Sua Escola está Preparada para Um Aluno Usando Cadeira de Rodas?

Muito se fala de uma educação inclusiva, acessibilidade e esse é um tema que cada vez mais se tornará frequente nos ambientes escolares e também na sociedade em geral.

Então, sua escola está preparada para receber esse tipo de aluno?

escola cadeira de rodas

Indiferente de ser uma escola pública ou privada, cada vez mais, tanto as regras municipais, estaduais e federais, estão se consolidando para que, não só as escolas, mas todos espaços públicos, estejam preparados para receber cadeirantes.

Rampas e Elevadores

Se a escola não é um prédio térreo, existe a necessidade de rampas e elevadores adaptados para garantir o acesso aos alunos que usam cadeiras de rodas. Hoje já existe uma legislação e também normas e orientações técnicas sobre qual deve ser a inclinação máxima das rampas para cadeiras de rodas e também sobre em quais casos deve ser instalado o elevador.

Banheiro Adaptado

O banheiro também deve ser adaptado para que o aluno usuário de cadeiras de roa consiga acesso ao vaso sanitário e também à pia para lavar as mãos. A diferença básica no banheiro é que ele deve ter fácil acesso, sem degraus, corredores apertados e porta alargada, barras para apoio nas paredes e próximas ao vaso sanitário e pia rebaixada. Em alguns casos, por uso indevido ou depredação, apesar de ser uma chateação, o banheiro deve ficar trancado e o aluno cadeirante pode ter a chave do local.

Acesso às Áreas Comuns

Além de sala de aulas e banheiros adaptados, outras áreas merecem atenção. A escola deve prever o uso de todos os ambientes escolares, como bibliotecas, salas de informática e artes, além do pátio e lanchonete. O local de entrada e saída da escola também merece cuidado, já que muitas vezes será necessário subir e descer calçadas, elas devem ter o rebaixamento ideal para a subida e descida da cadeira de rodas.

Atividades Diferenciadas

Muitas vezes as limitações motoras dos cadeirnantes impedem que participem de aulas de Educação Física, por exemplo. Neste caso, seria interessante a escola prever uma atividade que o aluno goste e também passe o tempo enquanto aguarda o retorno dos outros alunos para a próxima aula.

Carteiras Apropriadas

Algumas cadeiras de rodas tem mesas que podem ser encaixadas na própria estrutura, não sendo este o caso, é necessário providenciar uma mesa que se adapte ao aluno, sem prejudicar as suas costas e que ele não tenha que sair da cadeira de rodas para utilizá-la.

Bullying

Infelizmente pode acontecer bullying no primeiro contato com as crianças e o aluno que faz o uso de cadeira de rodas. Se notar qualquer atitude dos alunos, você deve reprimí-la. Se não souber como lidar com o bullying em sala de aula, confira nosso curso.

Transporte Escolar

Ir e vir para escola também pode ser um problema para o aluno e que pode fazer com que ele desista de estudar. Veja com a família do aluno que utiliza cadeira de rodas como é feito o trajeto de casa para a escola e veja se tem como ajudá-lo. Sabemos das condições do transporte público e do transporte escolar no Brasil, e realmente para quem usa cadeiras de rodas deve ser um milhão de vezes pior.

Turma da Mônica

Ainda trabalhando no sentido de diminuir a rejeição e a estranheza dos alunos com usuários de cadeiras de rodas, Maurício de Souza introduziu entre seus personagens, dois deficientes físicos, um que possui deficiência visual e um cadeirante, chamado Luca. Você pode realizar alguma atividade com uma historinha do personagem ou ainda perguntar se as crianças o conhecem.

Receba atividades exclusivas no seu email por 7 Dias.


Luca

Conclusão

Por mais utópico que pareça, uma escola inclusiva é possível. Basta existir a vontade de proporcionar uma educação de qualidade e igualitária para todos, indiferente das incapacidades físicas e ou outras implicações. Ao realizar obras de adaptação na sua escola, lembre-se sempre de verificar se já existem normas e instruções para isso ou consulte um especialista.