Diversas Atividades para o Dia da Proclamação da República

O dia 15 de novembro marca uma importante data escolar e recheada de atividades para educação infantil. Estamos nos referindo à Proclamação da República.

Este evento foi o que marcou a extinção do regime monárquico no Brasil. Segue abaixo um pequeno resumo dos fatos que levaram a mudança de regime de governo no Brasil.

Quando aconteceu a Proclamação da República?

A antiga Capital, Rio de Janeiro, foi tomada em 15 de novembro de 1889, pelo Marechal Deodoro da Fonseca, que insatisfeito com a Monarquia portuguesa liderou um golpe militar contra a Monarquia e instaurou a República Federativa e Presidencialista no Brasil.

Então, um governo provisório foi instaurado, sendo nomeado presidente da República Marechal Deodoro da Fonseca. Hoje, esta data é declarada como um feriado nacional.

Para marcar esta data, selecionamos algumas atividades educativas.

Painéis para Proclamação da República

Que tal criar estes lindos murais na sua escola ou na sua sala de aula? Você pode executar estas atividades em conjunto com seus alunos, deixando que cortem e colem cada parte do mural.

Atividades para 15 de novembro para colorir

Colorir sempre é uma das atividades prediletas das crianças. Além da diversão, a coordenação motora é desenvolvida.

Imagens de Atividades Infantis

Conheça mais sobre o hino da Proclamação da República

[youtube http://www.youtube.com/watch?v=1UsNCW4tkLQ]

Letra do hino da Proclamação

Hoje, o dia 15 de Novembro é um feriado nacional, pois é um grande marco para a história brasileira. Não importa se foi uma revolução ou um golpe, temos que continuar com o espírito que levou Marechal Deodoro à lutar, devemos continuar a lutar pelo que julgamos melhor para nosso país.

Outras ideias para trabalhos

Faça um debate com seus alunos sobre a monarquia e a república, levantando os pontos positivos e negativos de cada tipo de governo. Aproveite o momento para falar dos fatos da história do Brasil que antecederam a Proclamação da República, o Brasil monarquico e suas consequências.

Leitura recomendada

Um livro muito interessante é o Essa Tal Proclamação da Repúbica, que você pode ler para aprender mais e também ler alguns trechos para seus alunos. O livro conta a história do nosso país de uma maneira menos chata, sem o formalismo dos livros de história e enciclopédias.

proclamacao-republica

E como sempre, recomendamos que você compre seus livros na Saraiva, única livraria que recomendamos depois de diversas frustrações anteriores. Clique aqui para ir para loja.

Esperamamos que tenha gostado das atividades educativas para a Proclamação da República e deixem comentários. Nos ajude também compartilhando nas redes sociais e enviando suas sugestões.