Como resolver a indisciplina escolar?

Muito se fala sobre os problemas em sala de aula, e sempre que um grupo de professores se reúne, na sala dos professores ou em uma festinha, direta ou indiretamente estão falando sobre a indisciplina escolar.

indisciplina

Os alunos indisciplinados atrapalham o andamento da aula e os outros alunos, além de ser um claro sinal de desrespeito ao professor.

Mas sabemos que existem os alunos indisciplinados, então como se resolve e como trabalhar a indisciplina na educação infantil?

Claro que cada caso é um caso, mas vamos tentar falar de uma maneira geral.

Indisciplina Individual

Assim como a prática do bullying, no seu caso, a indisciplina vem de um grupo de alunos ou é um caso isolado?

No caso de um indivíduo causando toda a confusão, o melhor é a conversa, solicitando ou não a presença dos pais e responsáveis.

Neste momento, pode ser importante a presença de outros profissionais, como o pedagogo responsável pela escola e/ou um psicopedagogo, para garantir uma boa análise do comportamento da criança, além de auxiliar a identificar uma infinidade de distúrbios ou transtornos que podem estar relacionados com os atos de indisciplina escolar do aluno.

Dinâmicas de Grupo e Textos Reflexivos

Quando a indisciplina acontece de maneira generalizada, você pode utilizar outros recursos, como dinâmicas de grupo e a leitura de textos reflexivos.

As dinâmicas de grupo, você pode fazer uma ou várias (sugestões aqui), ajudam no problema da indisciplina, pois mostra para os alunos que é necessário a cooperação e união entre eles. Sabendo disso e tornando os alunos em um grupo de alunos, a chance de trabalharem juntos e cooperarem para que todos aprendam juntos é maior.

Os textos reflexivos podem ser utilizados para alunos já alfabetizados, e podem ser livros ou somente trechos retirados da internet. Você encontra vários deles em diversos sites, e citar um ou outro aqui acabaria sendo um erro, pois com certeza você deve pesquisar o texto que mais se encaixa ao seu caso específico.

O Aluno Atual

É importante saber que o aluno atual é mais propenso a indisciplina do que a 20 anos atrás. Por questões familiares, os alunos chegam indisciplinados de casa, e também devido ao fato de a escola não seguir, ou demorar muito para seguir as novidades e tecnologias que a criança e o aluno já estão utilizando.

Não estamos falando que temos que ter lousas digitais e iPads para todos os alunos, somente é necessário lembrar que muitas vezes, para ensinar sobre o planeta, você pode usar uma animação computacional; para falar sobre o corpo humano, mostrar os órgãos humanos em 3D usando um vídeo ao invés de uma xerox do tempo de quando você era aluno.

Agora, além de ensinar sobre o uso do dinheiro, vamos ser obrigados a falar sobre o uso do cartão de crédito, isso quando eles mesmos não aprendem sozinhos, vendo seus pais utilizarem e jogando o novo Banco Imobiliário.

Livro recomendado

CAPA_COMO_ENFRENTAR_A_INDISCIPLINA_WEB_1

Apesar de diversos conteúdos sobre o tema disponíveis na internet, a indisciplina é um tema muito profundo e estudado em diversas partes do mundo. Sabendo disso e sabendo também que muitos professores adoram um bom livro, recomendamos a leitura do livro Como Enfrentar a Indisciplina na Escola, da autora Silvia Parrat-dayan, que escreve e estudo sobre o tema a anos, sendo uma leitura essencial para professores, educadores e todos os profissionais que trabalham com crianças.

Conclusão

Determinar qual é a causa da indisciplina e assumir um compromisso de trabalhar para reduzí-la é o seu primeiro passo. Quais abordagens e quais caminhos seguir são escolhas difíceis, mas felizmente temos mais histórias de sucesso do que de fracasso.

Lembre-se de pedir ajuda, já que uma visão de alguém que esteja menos envolvida pode colaborar no seu trabalho de acalmar sua sala de aula.

Emagreça de 4KG a 5KG por semana com esse detox preferido das celebridades

E claro, acompanhe nosso site, que está cheio de atividades educativas bacanas e divertidas, que todos os alunos vão querer participar.

[youtube http://youtu.be/GJdqitYHhbk]

Um comentário sobre “Como resolver a indisciplina escolar?”

  1. Adorei tudo isso me ajudou muito, e me esclareceu duvidas. Gostaria de receber essas informações em meu e mail muito obrigada.

Os comentários estão fechados.