Como comemorar o Dia do Trabalho de uma nova maneira

E aí vem chegando o mês de Maio, você nem preparou nada muito elaborado e já de cara tem o feriado do Dia do Trabalho. Vai fazer uns desenhos, pintar, colar, aquele básico de sempre, repeteco do ano passado? Não há nada errado nisso, mas você consegue fazer melhor, sabemos disso!

dia do trabalho

Saiba que com planejamento e pesquisa, é possível fazer aulas melhores, tanto no conteúdo quanto na geração de interesse dos alunos. E não estamos falando que pintar, colorir e ler os textos de sempre são ruins, mas estamos falando de experiências enriqueceras, realmente educativas para dar significado às datas comemorativas escolares e também ao Dia do Trabalho.

Importância da Data

Para começar, sempre é bom saber sobre a origem da data, o motivo de comemorá-la, as conquistas dos trabalhadores e como podemos continuar valorizando a data, não somente como um dia de folga, mas como uma verdadeira representação dos anseios da classe trabalhadora e também dos empregadores, já que existe uma visão totalmente distorcida de que os empregadores só querem que seus empregados trabalhem mais pelo menor salário possível.

É sempre importante valorizar as profissões, não importa qual e todas igualmente. Claro que as crianças tendem à valorizar as profissões dos pais, a profissão de professor e também as profissões de seus ídolos, sejam da TV ou também os esportistas de diversas modalidades.

Trabalho escravo

Pouco lembrado nas comemorações do Dia do Trabalho, pouco se fala do trabalho escravo e do trabalho infantil, coisas só lembradas no Dia da Consciência Negra e no Dia das Crianças ou no Dia Internacional dos Direitos das Crianças. É importante lembrar as crianças que isso ainda existe e está oculto da mídia e também muitas vezes oculto nos currículos escolares.

Mas nem tudo é tragédia, e é possível trabalhar o 1° de Maio, Dia do Trabalho, de forma divertida e lúdica.

Dia do Trabalho Divertido

Se tiver tempo e disponibilidade, você pode convidar alguns profissionais de diversas áreas para conversar com os alunos durante a semana do Dia do Trabalho, você pode chamar pais de alunos, os profissionais da própria escola ou alguém representativo da comunidade onde você dá aulas. Para as crianças será um belo exemplo de trabalho e dedicação, e mesmo que não sigam uma ou outra profissão, fica o exemplo de honestidade, dignidade e amor pelo que se faz.

Bombeiro

Outra relação que se pode fazer entre o Dia do Trabalho e as atividades escolares é trabalhar as profissões em desenhos animados. Pesquise nos desenhos favoritos das crianças os personagens e suas profissões.

Por exemplo, no desenho Bob Esponja, o personagem principal trabalha na lanchonete como cozinheiro, junto com seu amigo Lula Molusco que é o caixa do local, recebendo os pedidos e os pagamentos dos clientes.

dia do trabalho - bob esponja

Já no desenho do Pokémon, temos diversas profissões, como cientistas que estudam os bichinhos que as crianças adoram, enfermeiras, policiais etc.

pokemom profissõespokemom profissões1

Já no mundo dos video games, o famoso bigodudo Mario e seu irmão Luigi são encanadores, apesar de desempenhar pouco essa profissão em seus jogos, são sempre lembrados por essa profissão diferente das habituais.

mario e luigi - profissões

Como uma referência mais atual e que fala sobre como todas as profissões são importantes, você pode usar a animação Detona Ralph. Se você não assistiu o filme, basicamente é a história de um personagem de video game que desiste de fazer o que foi destinado, e então um mundo de problemas começa a acontecer.

detona ralph - dia do trabalho

As referências às profissões continuam em diversos outros desenhos animados, histórias infantis, contos; basta um pouco de vontade de procurar.

Emagreça de 4KG a 5KG por semana com esse detox preferido das celebridades

Não fique com medo de tentar coisas diferentes em sala de aula, muitos professores querem seguir uma cartilha, pegar tudo pronto e depois acabam se frustrando com os resultados também. Começa já a preparar as suas atividades do Dia do Trabalho, assim você vai ter mais tempo para pesquisar, elaborar uma atividade bem legal e que será sucesso garantido!