Incríveis Dicas de Alimentação Saudável para Crianças

Seus filhos comem corretamente?

Criar um lar onde se come bem é um dos passos mais importantes que você pode tomar para garantir a saúde do seu filho.

Para começar, faça escolhas alimentares inteligentes e ajude seu filho a desenvolver um relacionamento positivo com alimentos saudáveis. Seus filhos vão aprender seus hábitos de alimentares através do seu exemplo.

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Aqui estão as dicas para as crianças comerem alimentos saudáveis:

Não restringir a comida.

   Incríveis Dicas de Alimentação Saudável para Crianças   saude e alimentos  | Atividades para Educacao InfantilRestringir alimentos aumenta o risco de que seu filho pode desenvolver distúrbios como anorexia ou bulimia alimentar mais tarde na vida. Ele também pode ter um efeito negativo no crescimento e desenvolvimento.

Mantenha alimentos saudáveis à mão.

Seus filhos vão comer o que está facilmente disponível. Manter uma fruta em uma tigela em cima da balcão, não enterrada na gaveta de sua geladeira. Ofereça frutas na hora do lanche. Lembre-se, seu filho só pode escolher alimentos que você estoque em casa.

Não rotular os alimentos como “bom” ou “ruim”.

Em vez disso, associe os alimentos para as coisas que seu filho se identifica, como esportes ou a melhora da aparência. Deixe seu filho saber aquela proteína magra, tais como frango e cálcio em produtos lácteos dão aquela força ao seu desempenho esportivo. Os antioxidantes em frutas e vegetais adicionam brilho à pele e cabelo.

Elogie as escolhas saudáveis.

   Incríveis Dicas de Alimentação Saudável para Crianças   saude e alimentos  | Atividades para Educacao InfantilDê a seus filhos um sorriso orgulhoso e diga-lhes quão inteligente são quando eles escolher alimentos saudáveis.

Quando as crianças escolhem alimentos pouco saudáveis, ignore. Ou se seu filho quer sempre o que é gorduroso, frituras, redirecione a escolha.

Você pode tentar assar palitos de batata no forno (feitas em apenas um pouco de óleo) em vez de comprar batatas fritas.

Ou, se seu filho quer doces, você pode fazer morangos frescos mergulhados em calda de chocolate. Muito ocupada? Que tal manter naturalmente doces de frutas secas em casa para lanches rápidos.

Nunca use comida como recompensa.

Isto pode criar problemas de peso mais tarde na vida. Em vez disso, recompense seus filhos com algo físico e divertido- talvez um passeio para o parque ou um rápido jogo ou brincadeira no quintal.

Sente-se para jantares em família à noite.

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Se isto não é uma tradição em sua casa, que deveria ser. Pesquisas mostram que crianças que comem jantares à mesa com os pais têm a melhor nutrição e são menos propensos a ter problemas graves como adolescentes. Começe com uma noite por semana e depois até três ou quatro, gradualmente, construir o hábito.

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Prepare pratos na cozinha.

Lá você pode colocar porções saudáveis de cada item no prato de todos. Seus filhos vão aprender a reconhecer os tamanhos corretos.

Dê às crianças um pouco de controle.

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Permita que seus filhos sivam-se dos alimentos no seu prato e dê a ele uma nota, tais como A, B, C, D ou F. Quando os alimentos são saudáveis – especialmente determinados legumes, você pode dar notas altas, o que os permite se servir mais vezes.

Ofereça os itens que seus filhos não gostam menos freqüentemente. 

Isso permite que seus filhos participar na tomada de decisão. Afinal de contas, o jantar é um assunto de família.

Consulte o seu pediatra.

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Sempre fale com o médico do seu filho antes de colocá-lo em uma dieta para tentar ajudar seu filho a ganhar peso ou fazer qualquer alteração significativa no tipo de alimentos a criança come. Nunca considere seu filho como pesado demais ou muito magro por conta própria.

Veja uma lista de alimentos que ajudam nesta tarefa.

Peixes de água fria
O salmão, a truta e o atum são ricos em ômega 3 – gordura insaturada que ajuda na redução dos níveis de triglicerídeos e de colesterol, além de outros benefícios.

Aveia
Este cereal inibe a absorção de gordura, diminuindo os níveis de colesterol.

Chocolate amargo
Ele é rico em flavonóides, que diminuem o LDL (colesterol ruim). Uma porção
pequena de 30 g é suficiente.

Azeite
Além de regular o colesterol, ele ajuda a controlar o diabetes tipo 2 e possui antioxidantes.

Soja
Tem um efeito duplo, porque ela ajuda a diminuir o colesterol ruim e aumenta o colesterol bom no sangue.

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E para você que é uma mãe ou pai, ou trabalha diretamente com crianças e quer saber mais sobre nutrição infantil, recomendamos que conheça este curso de nutrição infantil. Você vai aprender todos os cuidados necessários para a alimentação correta das crianças.

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