Tudo sobre Bullying

Vamos falar um pouco mais sobre o bullying, que afeta tanto emocionalmente quanto fisicamente o alvo dessa ação.

bullying

O que é Bullying

Bullying é o termo que adotamos do inglês, que nada mais é do que a ação de repetidamente agredir, verbal ou fisicamente uma pessoa ou no nosso caso, um aluno.

Tipos

O bullying pode ser feito por uma só pessoa ou coletivamente, quando vários colegas se unem para bater, xingar, dar apelidos desagradáveis ou excluir uma das crianças das atividades realizadas.

Tanto o bullying físico como o verbal são bem comuns na escola e precisam de atenção do professor.

Reconhecer rapidamente o bullying, não importa o seu tipo, será de grande importância ao agredido e mostrará a sua autoridade no espaço escolar.

O cyberbullying é a versão digital do bullying, onde algum site ou rede social é utilizado para agredir alguém. Também podem ser utilizados os emails e até as mensagens de celular.

Muitas vezes, o cyberbullying pode ser feito e maneira anônima, causando muito mais danos psicológicos ao agredido.

Consequências

As conseqüências do bullying podem levar ao isolamento e também queda no rendimento escolar, além de traumas que podem alterar os traços da personalidade.

Em casos extremos, o bullying afeta tanto o lado emocional que o jovem pode optar por se drogar, beber ou até tirar a sua própria vida.

O bullying pode também gerar atitudes extremas do agredido, como bater em quem o agredido, revidar o bullying e gerar um clima agressivo e não recomendado para o ambiente escolar.

Curso

Muitas vezes saímos despreparados dos cursos de Magistério ou Pedagogia e precisamos aprender cada vez mais para saber como lidar com as dificuldades enfrentadas, como o bullying.

Cansou de procurar atividades e não encontrar? Veja minha apostila pronta.

Mas é sempre reconfortante saber que existem maneiras legais, eficientes e ainda por cima baratas de se aprender mais sobre o bullying. Saiba mais aqui.