada um escreve uma tarefa que gostaria que seu companheiro da direita realizasse, sem deixá-lo ver. Após todos terem escrito, o feitiço vira contra o feiticeiro, que irá realizar a tarefa é a própria pessoa que escreveu. “não faça ou deseje aos outros o que não gostaria para si”. Respeito ao próximo.

Dinâmica do Urso de Pelúcia

Objetivo: mostrar que o outro é importante pra nossa vida
Material: um urso de pelúcia
Procedimento:
Forme um círculo com todos e passe o urso de mão em mão, quem estiver com o urso deverá falar o que tem vontade de fazer com ele. No final que todos falarem deve-se pedir para que façam o mesmo que fizeram com o urso com a pessoa do lado.

Dinâmica do Pirulito

Objetivo: Para reflexão da importância do próximo em nossa vida
Material: Pirulito para cada participante.
Procedimento: Todos em círculo, de pé. É dado um pirulito para cada participante, e os seguintes comandos: todos devem segurar o pirulito com a mão direita, com o braço estendido. Não pode ser dobrado, apenas levado para a direita ou esquerda, mas sem dobrá-lo. A mão esquerda fica livre.

Vamos ao passo-a-passo: Primeiro solicita-se que desembrulhem o pirulito, já na posição correta (braço estendido, segurando o pirulito e de pé, em círculo). Para isso, pode-se utilizar a mão esquerda. O mediador da dinâmica, recolhe os papéis e em seguida, dá a seguinte orientação: sem sair do lugar em que estão, todos devem chupar o pirulito.

Aguardar até que alguém tenha a iniciativa de imaginar como executar esta tarefa, que só há uma: oferecer o pirulito para a pessoa ao lado!!! Assim, automaticamente, os demais irão oferecer e todos poderão chupar o pirulito. Encerra-se a dinâmica, cada um pode sentar e continuar chupando, se quiser, o pirulito que lhe foi oferecido.

Abre-se a discussão que tem como fundamento maior dar abertura sobre a reflexão de quanto precisamos do outro para chegar a algum objetivo.

Você pode usar uma bala também, ela pode ser utilizada na reunião de pais, para simbolizar o trabalho entre escola e família, ou na reunião de professores, onde o coordenador pedagógico pode falar sobre a importância do trabalho em conjunto dos professores das diversas disciplinas.

Dinâmica de Grupo com Bexigas

A aplicação da técnica inicia-se com as pessoas reunidas em círculo e no centro uma bexiga para cada participante. Cada pessoa pega enche a sua bexiga e após amarrá-la é dada a proposta de que o grupo deve mantê-las voando. Então, o monitor responsável pela dinâmica deve ir retirando os participantes lentamente, um por vez.

O número de bexigas continuará o mesmo, porém o número de pessoas será cada vez menor, até chegar a ponto de não mantê-las mais suspensas.

Objetivo da atividade: Ressaltar a importância do trabalho em equipe.

Existem uma infinidade de dinâmicas com bexigas e variações sutis entre uma e outra, então veja qual delas é mais fácil de você fazer e qual atende melhor seus objetivos.

Caso você ainda não tenha encontrado nenhuma boa dinâmica para crianças, mais sugestões podem ser obtidas aqui. [LINK]

Conclusão

É importante você saber que boa parte das dinâmicas de grupo são grátis, e mesmo que encontre alguns livros à venda, com certeza existe conteúdo na internet suficiente para que você encontre a dinâmica ideal para sua atividade.

Além das crianças, muitas vezes você pode precisar de uma dinâmica de grupo para a reunião de pais, para integração entre os pais e professores. As dinâmicas de grupo podem ter diversas finalidades, como por exemplo a motivação, a busca pelo trabalho em equipe, para apresentação e também o famoso quebra-gelo.

Hoje, as dinâmicas também são utilizadas em entrevistas e processos seletivos, para analisar o comportamento e capacidade de raciocínio dos participantes. Todos esses tipos de dinâmicas são ótimas para as crianças e também são ótimas dinâmicas de grupo para professores, sendo que boa parte delas, podem ser aplicadas para crianças, jovens e também adultos, dentro e fora da sala de aula.

E se você tem pouca familiaridade com dinâmicas de grupo e atividades com crianças, conheça este Curso de Animação e Recreação, que pode te ajudar bastante e de maneira prática e rápida.

Receba atividades exclusivas no seu email por 7 Dias.



Confira meu material para datas comemorativas que já ajudou mais de 2000 professores.

10 comentários sobre “Dinâmicas de Grupo para Crianças”

  1. goossteiiiii mtt dessas dinamicas vou precisar de uma e estou em duvida qual delas eu pego…..

    1. Que bom que gostou, as dinâmicas de grupo sao sempre um ótimo recurso na educação das crianças.

  2. Muito interessantes, levam a pensar sobre as atitudes de forma lúdica. Aprender brincando. Valeu, obrigada.

Os comentários estão fechados.