ENEM – inscrições abertas

As inscrições para o Enem, Exane Nacional do Ensino Médio, começaram hoje e vão até o dia 23. Para quem conseguir comprovar baixa renda, a inscrição é de graça, para os demais, R$35,00.

Enem

Como é a prova do Enem?

A prova não mudou de formato desde 2012, mas após os inúmeros casos envolvendo as redações, agora a correção será mais rigorosa, podendo passar por até três corretores. São 180 questões de português, geografia e história, biologia física e química e matemática.

Quem deve fazer o Enem?

A prova do Enem não é obrigatória, mas é necessária para a entrada em universidades federais, para o pedido de bolsas de estudo como ProUni, que possui diversas vagas para o Curso de Pedagogia, além de servir como nota no processo seletivo de diversas faculdades e universidades públicas e particulares. É aberta para todos os alunos do ensino médio e o conteúdo básico da prova aborda o que é ensinado no ensino médio através de questões que envolvem domínio do conhecimento, interpretação de texto, lógica e raciocínio.

Como se preparar para a prova?

A redação é um dos pontos mais fracos de muitos candidatos, e pode ser o que vai diferenciar um candidato aprovado do candidato que vai ficar fora da faculdade. Se você não vem se preparando em um cursinho vestibular ou já saiu da escola faz tempo mas quer voltar à estudar, você pode começar a escrever alguns textos, ler bastante, jornais e revistas, só internet não vale. Além das disciplinas comuns de português e matemática, você pode se matricular num curso de redação online, que pode te ajudar principalmente à escrever melhor e garantir uma boa nota no ENEM.

Quando acontece o ENEM?

A prova é divida em dois dias, 8 e 9 de novembro, assim o tempo de prova por dia foi reduzido. Para casos especiais, de inscritos com necessidades especiais, como em hospitais, casas de proteção ao menor etc, as datas e locais de prova são analisados caso à caso, devendo-se obter mais informações com a organização do exame.

Cansou de procurar atividades e não encontrar? Veja minha apostila pronta.

Como não existe prova substitutiva ao ENEM, recomenda-se que ao ser divulgado o local do exame do local, o inscrito visite o local da prova, verifique quais são os melhores caminhos para chegar até lá e não se atrase. Não é permitido a entrada após o fechamento dos portões e existe um tempo mínimo de permanência na sala de aula, além de proibido o uso de celulares, calculadores ou qualquer tipo de transmissão de dados sobre a prova.