Dicas de Produtividade para Professores

Apesar de parecer fácil para muitos professores, nem sempre o material proposto e apostilado da escola é suficiente para as suas aulas, principalmente na Educação Infantil e Fundamental. E você provavelmente já ficou algumas noites até tarde procurando uma ou outra atividade na internet até altas horas da noite para complementar seu plano de aula, e nem sempre com um resultado satisfatório.

produtividade-professoresEntão que tal aprender algumas dicas para aumentar sua produtividade e melhorar o planejamento de suas atividades?

Diversas Dicas para Produzir e Planejar Aulas Melhores

Seguir algumas dicas de produtividade e de planejamento vai fazer com que você tenha mais tempo para você e também planejar suas aulas com mais tempo e qualidade.

Planejamento de Ensino

Planejamento de ensino

Apesar de sempre ser tudo planejado no início do ano ou período letivo, nem sempre tudo sai com o planejado no PPP (Projeto Político Pedagógico) da escola, ou então, mesmo que siga o PPP, sempre é preciso planejar as aulas, planejar as atividades e se preparar de acordo com o calendário proposto. Se você tem dificuldade em realizar as fases e etapas do planejamento de suas aulas, talvez seja bom rever alguma das suas aulas de magistério ou faculdade e ainda realizar um curso de reciclagem, ou aprimoramento, como quiser chamar, um curso exclusivamente voltado à Planejamento de Ensino, que vai fornecer uma boa base para suas aulas.

Ferramentas Online

ferramentas online para professores

Para fazer tanta coisa, muitas vezes usar ferramentas online ajudam no planejamento das tarefas e para fazer um belo plano de aula. As ferramentas online são as mais variáveis:

  • ferramenta para mapas mentais
  • ferramentas para textos, planilhas e apresentações
  • ferramentas de gestão de tarefas
  • ferramentas para criar cruzadinha, caça-palavras

Celular com Internet

professora-smartphone

Já percebeu como a internet facilita sua vida? E se a internet estiver com você, dentro do seu bolso ou na sua bolsa? Boa parte dos bons sites na internet já estão adaptados para serem usados em smartphones e você pode usar seus intervalos, no deslocamento entre casa e o trabalho, para fazer as pesquisar que precisa para seu planejamento escolar.

Sites de Apoio

Salve sempre as boas referências, seja nos favoritos do seu navegador ou num arquivo do computador, num papel, de qualquer jeito. Assim você não fica procurando no Google por horas e sem encontrar nada. Já indicamos algumas referências de sites de apoio aqui.

Produtos e Jogos Educacionais

Muitos professores se matam pra criar um material ou jogo educacional, juntar trocentas tampinhas de garrafa pet, 100 dúzias de sei lá o o que para começar a construir e aplicar uma atividade educativa, enquanto pode encontrar o material pronto para usar. Claro que o custo disso faz diferença, mas normalmente você não recebe hora-extra por essa tarefa, recebe? Use seu tempo com sabedoria, assim o provérbio “tempo é dinheiro” começará a fazer mais sentido.

Também vale a dica de sempre procurar atividades prontas sobre o tema que pretende aplicar, claro que você pode adaptar, mudar uma coisa ou outra, até deve fazer isso, mas sempre começar do zero é mais difícil e complicado.

Distrações

Separe um tempo para realizar suas atividades de planejamento, sem verificar emails, bate-papos desligados, sem TV, sem facebook e outras redes sociais. O foco na atividade garante certa produtividade, no começo pode parecer difícil, mas realmente é recompensador depois de algum tempo. Se tiver dificuldade com seus compromissos e acha que você se perde de mais nisso, super recomendamos esse Curso de Administração de Tempo.

Papel e caneta sempre à mão

Aproveite momentos que não estão relacionados ao seu planejamento escolar para anotar qualquer idéia, referência ou qualquer coisa relacionada ao seu objetivo, mesmo que futuro. Essas anotações sempre são úteis para não começar nada do zero e você pode usá-las também enquanto aguarda uma fila, no trânsito etc. A capacidade de ensino do professor também é diretamente ligada aos tipos de relação que faz entre o mundo e a sala de aula, então sempre que tiver uma ideia nova, anote e tente colocá-la em prática assim que possível.

Conclusão

A produtividade depende totalmente de você e da sua capacidade de se concentrar e se adaptar para as mais diversas situações cotidianas que podem atrapalhar a sua vida. Se você se acha pouco produtiva, lembre-se das dicas que demos acima e se possível siga as dicas e faça os cursos que recomendamos, foi muito bom para nossa equipe e vai ser bom para você também.

Receba atividades exclusivas no seu email por 7 Dias.



Confira meu material para datas comemorativas que já ajudou mais de 2000 professores.

22 comentários sobre “Dicas de Produtividade para Professores”

  1. eu sou professora de arte de 6º ao 9º ano e meu maior problema e material didatico pq as escolas não fornece e eu moro no interior do maranhão querida é muito difícil

  2. Muito bacana.Estas dicas são muito valiosas para o dia a dia no nosso trabalho .Abraços.Érica.

  3. Muito boa sua dica! Realmente dedico mto tempo com o planejamento . Sou alfabetizadora e gosto de buscar coisas diferentes para enriquecer minhas aulas.
    Abraços
    Luciane

  4. Gostei muito das dicas! Leciono na rede privada de ensino e as cobranças são muitas…não sabe como suas dicas nos ajudam. Obg

  5. muito obrigado pelas dicas com certeza ira me ajuda muito nos planejamentos e enriquecer muito o meu aprendizado.

  6. Muito obrigada pelas dicas, nos dias de hoje, mesmo as dicas mais simples, são esquecidas.

Os comentários estão fechados.