Materiais e Atividades para o Dia do Trabalho

Procurando material e atividades para comemorar o Dia do Trabalho na Escola? Já se pegou aquelas situações onde você está cheia de tarefas para corrigir, tarefas de casa para resolver e ainda tem que preparar uma bela aula para seus alunos? Então respire fundo e continue vendo nosso site.dia do trabalho

Um pouco sobre a História do Dia do Trabalhador

O Dia do Trabalho surgiu em 1889 na França, como um movimento de homenagem à greve geral de 1º de Maio de 1886 em Chicago, nos Estados Unidos, que era um dos principais centros industriais do século dezenove.

O movimento grevista de Chicago protestou contra as longas jornadas de trabalho, de 13 horas. Após diversas manifestações, passeatas, piquetes e discursos sobre direito do trabalhador, houveram muitas prisões, confrontos com autoridades locais, feridos e mortos, mas que resultaram na redução da jornada de trabalho para 8 horas diárias.

No Brasil, o primeiro registro de comemoração do 1º de Maio foi em Santos, importante cidade portuária do Brasil, em 1895, também como uma luta pela redução da jornada de trabalho. Porém somente em 1925, o Dia dos Trabalhadores foi determinado como feriado nacional. Neste dia, diversas organizações sindicais promovem shows, encontros, passeatas.

Porém, as principais conquistas do Dia do Trabalhador ocorrem somente no governo de Getúlio Vargas, com iniciativas populistas, como reajuste anual do salário mínimo, redução de jornada de trabalho, a criação do Ministério do Trabalho, regulamentação do trabalho da mulher e de menores e as leis da CLT, que incluíam as férias e o direito à aposentadoria.

Frases sobre o Dia do Trabalho

“A história do Primeiro de Maio mostra, portanto, que se trata de um dia de luto e de luta, mas não só pela redução da jornada de trabalho, mais também pela conquista de todas as outras reivindicações de quem produz a riqueza da sociedade.” – Perseu Abramo

“Meu Maio”, de Vladimir Maiakovski
A todos
Que saíram às ruas
De corpo-máquina cansado,
A todos
Que imploram feriado
Às costas que a terra extenua –
Primeiro de Maio!
Meu mundo, em primaveras,
Derrete a neve com sol gaio.
Sou operário –
Este é o meu maio!
Sou camponês – Este é o meu mês.
Sou ferro –
Eis o maio que eu quero!
Sou terra –
O maio é minha era!

Você pode ensair algumas frases e mensagem para a apresentação das crianças sobre o Dia do Trabalhador, ou também utilizar uma música, que remeta ao tema da data comemorativa.

Dia do Trabalho para Pintar

Comemorar e fazer a data ser lembrada pelas crianças é muito fácil, basta tentar reunir atividades recreativas e também educativas. Pintar é uma das atividades que colaboram muito para o aprendizado, e reforças também a coordenação motora, a capacidade de concentração e muito mais. Selecionamos algumas atividades para pintar sobre o Dia do Trabalhador, então basta você escolher quais quer levar para a sua sala de aula, imprimir, fazer as cópias e pronto.

Lembrando que você pode fazer uma variação com as atividades para pintar, pedindo para que façam o preenchimento das áreas da imagem através de colagens ou de outra técnica que você julgar interessante para as crianças nesta data comemorativa.

Claro que na internet você vai encontrar diversas outras imagens, já que não podemos colocar todas as imagens do Dia do Trabalho aqui. Se estiver procurando algo específico que não consegue achar, deixe seu comentário e tentaremos te ajudar.

Atividades, Jogos e Brincadeiras para o Dia do Trabalhador

Para as crianças em fase de alfabetização ou já alfabetizadas, você pode levar algumas atividades mais elaboradas sobre o Dia do Trabalho, entre elas:

  • jogo da memória
  • caça-palavras
  • cruzadinhas
  • ligar os pontos
  • escrever textos, mensagens e frases

Veja algumas sugestões de jogos e brincadeiras para o Dia do Trabalho abaixo:

Murais e Painéis para Decorar a sala de aula no Dia do Trabalho

Como já mostramos diversas vezes aqui no site, os cartazes, murais e painéis são muito presentes nas datas comemorativas. Você pode achar que são somente peças decorativas, mas o processo de construção dos murais com os alunos, também é uma atividade muito rica para o seu aprendizado, além das habilidades desenvolvidas que já citamos nas atividades sobre pintura.

Você pode fazer um mural para a sala de aula ou ainda no corredor da escola, decorar espaços como o pátio e a biblioteca, para que todos se lembrem do Dia do Trabalho, sua data, dos anos anteriores de luta e conquista significam hoje.

Você pode utilizar diversos materiais na confecção do seu mural do Dia do Trabalhador:

  • EVA
  • Cartolina
  • Papel Cartão
  • Tecido – para a roupa dos profissionais
  • Cola
  • Tesoura
  • Purpurina
  • Lantejoulas

As imagens e moldes para os painéis podem ser retiradas da internet. Veja alguns exemplos:

E então? Não é tão difícil se planejar para as datas comemorativas, certo? Se você está vendo isso com antecedência, parabéns, pois sabemos que esse não é o hábito de muitos educadores, o que torna as aulas fracas, desinteressante e sem estímulos suficientes, justamente pela falta de planejamento das atividades.

Mas se você está desesperada para achar alguma coisa pois é véspera da sua comemoração da data, tente se lembrar do nosso site da próxima vez, assim você nos faz uma visita e já pega as idéias antes de se descabelar por mais projeto de aula de datas comemorativas.


Confira meu material para datas comemorativas que já ajudou mais de 2000 professores.

3 comentários sobre “Materiais e Atividades para o Dia do Trabalho”

  1. adorei muito obrigada Claudia, mas vou lhe informa, que eu faço graduação de nutrição infantil achei um artigo seu sobre alimentação infantil na escola muito interessante .mas obrigada pela atenção que vem me passando . obrigada, abraços!

Os comentários estão fechados.