Música e historinha infantil: A Cobra e o Pezinho de Limão – Atividades para o Berçário

Que tal levar uma novidade para as suas atividades com as crianças do berçário? E olha que de novidades e ideias bacanas a Rejane, nossa colaboradora, entende!

musica-bercario

 

Desta vez, o destaque é para esta atividade que mistura dramatização e música. As músicas infantis são um ótimo recurso para a educação desde os primeiros anos de vida. As partes do texto destacadas, como o trecho abaixo, foram escritos pela própria professora Rejane.

As atividades com música no berçário são as preferidas pelas crianças, então os professores precisam de criatividade em dobro neste quesito.

Música: A Cobra e o Pezinho de Limão

A cobra não tem pé, a cobra não tem mão,

Como é que a cobra sobe no pezinho de limão (2x)

A cobra vai subindo vai, vai, vai
Vai se enrolando vai, vai,vai.

A cobra não tem pé, a cobra não tem mão,
Como é que a cobra desce do pezinho de limão (2x)

A cobra vai descendo vai, vai, vai
Vai se desenrolando vai, vai, vai.

Você pode repetir a música com as crianças durante alguns dias para elas aprenderem a letra e sempre que quiser animar o dia.

Como fazer a atividade

musica-bercario-cobra-limao2

Esta atividade foi formulada em forma de dramatização, fiz o pezinho de limão de EVA e a cobra de rolinhos de papel higiênico.

Usei fantoches de animais para um diálogo entre eles e a cobra que queria subir no pezinho de limão, mas não tem pé e não tem mão.

exemplos: o macaco disse que usa as mãos e os pés, o leão disse que usa as garras, a girafa alcança com o pescoço.

Até que um dos animais lembra a cobra que ela pode se enroscar para subir e descer, neste momento cantamos a música, enrolando a cobra no pezinho de limão.

Depois convidei as crianças para colorir um cartaz para expor a música. Foi uma atividade muito apreciada pelos pequenos.

É importante que você não se limite somente à copiar a atividade da maneira como ela foi proposta, você precisa adaptá-la e melhorá-la para que ela se encaixe nas suas aulas e na sua programação escolar.

musica-bercario-cobra-limao3

A importância da Música na Educação Infantil

As músicas, além de alegrar as crianças e ser uma ótima brincadeira infantil, é um recurso muito útil para as atividades do berçário e também para as atividades para educação infantil. Durante os anos escolares, conforme passam os anos, as músicas vão deixando as salas de aula, porém algumas músicas são procuradas para animar as aulas ou ajudar a memorizar um conteúdo específico, como as fórmulas necessárias nos exames do vestibular.

O objetivo da música para crianças de 0 a 3 anos é ouvir, perceber e diferenciar os diversos sons através da brincadeira, imitação e reprodução musical.

Já para crianças de 4 a 6 anos o objetivo é basicamente explorar e identificar elementos da música, perceber, expressar sensações, sentimentos e pensamentos utilizando composições, interpretações musicais.

Para as crianças nesta faixa etária os conteúdos relacionados ao fazer musical deverão ser trabalhados em situações lúdicas, fazendo parte do contexto global das atividades.

Fonte: RECNEI (Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil)

Outras atividades da Profa. Rejane

bercario-atividade-cd

Reciclando CDs

painel-sensorial1

Painel Sensorial

formacao-identidade

Formando a identidade das crianças

Receba atividades exclusivas no seu email por 7 Dias.


Seja colaboradora também

Você gosta de atividades diferentes e preparadas com amor? E você acha que elas nascem em árvores? Não, sempre tem alguém por trás disso tudo, que dedica seu tempo para elaborá-las. Então se você faz atividades diferentes, divertidas e quer compartilhar, seja nossa colaboradora! Todas as informações para ajudar nosso site e também todos os visitantes do site estão aqui: Seja Colaboradora.


17 comentários sobre “Música e historinha infantil: A Cobra e o Pezinho de Limão – Atividades para o Berçário”

  1. Parabéns!Coo é bom podermos compartilhar de momentos como esse.E abrilhantou ainda mais a minha aula pegando o seu exemplo.Valeu!!!

  2. Espetacular, gosto muito de trabalhar com música independente da idade pois eles tem muitas diversidade de trabalho.

Os comentários estão fechados.