Dia da Consciência Negra

Diversas Mensagens para o Dia da Consciência Negra para atividades de educação infantil. São algumas imagens que você pode usar nas suas aulas, prontas para você imprimir.

 

Consciencia negra cartaz Consciencia negra livro Consciencia negra mascaras africanas Consciencia negra menina bonita laço fita Consciencia negra nelson mandelaConsciencia negra mensagem

Quer receber 15 conteúdos prontos exclusivos para o Dia da Conciência Negra?

É uma importante data e tema para se trabalhar com seus alunos do ensino fundamental, pois os negros estão totalmente ligados à história do Brasil. Além de incorporar elementos culturais africanos aos costumes e tradições brasileiras, a cultura africana está presente em nosso dia-a-dia e em nossa alimentação.

Leia também: 5 Livros para o Dia da Consciência Negra

Livros para o Dia da Consciência Negra

Temos diversas influências gastronômicas, músicas, festas que tiveram origem dos escravos negros que vieram na época do Brasil colônia.

 

Zumbi dos Palmares foi um do grades líderes dos escravos e também liderou o Quilombo dos Palmares. Foi um dos primeiros passos para a libertação dos escravos no Brasil.

Hoje, a comemoração do dia da Consciência Negra é comemorada como feriado em diversos municípios no dia 20 de novembro.

Os negros africanos colaboraram muito durante nossa história, nos aspectos políticos, sociais, gastronômicos e religiosos de nosso país.

É um dia que devemos comemorar nas escolas, nos espaços culturais e em outros locais, valorizando a cultura afro-brasileira.

Existe uma história do povo negro sem o Brasil. Mas não existe uma história do Brasil sem o povo negro.

Você pode fazer diversas atividades para a comemoração da data:

Vídeo com a história do Negro do Brasil. Neste vídeo, duas renomadas professoras do Rio de Janeiro contam sobre como  os negros se estabeleceram no Brasil e como eles estão intimamente ligados à sociedade brasileira recente.

[youtube http://www.youtube.com/watch?v=pAfbGcdPhP8]

Estas são algumas ideias de como trabalhar consciência negra na educação infantil, mas aceitamos sua sugestão. Não deixe de compartilhar nosso site nas redes sociais e deixe seu comentário para nos dizer o que achou.


Confira meu material para datas comemorativas que já ajudou mais de 2000 professores.

11 comentários sobre “Dia da Consciência Negra”

  1. Gostei muito. Todas as atividades apresentadas são ótimas, muito bom material de pesquisa para enriquecer as minhas aulas. muito obrigado por me enviar esses materias.

  2. Adorei este site , muitas atividades interessante para trabalhar com as crianças vou aproveitar o máximo que puder e também indicar aos meus colegas Parabéns a todos.

  3. Trabalho como auxiliar em uma turma de crianças de 3 a 4 anos (maternal 2) em uma escola de educação infantil…minha cidade é essencialmente de colonização alemã….gostaria de sugestões para trabalhar o dia da consciência negra com estas crianças.
    Obrigada pela atenção.
    P.s.: amei as sugestões parabéns por tudo.

    1. Mari,

      muitas vezes pensamos que devemos dar importância pois é uma data que cada vez mais ganha evidência nacional, mas também é preciso pensar no seu contexto escolar. Talvez seja mais fácil falar sobre preconceito e discriminação de uma forma geral do que somente sobre a presença negra no brasil.

  4. Amei as atividades e gostaria de agradecer os arquivos enviados! Já imprimi algumas atividades e irei trabalhar com minha turma de 3º ano.

  5. Parabéns pelas atividades!

    É muito bom saber que temos pessoas como você que preocupa com a educação nos proporcionando ajuda valiosa.
    Obrigada!

  6. OLÁ, GOSTARIA DE RECEBER O MATERIAL PARA TRABALHAR A CONSCIÊNCIA NEGRA COM MINHA TURMA DE PRÉ II.
    AGRADEÇO DESDE JÁ.

Os comentários estão fechados.