Diversão sem Limites Garantida: Brincadeiras em Grupo na Educação Infantil

As brincadeiras em grupo são muito importantes como atividades para a educação infantil. Desde pequenos, podemos desenvolver nas crianças algumas habilidades através das brincadeiras.

Quando brincam em grupo, as crianças desenvolvem suas habilidades de sociabilização, aceitação de regras e também respeito ao próximo.

brincadeiras em grupo

Algumas brincadeiras também são muito boas para entreter as crianças e são excelentes atividades físicas. As brincadeiras mais agitadas são perfeitas para serem realizadas em espaços grandes e abertos nos dias de sol. Enquanto atividades mais calmas e que exigem menos espaço são boas para turmas pequenas e perfeitas para os dias de chuva, quando não se pode sair.

Várias dessas brincadeiras para crianças acabam gerando alguma competitividade, através de brincadeiras onde vence o melhor ou entre times, e são excelentes para jogos escolares e gincanas em diversas ocasiões.

É claro que as brincadeiras em grupo não são restritas somente às crianças. Várias podem ser feitas entre a família e os amigos.

As regras das brincadeiras variam de acordo com o objetivo do jogo, e mesmo para um jogo com o mesmo nome, podem existir variações na maneira de se jogar e nas regras.

Como fazer Brincadeiras em Grupo?

Tenha em mente alguma coisas antes de fazer as brincadeiras:

– Número de participantes da Brincadeira
– Espaço e disponibilidade de local
– Materiais e objetos necessários para a brincadeira
– Definição e regras

A importância principal das brincadeiras é se divertir, então acompanhe abaixo algumas brincadeiras que retiramos da internet.

Quando e onde utilizar brincadeiras em grupo?

As brincadeiras em grupo estão presentes nos ambientes escolares, como por exemplo nas atividades de educação física, mas também são muito utilizadas nos ambientes fora da escola, como colônias de férias, passeios da turma de amigos e também grupos de crianças e jovens religiosos ou não, como forma de integração.

As brincadeiras podem ou não ter algum objetivo moral, como um ensinamento ao final. Grande parte das brincadeiras está relacionada ao raciocínio e a coordenação motora, fundamentais para o desenvolvimento das crianças.

Toda brincadeira também é bem útil no período de férias das crianças, quando ficam mais em casa e não tem tarefas escolares, é importante encontrar passatempos para as crianças durante as férias, assim elas não vão passar o dia todo na frente da TV ou no computador. As brincadeiras em grupo também podem ser feitas em colônias de férias, acampamentos e festinhas infantis.

Veja também:

Atividades Recreativas

Atividades Recreativas para Educação Infantil

Algumas brincadeiras em grupo são bem conhecidas, como o Amigo Secreto, Pega-pega, Brincadeiras de se esconder, Corridas com as pernas amarradas. Conhece alguma outra brincadeira bem bacana? Conta pra gente e vamos sair do sofá e brincar!

Receba atividades exclusivas no seu email por 7 Dias.


Recomendados Para Você:


6 comentários sobre “Diversão sem Limites Garantida: Brincadeiras em Grupo na Educação Infantil”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.