Como Trabalhar a Coordenação Motora na Educação Infantil

A coordenação motora é o que ajuda nosso corpo a se movimentar, se equilibrar e pegar objetos. Podendo ser trabalhada com as crianças, adultos e também idosos.

coordenacao-motora

De maneira geral, podemos dividir a coordenação em dois tipos bem distintos, em coordenação motora grossa e coordenação motora fina, então vamos ver cada uma delas à seguir:

Coordenação Motora Grossa ou Ampla

Quando corremos, andamos e praticamos atividades físicas estamos utilizando a coordenação motora grossa. A coordenação motora grossa também é conhecida como coordenação motora ampla.

Na Educação Infantil podemos realizar atividades recreativas, como pular corda, correr, pular amarelinha e outras diversas brincadeiras ao ar livre e atividades recreativas externas à sala de aula.

Para a Coordenação Motora Grossa você não vai precisar de muitos materiais, bastando um espaço livre, como o pátio ou a quadra da escola. Você pode usar cordas, bexigas, bolas, bambolês e outros objetos para estimular a movimentação das crianças.

Se você não sabe nem por onde começar para fazer essas atividades, não deixe de ver nossa apostila de Jogos e Brincadeiras, com certeza será um material valioso que vai ter poupar muito tempo de pesquisa. [LINK]

Coordenação Motora Fina

A coordenação motora fina são utilizados os músculos menores, como os da mão e dos pés. Durante os primeiros anos da criança na escola, somos responsáveis por ensinar e estimular a coordenação motora fina em diversas atividades, como colagens, desenhos, pintura e também a escrita.

As atividades podem ser trabalhadas à partir do Maternal e Ensino Infantil 1 e 2, e devem ser aplicadas seguindo etapas, de atividades mais fáceis para mais difíceis, observando a evolução da criança a cada uma delas.

No começo, você vai precisar dedicar mais tempo e muitas vezes até segurar as suas mãos para mostrar como se faz. O ideal é que a atividade seja realizada sem ajuda à criança, inclusive passando essa orientação aos pais nas tarefas de casa. Notar alguma dificuldade na coordenação nos anos iniciais é fundamental para que ela seja orientada e encaminhada para especialistas, se necessário.

Um dos modelos de atividades mais utilizados são os pontilhados, que podem ser feitos de diversas formas, usando tinta, giz de cera, lápis, barbante e lã ou colagem de papéis. Lembrando novamente que devemos ir de atividades mais fáceis para mais complicadas, então para uma criança passar cola em um papel pode ser complicado em um primeiro momento.

Não devemos esquecer que boa parte das atividades para estimular a coordenação motora fina tem como finalidade treinar a criança para que nos anos seguintes ela comece a escrever. Então saber segurar corretamente um lápis ou giz de cera ajudará e muito no processo de alfabetização infantil.

Na internet, com um pouquinho de pesquisa e boa vontade, você vai encontrar uma tonelada de materiais para usar em suas aulas, e em nosso site também:

Problemas e dificuldades motoras

Escola, professores, pais e profissionais da saúde podem identificar os problemas mais comuns de coordenação motora. Normalmente essa deficiência fica aparente na sala de aula e na escola, quando o desempenho motor da criança está abaixo do esperado e o comportamento é muito inferior às crianças de mesma idade.

Os especialistas denominam essa deficiência como Transtorno do Desenvolvimento da Coordenação (Developmental Coordination Disorder – DCD) ou TDC, quando não existem outros distúrbios físicos ou neurológicos, como TDAH, Síndrome de Down, etc. E algumas pesquisas internacionais indicam que cerca de 6% das crianças apresentam algum problema de coordenação ou dificuldade motora.

Além de professores, alguns pais nos pedem atividades com freqüência, sempre pensando em ajudar os seus filhos que tem dificuldades, como por exemplo o autismo e o TDAH, então as atividades acima podem ser utilizadas com esta finalidade também.

Saiba mais: http://www.revistas.usp.br/rto/article/view/14052/15870

Coordenação Motora no Maternal

Os tracejados são as melhores ideias e também as mais fáceis quando falamos de atividades de coordenação motora para o maternal. Além de serem muito fáceis de encontrar na internet para imprimir, você também pode fazer suas próprias atividades usando um editor de textos como o Word ou PowerPoint, personalizando suas atividades de acordo com a sua necessidade.

As colagens, com diversos materiais, também são uma boa alternativa de atividades para o Maternal, lembrando sempre do cuidado de utilizar materiais seguros para as crianças, como cola não tóxica, objetos não cortantes e sempre ficando atento para que nenhuma delas coloque os materiais na boca.

Cansou de procurar atividades e não encontrar? Veja minha apostila pronta.

Conclusão

Como você pode ver, as atividades para coordenação motora são mais fáceis e simples de fazer do que você imagina. Então que tal começar a colocar essas e outras atividades em prática?


25 comentários sobre “Como Trabalhar a Coordenação Motora na Educação Infantil”

  1. Achei ótima suas explicações pq muita das vezes nos confundem parabéns vc esclareceu minha dúvida agora eu sei separar uma da outra.

    1. Explicamos tudo direitinho, assim tudo mundo entende de uma vez por todas os tipos de coordenação motora!

  2. Obrigada excelente explicação Parabéns, sou supervisora ,farei possível para colocarmos em prática, amei.tenha um ótimo final de semana. Abraços.

    1. Que bom que gostou, estaremos sempre colocando esses conteúdos mais completos para ajudar todos os educadores.

      1. Sou pro de educação numa creche noturna e temos crianças de 6 meses a seis anos e ficam todos juntos nas atividades e vou começar a introduzir as atividades conforme a idade e separá – los, adorei todas as explicações Parabéns

  3. Obrigada. Tenho Dois alunos TGD. Autistas. Amei a idéia. Solicito mais variedades voltada para o Autista.

  4. Gostei imensamente ,sou professora de educação infantil e para mim vai ser de grande valia . Muito obrigada

  5. Trabalho com uma turminha de três anos, aproximadamente quinze crianças todos os dias, minha preocupação é o ano que vem, que irão para a salinha de aula, questionei as professoras e uma delas me disse que sentiu que as crianças precisavam de mais coordenação motora fina, decidi prepara-los por isso minha procura por essa atividade, fiquei muito feliz das propostas postadas é bem simples e dá para fazer todas com todos, com certeza vou por em prática, obrigada.

  6. Boa tarde! Muito obrigada pelas dicas muito bom adorei, conseguir tirar minhas dúvidas. Que Deus te abençoe

  7. Amei suas dicas só não consegui ver a apostila de jogos e brincadeiras, moro em Boston nos Estados Unidos e tenho uma escolinha na minha casa e muitas atividades estou aplicando . Pois aqui as crianças ficam muito presas dentro de casa por causa do frio rigoroso ,se tiver como me enviarem a apostila jogos e brincadeiras meu e-mail: miriamlopes2009@gmail.com

  8. Boa tarde. Excelente artigo. Vc teria aqui no blog ou em outro lugar as nomenclaturas das habilidades? Preciso ter uma noção das áreas trabalhadas em minhas atividades propostas nas aulas dos alunos de 5 anos. Obrigada.

Os comentários estão fechados.