Como fazer planos de Aula – Materiais e Dicas

Sempre que um novo ano letivo começa, surgem as dúvidas de como fazer um plano de aula. E muitas vezes as aulas não dão certo por pura falta de planejamento prévio e organização correta. Deixe isso para o passado!

Hoje vamos mostrar como você pode montar suas aulas, planos e projetos pedagógicos utilizando técnicas e recursos para deixar tudo de uma forma mais fácil, compreensível e claro, para atingir seus objetivos de ensino esperados.

como-montar-plano-aula

Planilha para elaboração de Plano de Aula

Um dos recursos que sempre indicamos e utilizamos é a planilha abaixo, disponível para download aqui.

planilha-plano-aula

Como utilizar a planilha

A idéia é que a cada novo plano de aula, você faça o exercício de preenchê-la, assim poderá facilmente definir o que será realizado em cada novo planejamento.

Tendo de maneira clara quais são os objetivos, conteúdos abordados na atividade, métodos ou estratégias, recursos didáticos e a avaliação, é possível definir o ciclo de cada projeto educativo.

Quando for imprimir, já faça cópias adicionais e tenha sempre à mão esta folha acima, deixe salvo em seu pendrive ou computador.

Apesar de ser possível anotar tudo em um caderno ou folha de rascunho, ter um padrão pode ajudar quando se trabalha com mais de um profissional ou para poder passar o plano de aula que você elaborou para outros professores. O mesmo acontece se você receber um plano de aula de outro professor. Como você prefere, num papel todo bagunçado ou tudo claro e arrumadinho como na folha acima?

Uma vez elaborado, individualmente ou entre os professores e a equipe pedagógica, fica mais fácil dividir as tarefas e quem será responsável por cada uma delas.

Elaboração do Plano de Aula – Definições

É importante seguir algumas definições antes de começar, como:

  • Tema – O tema deve ser fechado e bem definido, se surgirem muitos temas, podem ser necessários mais planos
  • Série/ Turma – o que serve para uma turma pode não servir para outra, crianças com idades diferentes pensam e agem de forma diferentes
  • Duração – você pode definir quando tempo vai utilizar ou terá um tempo definido para trabalhar o tema

Claro que os planos de aula não precisam ser seguidos à risca, e que alterações no meio do percurso são mais do que bem vindas e muitas vezes necessárias, mas se você perceber que seguidamente seus planos de aula estão dando errado, é importante uma auto-avaliação do seu trabalho e também pode ser importante reconhecer que precisa de alguma ajuda.

Vídeo sobre planos de aulas

O vídeo abaixo pode parecer meio longo, então se você estiver com um tempinho sobrando, pode ser interessante assistir e pegar as dicas para fazer seu plano de aula. Quando assistimos, deixamos somente o áudio e demos continuidade à nossas tarefas e pesquisas, assim economizamos nosso valioso tempo, e acho que você pode fazer o mesmo.

Existem outros recursos para o planejamento de aulas que já mostramos por aqui anteriormente, como nosso material com dicas para produzir mais e melhor, nossas dicas de cursos de pedagogia, além do nosso material já pronto, com diversas atividades para as datas comemorativas.

Uma última dica importante para que você tenha sucesso em seus planos é nunca fazer as coisas de última hora. Você sabe quando será a Páscoa, o dia das Mães, as Festas Juninas. Use o calendário à seu favor, e não contra você.

Confira meu material para datas comemorativas que já ajudou mais de 2000 professores.

Você ainda tem dúvidas como montar e elaborar seus planos? Deixe sua pergunta nos comentários.


33 comentários sobre “Como fazer planos de Aula – Materiais e Dicas”

  1. sim eu sei montar mas eu queria com os nossos temas aprendendo a se relacionar, conhecimento do próprio corpo, propriedades dos diferentes objetos e suas transformação, contato com pequenos animais,cuidar de plantas ( para creche 3 ou maternal) cada bimestre utilizamos um deste temas: com objetivo, assunto e o desenvolvimento. tivesse bastante atividades com esses temas. att. Tania

        1. Lamentável é você corrigir um erro de maneira totalmente fora de ética, sou professora de língua portuguesa e não faria isso. Entendo que seja inadmissível esse tipo de erro vindo de uma professora, mas ainda assim não é ético corrigir. Gostei das sugestões e estou iniciando pedagogia agora!! Parabéns pela iniciativa de partilhar o que sabe!!

          1. É necessario corrigir, sim!! Mas não em público. Neste caso vale enviar uma mensagem em particular. Afinal, somos profissionais! Não podemos cometer erros de linguagem nem de relacionamento.

  2. Hoje conheci estas maravilhosas sugestões. Tenho certeza que aprenderei muito.

  3. Infelizmente não trabalho com Educação Infantil, sou professora de 5º ano. Tem sugestões para Ensino Fundamental?

  4. Olá! Sou professora do CAT e estou amando receber o material.
    Obrigada pelas dicas maravilhosa!
    Att, Isabel

  5. Nossa que tudo,estou amando essas ricas dicas,estou aprendendo muito com vocês,obrigada!!! E estamos aqui pra aprender…Sempre!!!!

    1. Que bom Ione, nossas dicas são tão básicas que as vezes achamos que são repetitivas e que todos os professores saem do magistério ou faculdade sabendo, mas muitas vezes não é assim.

  6. Muito grata pela ajuda. Agora que fiz o 1º estágio e não sei muito bem ainda. É uma grande ajuda.

Os comentários estão fechados.