Plano de Aula Sobre a Árvore Genealógica

Criar uma árvore genealógica é uma das atividades que você pode realizar durante o ano letivo para as crianças conhecerem mais sobre elas mesmas, resgatar valores familiares e também para conhecer mais sobre a história e rendem um belo projeto e plano de aula inesquecível.

arvore-genealogica-fotos

Por onde começar a árvore genealógica?

Em casa é o lugar mais fácil, peça para que os alunos façam entrevistas com seus mais, tios e avós. Para facilitar, você pode fazer uma lista básica de perguntas sobre a família, onde nasceram, tradições, alimentos, religião ou alguma história familiar importante.

Como hoje é fácil tem uma câmera fotográfica e um gravador, ou mesmo um telefone celular com essas funções, estimule os alunos à gravarem e fotografarem as entrevistas.

Viagens para conhecer os parentes

Se houver a possibilidade da família fazer viagens para conhecer os parentes que compõe a árvore genealógica, é importante saber o porque de terem se instalado naquela região, por questões econômicas, melhores estruturas e qualidade de vida etc.

No Brasil é muito comum o movimento migratório dentro do país, e muitas famílias de fora do país. Pode ser uma boa oportunidade para as crianças terem contato com mapas e para irem marcando onde ser antepassados estão ou estiveram.

Famílias Diferentes, não tradicionais

Atualmente, como temos uma variedade incontável de tipos de famílias, crianças adotadas, sem pai ou mãe etc, é importante orientar os alunos para não se preocuparem em ter todos os elementos de uma família tradicional em sua árvore genealógica. Nesses casos, também é possível dar a opção para a criança e todos os alunos que ao invés de fazer uma árvore genealógica representativa, possa fazer um texto ou uma redação como sua tarefa.

Modelo de árvore genealógica

Após a coleta de todas as informações, você pode sugerir para os alunos que peguem uma folha de papel grande, uma cartolina, e represente sua família, colando fotos da família, para dar vida e colorido ao projeto. Forneça um modelo de árvore genealógica para as crianças terem como uma amostra e sugira os materiais para utilizar na sua construção.
árvore-genealógica-coloridaarvore-genealogicaárvore genealogicaárvore genealogica para completar

Confira meu material para datas comemorativas que já ajudou mais de 2000 professores.

Sugestão de atividade: 3ª a 5ª série
Ideias para Projeto: Minha Família, Quem sou eu, Nossa Origem, Investigando a minha história


7 comentários sobre “Plano de Aula Sobre a Árvore Genealógica”

  1. Muito boa a ideia! Eu tinha vontade de fazer isso com a minha familia e nao sabia por onde comecar. Valeu! Tchau!

  2. Essa atividade vai me ajudar muito , tenho que trabalhar o tema FAMÍLIA o ano inteiro na Educação infantil. Muito Obrigado!

Os comentários estão fechados.