Dia do Estudante – 11 de Agosto

Muitas datas comemorativas em Agosto hein!? E para aumentar ainda mais a agitação pós férias, que tal mais uma data comemorativa? O Dia do Estudante é comemorado no dia 11 de Agosto, e foi criado como forma de homenagear a criação dos dois primeiros cursos superiores no Brasil: Ciências Jurídicas e Ciências Sociais, em 1827, na época ainda de Dom Pedro I.

dia-do-estudante

Com a abertura desses dois novos cursos, quem queria estudar naqueles tempos, não precisaria mais ir à Europa, e os filhos de fazendeiros, políticos e outros membros da sociedade poderiam estudar sem deixar o país.

Mas a data do Dia do Estudante só foi oficializada na comemoração do centenário da criação dos cursos.

Hoje, o Dia do Estudante celebra a busca pelo conhecimento e crescimento intelectual e pessoal, em escolas, universidades e instituições estudantis, como a UNE – União Nacional dos Estudantes. Na Educação Infantil, a data pode ser abordada de diversas maneiras.

Atividades Para Colorir do Dia do Estudante

Além de colorir, você pode fazer diversas atividades que envolvam português, matemática e outras disciplinas. Você pode clicar nas imagens abaixo para salvá-las.

atividade colorir dia do estudante2 atividade colorir dia do estudante1 atividade colorir dia do estudante

Lembrancinhas para o Dia do Estudante

Assim como em todas as datas comemorativas, é muito comum na Educação Infantil, fazer lembrancinhas. Elas podem ser as mais diversas possíveis, e usando desde materiais como cartolina, EVA e até embalagens prontas ou um grande trabalho manual e de artesanato.

lembrancinha-dia-do-estudante lembrancinha-dia-do-estudante1 lembrancinha-dia-do-estudante2

Você pode fazer algumas das sugestões de lembrancinhas abaixo:

  • lápis personalizado
  • canetas personalizada
  • bloco de anotações
  • marca livros
  • bombons e balas
  • chaveiros
  • cartões

Mural para o Dia do Estudante

O Mural do dia do Estudante pode ter mensagens de incentivo, ser composto por frases dos próprios alunos sobre a importância de estudar, pode contar a história da data comemorativa ou ainda retratar as dificuldade dos estudantes pelo Brasil e pelo mundo. Veja as salas de aula da Índia, onde os alunos se sentam no chão e sequer tem mesas e cadeiras.

mural-dia-do-estudantemural-dia-do-estudante3

Materiais para confeccionar murais e painéis

  • imagens retiradas da internet
  • moldes e desenhos em EVA
  • letras de EVA
  • fotos
  • frases e mensagens

Brincadeiras para o Dia do Estudante

Você também pode incluir em seu plano de aula um dia divertido e cheio de brincadeiras para seus alunos, lembrando que a escola também é um local para se divertir e muitas vezes é mais fácil estudar e aprender através de jogos e brincadeiras do que da maneira formal com papel e caneta. Veja aqui como você pode conseguir inúmeras sugestões de jogos e brincadeiras para usar não só no Dia do Estudante, e sim durante todo o ano letivo e até nas férias. [LINK]

Confira meu material para datas comemorativas que já ajudou mais de 2000 professores.

Conclusão

Não é porque é uma data menor ou menos chamativa que você não deve dedicar seu tempo e esforços para trabalhá-la, pode ser a única vez que seu aluno vai ter contato com esse assunto e nunca mais vai ver isso na vida. Para tudo dar certo, tente se planejar com antecedência, reservando as datas e espaços que você vai precisar utilizar para a realização das atividades. E caso o calendário escolar não permita comemorar o Dia do Estudante exatamente no dia 11 de agosto, você pode remanejá-lo para alguns dias antes ou depois sem problema algum.


12 comentários sobre “Dia do Estudante – 11 de Agosto”

    1. Que bom que gostou Helena! Volte sempre para o nosso site! Preparamos um monte de coisas especiais todos os dias!

    1. Janete, que bom que aprecia nosso trabalho. Ficamos contentes com seu comentário sobre essa atividades sobre o dia do estudante.

Os comentários estão fechados.