Como ensinar reciclagem para as crianças

Reciclagem e ecologia são temas cada vez mais abordados em sala de aula e cada vez mais cedo com as crianças. Para isso dar certo, você precisa ensinar de uma maneira fácil, que as crianças entendam rapidamente e que seja de uma forma lúdica, ou seja, brincando.

Pesquisas revelam que o ensino lúdico possibilita muito mais desenvolvimento para as crianças, pois ela encontra prazer e satisfação durante a atividade.

reciclagem crianças

A importância da reciclagem

A gente sabe que é importante, mas muitas vezes é melhor ter os argumentos certos para falar com as crianças sobre a reciclagem. E o melhor argumento de todos é falar sobre o tempo de decomposição dos materiais.

Você vai encontrar várias tabelas e listas descrevendo quanto tempo vai demorar para o papel, vidro, metal e plástico se decomporem e algumas informações podem até variar de uma fonte para outra, mas basicamente sempre é bastante tempo, um número incontável de anos, muito maior do que a vida de uma pessoa.

reciclagem tempo

Outro bom motivo para reciclar é a energia necessária para produção dos materiais, já que reciclar usa bem menos energia do que produzir um material novo. Entre outros motivos, podemos citar:

O metal, por exemplo, precisa ser explorado na terra, o que causa grandes áreas de devastação florestal, que dificilmente vai ser recuperada após a retirada dos metais.

O plástico é um derivado de petróleo, e sabemos que os combustíveis fósseis são responsáveis pela poluição que temos em nosso ar.

O papel hoje gera uma boa discussão, já que praticamente todo o papel que produzimos hoje e que você deve usar na sua sala de aula é produzido de forma sustentável, com árvores plantadas para esta finalidade, então mesmo consumindo papel, não estaríamos gerando problemas para natureza. Porém grandes plantações de árvores também provocam a derrubada da mata nativa, o que provoca o desequilíbrio ambiental na região.

O vidro, considero que é um dos materiais menos preocupantes pois ele pode ser infinitamente reciclado, bastando a necessidade de derretê-lo novamente. Alguns vidros de bebidas são lavados e usados novamente, sem sequer passar por um processo de reciclagem. E também aposto que você tem um vidrinho de molho, maionese ou qualquer outra comida que você usa pra guardar outras coisas depois, de certa forma isso também é reciclagem.

Outro ponto que muita gente não fala sobre reciclagem quando conversa com as crianças é sobre a reciclagem de equipamentos tecnológicos. Você sabia que tem ouro e outros metais preciosos no seu telefone celular? Com o aumento da tecnologia de reciclagem e usando ácidos e outros produtos químicos, hoje é possível remover os metais mais valiosos de equipamentos que muitas vezes ficam esquecidos dentros das gavetas de casa.

Que tipos de materiais podem ser reciclados?

Além de ensinar que reciclar é importante, devemos ensinar as crianças que materiais podem ir para o lixo reciclável e como fazer a separação correta desses materiais.

Em casa, muitas vezes é inviável ter lixeiras diferentes para cada material, mas é bem fácil separar o lixo orgânico do reciclável e em muitas cidades existem programas de coleta de lixo reciclável. Mesmo não havendo um programa de coleta, você pode procurar na sua cidade se ela possuí alguma cooperativa de reciclagem que possa destinar o lixo corretamente.

Na escola é possível instalar as lixeiras de lixo reciclável como parte de um projeto maior para o ensino e também para incentivo à reciclagem.

Para que as crianças saibam corretamente o que vai em cada lixeira, você professora, precisa ensinar as crianças como se separa o lixo reciclável do lixo orgânico e também que cada tipo de lixo deve ser destinado em um tipo específico de lixeira.

E se você não tiver as lixeiras coloridas, isso não é motivo para deixar de reciclar. Você pode imprimir o nome de cada material em uma folha de papel e colar sobre uma folha de cartolina colorida de acordo com o tipo de material e depois plastificar.

