Zumbi dos Palmares em Cordel – Livro para o Dia da Consciência Negra

Realmente muito nos empolgou o passeio do final de semana pelas principais livrarias de São Paulo e anotamos um monte de novidades pra vocês que vamos contar aos poucos.

Com a proximidade do Dia da Consciência Negra, estamos trazendo a avaliação e recomendação do terceiro livro que pode ser utilizado para leitura com as crianças, estimulando a criatividade, imaginação, entre outros aspectos cognitivos.

O mais importante dessas leituras para o Dia da Consciência Negra, 20 de Novembro, é que estamos criando nas crianças o respeito e também a noção de igualdade entre povos e raças, mostrando o que aconteceu no passado, para que o mesmo não aconteça no futuro.

O livro que vamos mostrar hoje mostra um dos personagens mais emblemáticos da luta pela igualdade racial, Zumbi dos Palmares. E não poderia ser feita de uma forma mais brasileira.

Zumbi dos Palmares em Cordel – Madu Costa

zumbi-em-cordel_madu-costa

“Este cordel é dedicado ao povo brasileiro: homens, mulheres e crianças, verdadeiros Zumbis na resistência diuturna por respeito às diferenças étnico-raciais. Em especial, aos Movimentos Negros organizados, que sempre lutaram radicalmente para afirmar os direitos do nosso povo.”

A forma como o livro foi escrita realmente é um cordel, que apesar de ser um pouco diferente das leituras normais, não é difícil para as crianças, sendo também importante que elas conheçam desde cedo sobre a literatura popular brasileira.

O livro Zumbi dos Palmares em Cordel é uma leitura recomendada para crianças de 5 a 8 anos, fácil de ler e muito bem ilustrado, todas as ilustrações são bem características do cordel como conhecemos.

É uma forma realmente diferente de apresentar os momentos históricos iniciais que culminaram na abolição da escravatura apesar de muitos mortos e feridos que tanto lutaram por liberdade.

A obra de Madu Costa está disponível na Saraiva por R$18,00 e pode ser comprado pela internet com a opção de retirada na loja para não pagar frete. É a melhor opção, pois assim você garante o preço e a disponibilidade do livro, já que ele não costuma estar em estoque nas lojas.

Zumbi dos Palmares – Em Cordel
Madu Costa
Faixa Etária: 5 a 8 anos
Preço: 18 Reais – Saraiva

Já comentamos também sobre outros livros para o Dia da Consciência Negra aqui:

Meninas Pretas
Minha Mãe é Negra Sim
5 Livros para comemorar o Dia da Consciência Negra

E também dedicamos um espaço do nosso site para falar mais sobre a data e os tipos de atividades que você pode realizar para a comemoração desta incrível data comemorativa do calendário escolar, link abaixo.

Atividades para o Dia da Consciência Negra – 20 de Novembro

Cansou de procurar atividades e não encontrar? Veja minha apostila pronta.

Esperamos que você tenha gostado de mais esta indicação de livros para crianças e também deixe sua sugestão pra gente aumentar a nossa biblioteca da escola com livros de qualidade.