Dia do Aviador – 23 de Outubro – Planos de Atividades

O Dia do Aviador é comemorado todo ano aqui na escola e as crianças adoram as atividades. Por mais simples que pareça, o que vamos usar são somente folhas de papel. Você já tem ideia do que vamos fazer?

atividade para o dia do aviador

No dia 23 de outubro, começamos dedicando algumas horinhas do dia para falar um pouco sobre a história da aviação, como surgiu a ideia de voar, alguns conceitos físicos, os balões e também os personagens que fazem parte dessa história, Santos Dumont e também os Wright, onde ambos podem levar os créditos por terem feito o primeiro vôo de avião do mundo.

Quem inventou o avião?

Santos Dumont inventou o chuveiro de água quente, o ultraleve, o dirigível e também o relógio de pulso, mas sempre é lembrado pelo seu famoso 14-Bis.

Já os irmãos Wright, podem até ter feito o primeiro avião, em 1903, contra 23 de outubro de 1906 do vôo do 14-Bis, mas diferente do brasileiro, os irmãos Wright não fizeram o vôo publicamente, enquanto Dumont voou sobre os arredores de Paris, causando grande impacto na população e na imprensa mundial.

Depois de falar e mostrar algumas fotos sobre toda essa história, deixamos a polêmica de lado e buscamos rapidamente tentar explicar os fenômenos físicos que envolvem o voo do avião.

Dependendo da idade das crianças, você pode pular essa parte, mas nada impede de você conversar com as crianças sobre as partes do avião, o que ele precisa para voar etc.

Fazendo aviões de Papel

Por fim, a parte mais legal e interessante, sentamos com as crianças e fazemos alguns modelos de aviões de papel. Não os mostre antes da hora, ou então sua aula já era!

Se você se lembrar de algum modelo de avião da sua infância, pode fazer ele mesmo. Como nossa casa tem meninos sapequinhas, eles vivem me pedindo, mas se não lembrar de nenhum, pode pegar o link abaixo com um PDF que usamos sempre nas nossas aulas ou então procurar no Google.

Modelos de avião – em inglês mas tem desenhos

Faça com as crianças diferentes modelos de avião e com diferentes tipos de papel. Assim você vai poder fazer perguntas como:

Por que alguns aviões de papel voam melhor que outros?

Como os diferentes tipos de papel afetam o voo? Alguns papéis são mais fáceis de dobrar?

Por que alguns papéis funcionam melhor que outros?

Com base na forma de vôo dos diferentes aviões, você consegue explicar como os aviões voam?

Conclusão

E por enquanto é só. Você vai ver um monte de aviões voando no intervalo pelo pátio por alguns dias e alguns até na sala de aula, mas isso faz parte. E se você precisa de outras sugestões para sua aula do Dia do Aviador, não deixe de ver nossa outra sugestão aqui.

Confira meu material para datas comemorativas que já ajudou mais de 2000 professores.

E lembre-se, dá trabalho pra caramba escrever isso tudo aqui pra você, então se você gostou, deixe seu comentário, se possível também compartilhe nas suas redes socias e fale sobre nosso site na sua escola.