Dinâmica para Reunião de Pais

dinamicas

Existem basicamente dois tipos de reunião de pais. A primeira e pior delas, são aquelas chatas e tediosas, que depois de algum tempo, só meia dúzia de pais se interessam em participar.

O segundo tipo de reunião, e é essa que importa, é a reunião de pais onde exista realmente uma participação dos pais e não só uma fila para falar com a professor.

E como fazer uma reunião de pais divertida e eficiente? Essa é uma das perguntas que nos fazem sempre, e espero poder ajudar a mudar o seu cenário atual com uma dica simples e eficiente.

Tem sido cada vez mais comum que as reuniões de pais tenham efetivamente a presença e participação dos pais, e isso uma das ideias utilizadas é o uso de dinâmicas de grupo.

Dinâmica do Pirulito

Objetivo: Para reflexão da importância do próximo em nossa vida
Material: Pirulito para cada participante.

Procedimento: Todos em círculo, de pé. É dado um pirulito para cada participante, e os seguintes comandos: todos devem segurar o pirulito com a mão direita, com o braço estendido. Não pode ser dobrado, apenas levado para a direita ou esquerda, mas sem dobrá-lo. A mão esquerda fica livre.

Vamos ao passo-a-passo: Primeiro solicita-se que desembrulhem o pirulito, já na posição correta (braço estendido, segurando o pirulito e de pé, em círculo). Para isso, pode-se utilizar a mão esquerda. O mediador da dinâmica, recolhe os papéis e em seguida, dá a seguinte orientação: sem sair do lugar em que estão, todos devem chupar o pirulito.

Aguardar até que alguém tenha a iniciativa de imaginar como executar esta tarefa, que só há uma: oferecer o pirulito para a pessoa ao lado!!! Assim, automaticamente, os demais irão oferecer e todos poderão chupar o pirulito.

Encerra-se a dinâmica, cada um pode sentar e continuar chupando, se quiser, o pirulito que lhe foi oferecido.

Abre-se a discussão que tem como fundamento maior dar abertura sobre a reflexão de quanto precisamos do outro para chegar a algum objetivo.

Você pode usar uma bala também, ela pode ser utilizada na reunião de pais, para simbolizar o trabalho entre escola e família, ou na reunião de professores, onde o coordenador pedagógico pode falar sobre a importância do trabalho em conjunto dos professores das diversas disciplinas.

Dinâmica de Grupo com Bexigas

A aplicação da técnica inicia-se com as pessoas reunidas em círculo e no centro uma bexiga para cada participante. Cada pessoa pega enche a sua bexiga e após amarrá-la é dada a proposta de que o grupo deve mantê-las voando. Então, o monitor responsável pela dinâmica deve ir retirando os participantes lentamente, um por vez.

O número de bexigas continuará o mesmo, porém o número de pessoas será cada vez menor, até chegar a ponto de não mantê-las mais suspensas.

Objetivo da atividade: Ressaltar a importância do trabalho em equipe.

Existem uma infinidade de dinâmicas com bexigas e variações sutis entre uma e outra, então veja qual delas é mais fácil de você fazer e qual atende melhor seus objetivos.

Caso você ainda não tenha encontrado nenhuma boa dinâmica para a reunião dos paus, mais sugestões podem ser obtidas aqui. [LINK]

Gostou do nosso post sobre a reunião dos pais? Não deixe de ver nossas outras sugestões abaixo e também deixe seu comentário. Use suas redes sociais para compartilhar este post e assim ele ajuda outros colegas professores assim com ajudou você na elaboração da sua reunião de pais.

Receba atividades exclusivas no seu email por 7 Dias.


Recomendados Para Você:


Um comentário sobre “Dinâmica para Reunião de Pais”

  1. Muito engraçadas as diferentes ideias, acho que vou por em pratica, uma vez que tenho denotado cada vez mais a indeferença dos papás nas reuniões dos seus filhos. Beijinhos e continuação do bom trabalho

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.