Lixeira Amarela: Metais e latinha de refrigerante
Lixeira Verde: Vidros
Azul: Papéis
Vermelho: Plásticos

Na imagem abaixo fica mais fácil e detalhado cada tipo de material que vai em cada lixeira.

Cores e tipos de material que vão em cada tipo de lixeira
Cores e tipos de material que vão em cada tipo de lixeira (clique para ampliar)

E como para crianças, nada é melhor do que brincar, você pode pegar caixas de papelão forradas com papel colorido nas cores das lixeiras de lixo reciclável ou as próprias lixeiras (limpas, pelo amor de deus!), pegar embalagens e frascos e espalhar pela sua sala.

A atividade consiste em deixar que cada criança pegue um tipo de lixo e jogue na lixeira correta (somente cuidado com o vidro, que pode ser deixado de lado para segurança das crianças, ou então você pode imprimir modelos de garrafas em uma folha A4 como forma ilustrativa).

Outra atividade que você pode fazer se tiver um espaço em sua creche ou escola é enterrar diferentes materiais sob a terra. Elas verão com os próprios olhos como o papel se desfaz muito rápido, enquando outros materiais vão parecer intactos. Se você conseguir se planejar, pode enterrar os objetos meses antes e desenterrar no momento da atividade com as crianças.

Além da reciclagem, você pode abordar outros assuntos como a separação do lixo para coleta seletiva, o uso consciente da água e também a preservação da mata e dos animais.

Objetos feitos com material reciclado

Usando a criatividade e partindo dos materiais certos você pode fazer muito mais coisas do que você possa imaginar. A reciclagem de materiais consiste não só em destiná-lo corretamente na lixeira, e sim prolongar sua utilização, transformando algo que não é mais utilizado em algo útil e que se torne utilizável novamente.

reciclagem caixa de papalão

Como você pode ver dá pra reciclar de tudo e criar algo novo, uma caixa de papelão grande pode ser transformada em uma casinha para as crianças, e mesmo não tendo uma caixa grande, você pode usar uma ou mais delas para a montagem e fazer algo criativo,.
reciclagem latas de metal

As latas de metal podem ganhar vida de novo, sendo utilizadas como vazos para plantas, e se decoradas pelas crianças, ficam mais bonitas ainda!
reciclagem caixa de ovo

E aquela caixa de ovo que ia para a lata de lixo, agora pode ser reciclada e se transformar nesses mais que simpáticos cogumelos, usando tinta e olhos.
reciclagem rolo papel higienico

Os rolinhos de papel higiênicos também não ficam de fora da nossa lista de materiais que podem ser reciclados e são ótimos para as crianças. Você pode por exemplo fazer um foguete, que os meninos vão adorar. Para as meninas, você pode fazer animais, bonequinhos e outros diversos modelos que são encontrados facilmente na internet.
reciclagem pet

Se tem uma coisa que eu não gosto na minha sala é bagunça. E se der pra reciclar e dar um jeito na desordem ao mesmo tempo? Olha que de mais essa ideia de cortar embalagens de líquidos em garrafa PET para separar os lápis de cor! Aposto que da próxima vez que você for fazer uma atividade, pegar os lápis da cor certa vai ser muito mais fácil.

Acho que você vai gostar também de ver:

17 jeitos divertidos de reciclar garrafa PET

Jogos de Tabuleiro com material reciclado

Como ensinar ciclo da água para crianças

Como ensinar os tipos de energia para crianças

Conheça meu segredo para planejar aulas perfeitas! As editoras querem que eu tire do ar.

Conclusão

Como você viu, reciclagem pode ser abordado de diversas maneiras com as crianças. A maneira como você vai fazer isso pode variar e claro, você pode usar todos os recursos que você tiver disponíveis na escola, como vídeos, músicas e também livros sobre reciclagem.


4 comentários sobre “Como ensinar reciclagem para as crianças”

Os comentários estão fechados.