11 Atividades e Brincadeiras Selecionadas para Autistas

Apesar de não ser o foco principal do nosso site de atividades de educação infantil, educadores, também pais e mães de autistas e portadores de necessidades especiais são muito bem vindos por aqui, tanto que no Facebook recebemos muitas visitas, curtidas e compartilhamentos de páginas sobre o tema.

Recentemente começamos a estudar mais sobre o tema do autismo e também sobre crianças com necessidades especiais, o que possibilitou escrever um artigo sobre autismo que você pode ler aqui.

Então, pensando em facilitar a vida de todo mundo e ainda dar dicas bacanas para alfabetização, melhora do raciocínio, coordenação motora, operações matemáticas e muito mais, selecionamos os artigos que realmente importam para você abaixo.

Todos os textos cliváveis e que levam para outros artigos possuem uma linha sublinhada.

Nosso site começou em 2009, e de lá pra cá mudamos um monte de coisas e agora mais recentemente, 2013, estamos usando este site que você está navegando, mas mesmo assim passamos por alguns problemas técnicos, então caso encontre alguma imagem de atividades sugeridas quebrada, algum link com erro ou algo que pareça estranho, por favor, nos avise pelos comentários.

atividades-brincadeiras-autistas

Então para começar nossa seleção de atividades educativas para crianças autistas, vamos partir de algo básico.

É bem comum realizar atividades que visam o aprimoramento da coordenação motora, ampla e fina com as crianças autistas, sempre pensando em sua autonomia e independência.

E uma das atividades que podemos propor, são as atividades de colagem. Veja clicando aqui ou na imagem.

atividades-de-colagem colagem-barbante-la

Outra opção de atividades que envolvam um pouco de trabalho manual são as atividades com materiais reciclados, lembrando que pela dificuldade dos autistas em seguir roteiros longos e com passos repetitivos, algumas atividades podem não ser recomendadas.

Para trabalhar com material reciclado, você pode previamente fazer os passos mais complicados e os trabalhos serão finalizados pelos alunos com autismo.

Veja as sugestões de trabalho com material reciclado aqui ou clicando na imagem.

reciclagem garrafa pet

Uma das principais dificuldades dos autistas é em relação à comunicação, principalmente a comunicação oral, o que torna a comunicação escrita muito importante, então as atividades de alfabetização são mais que necessárias.

Se você não souber por onde começar, tente começar pelas atividades com as vogais e também com as atividades com as consoantes.

atividades para ensinar as vogais para as crianças utilizando materiais alternativos
atividades para ensinar as vogais para as crianças utilizando materiais alternativos

alfabeto de eva

Passados os primeiros anos escolares da criança com autismo, não podemos deixar de lado também as operações matemáticas, que podem ser muito mais fáceis de aprender usando jogos matemáticos.

Desde as operações matemáticas mais simples, como soma e subtração até coisas mais complicadas como multiplicação,tabuada, divisão e frações podem ser ensinadas de forma mais lúdica, como você pode ver aqui.

Também é possível acessar o material clicando nas imagens.

jogos-matematicos

Outra atividade que serve para estimular a criatividade das crianças e até para adultos com autismo ou dificuldades de aprendizado é o trabalho utilizando palitos de picolé.

Por serem baratos e versáteis, eles podem servir desde as aulas de artes até para criar jogos, usar nas operações matemáticas e uma outra infidade de coisas.

Pra ver as ideias de atividades com palitos de picolé é só clicar aqui ou na imagem.

jogo da velha picole

Voltando ao campo das artes, também não podemos esquecer que podemos apresentar alguns artistas para as crianças autistas, assim como fazemos com as crianças com desenvolvimento cognitivo normal.

Você pode escolher o Romero Britto, Tarsila Amaral ou qualquer outro artista que achar que se encaixe em seu programa pedagógico.

painel-romero-britto

tarsila-amaral-obras-abaporu1

Se você tiver recursos financeiros na sua escola ou mesmo para os pais que lêem nosso site, uma boa alternativa para as crianças autistas é ter a disposição uma boa brinquedoteca.

Os brinquedos de madeira são uma bonita e excelente opção, sendo que vários brinquedos feitos em madeira podem servir também para reproduzir cenas cotidianas, como xícaras de chá e café, algumas ferramentas, cenários como a sala e a cozinha, estimulando a criatividade das crianças.

Você pode encontrar alguns brinquedos de madeira aqui.

que brinquedoteca não tem uma casinha?
Casinha de madeira com as laterais e teto abertos para fácil acesso

Pensando na independência da criança autista quando ela for adulta, também precisamos ensinar como se usa o dinheiro, o que é, quanto ele vale, o troco, as principais notas.

Você pode fazer um mini-mercado na escola, representar as notas com cópias de notas reais (algumas papelarias e na internet possuem notas para isso) ou pode fazer sua própria moeda. Nossa atividade sobre dinheiro está aqui.

mural-dinheiro-sistema-monetario

O que você pode estar pensando é que muitas vezes você precisa de atividades diferentes, próprias para autistas, mas o que você precisa saber é que você precisa é aprender a criar adaptações e que nem sempre vai ter atividades próprias e específicas para a criança autista que está sob seus cuidados.

Então para finalizar, vamos te dizer o que mais nos ajudou na hora de trabalhar ou conviver com uma criança autista.

Fizemos e recomendamos o Curso de Educação Especial, oferecido online aqui. Você vai aprender mais sobre a criança com necessidades especiais e como e quais ferramentas utilizar para garantir uma educação completa.

Confira meu material para datas comemorativas que já ajudou mais de 2000 professores.

Conclusão

Agora que você está com uma diversidade de sugestões de atividades para crianças autistas, está na hora de colocar algumas delas em prática, e se quiser aprender mais sobre o tema, nos escreva, dizendo se gostou, o que não gostou, dando suas sugestões e colaborando com o nosso site.


12 comentários sobre “11 Atividades e Brincadeiras Selecionadas para Autistas”

  1. Amei… Tenho um filhinho autista de 5 anos gostaria de saber sobre cursos… Oficinas para aprender sobre atividades para desenvolver sua aprendizagem..

    1. No final do texto indicamos alguns cursos, seria interessante você dar uma olhada. Eles podem te ajudar com seu filho autista.

  2. Entrei no site para ver lembrancinha para o dia dos pais, sou catequista e irei usar a idéia da palma da mão para fazer um cartão amei, e se deparei com o assunto do Autismo, onde tenho um sobrinho que tem, ele com 4 anos e a família esta aprendendo e se adaptando com o problema, e ja coloquei no face para elas conhecerem melhor sobre o assunto, amei as brincadeiras onde com certeza iremos interagir com ele, muito obrigada e parabéns. Márcia

    1. Que bom que gostou Marcia e que bom que indicou nosso site para quem precisa. Ter uma criança autista por perto é bem difícil e nos solidarizamos com o seu e tantos outros casos.

  3. Ótima matéria, parabéns! Meu filho é autista, foi diagnosticado à 6 meses. Isso vai me ajudar muito.

    1. Que bom que vai te ajudar Thais, o importante é não desistir da educação do seu filho autista. Em breve teremos mais atividades!

  4. Parabéns a equipe por incluir o autismo nas suas publicações. Tenho uma filha de 3 anos autista e ela é a prova em pessoa do amor puro que tanto Deus nos ensina…
    As atividades selecionadas para trabalha com autistas são excelente.

  5. Sou professora e estava procurando brincadeiras educativas para uma melhor interação com meus alunos (tenho dois autistas) e achei a matéria perfeita, me ajudou bastante.
    Parabéns!!!

Os comentários estão fechados.