O que faz o Coordenador Pedagógico?

Assim como professores, diretores e todos os colabores da escola, o Coordenador Pedagógico tem um papel importante no dia-a-dia escolar. Vamos conhecer mais?

Coordenador-Pedagogico

Coordenador Pedagógico na Educação Infantil

O papel central do Coordenador Pedagógico é o de formador de seus
professores – formação em serviço, portanto, de articulador e transformador da
realidade educacional
– Fundação Victor Civita

O papel do Coordenador Pedagógico é fornecer recursos e também condições para que as aulas corram bem. Ele tem papel formador, faz o elo entre as pessoas necessárias e cuida dos projetos e conteúdos escolares.

Atribuições do Coordenador Pedagógico

  • conversar com os pais
  • avaliar novos materiais
  • dar cursos aos professores
  • participar de eventos educacionais
  • garantir que os conteúdos propostos no currículo estão sendo aplicados
  • promover reuniões docentes
  • criar práticas pedagógicas inovadoras

Para se tornar Coordenador Pedagógico, você pode fazer um concurso público, que as qualificações variam de edital para edital ou ainda por indicação direta, essas são as duas principais maneiras de se chegar à esse cargo. Mas o mais interessante, é que em pesquisa realizada pela Fundação Victor Civita, aponta que:

2 em cada 3 dos 400 Coordenadores Pedagógicos entrevistados em pesquisa nacional recente, afirmam que fizeram um Curso Específico de Coordenação.

Conheça meu segredo para planejar aulas perfeitas! As editoras querem que eu tire do ar.

A profissão de Coordenador Pedagógico é muito mais interessante, complexa e claro, oferece muitas oportunidades de trabalho, dentro e fora da sala de aula. Se quiser saber mais sobre carreira e garantir uma oportunidade, conheça o [curso de Coordenação Pedagógica] e torne-se coordenador mais rápido do que você imagina.

coordenador pedagogico


20 comentários sobre “O que faz o Coordenador Pedagógico?”

      1. Minha função é demitir quem não sabe digitar as palavras corretamente nem sabe usar a pontuação.

  1. Parabéns , as orientações estão sendo pertinentes e com certeza esta ajudando a muitos profissionais da educação.

  2. Muito esclarecedora as postagens sobre o papel do coordenador pedagogico, ser coordenador é uma funçao meio dificil quando os professores não entende que ‘ELE’ esta ali para ajudar e da apio para melhora qualidade educação. O COORDENADOR PEDAGOGICO, é peça fundamental no bom desenvolvimento de uma escola.

    1. Pode, é um curso livre. Só no caso de você tentar entrar para uma escola, sua formação inicial pode ser um problema, já que o ideal seria pedagogia ou uma licenciatura.

Os comentários estão fechados.