Como trabalhar a preservação da água com as crianças? – 22 de Março – Dia da Água

Com toda falação sobre a falta de água nos jornais, TV, internet, logicamente isso atinge as crianças, pois em casa, na escola e onde mais estiverem, sempre haverão os avisos sobre falta d’água e a sua necessidade de preservação.

Muito do material sobre economia de água, preservação de rios e córregos, re-uso e reciclagem de água é voltado para adultos ou alunos do ensino médio.

Então como nós professores do ensino infantil podemos ensinar sobre preservação da água e garantir que o que foi ensinado vai ser feito pelas crianças?

preservacao-agua

Como trabalhar o tema da preservação da água com as crianças?

Certamente você deve ter pensado em inúmeras atividades para colorir, gotinhas azuis pela parede, recadinhos para fechar a torneira quando escovar o dente, mas e se você já faz isso e quer mais?

Pois é, saia da sua zona de conforto e procure aliar diversão à educação.

“…a atividade lúdica é o berço obrigatório das atividades intelectuais da criança, sendo, por isso, indispensável à prática educativa”. 
(Jean Piaget)

E então depois de muito procurar, encontramos um DVD do Cocoricó que tem ajudado muito a transmitir a mensagem certa sobre os cuidados que temos que ter com a água e a natureza.

cocorico-água

São duas histórias no DVD:

Sabendo usar não vai faltar

O pessoal da fazenda está preocupado com a falta de chuva. As plantações ficaram secas e Oriba ensina a dança da chuva, utilizada em sua tribo. A seca também passa a afetar a vida na cidade com a falta de alimentos provenientes do interior e todos percebem a importância da água e de se evitar o desperdício.

O Rio Cocoricó

Quando Caco diz à Lilica que vai pescar no rio Cocoricó com o Avô, Lilica começa a brincar de pescar os mais variados objetos pelo prédio do João. Percebendo que Lilica está com saudade de pescar, Zazá a leva à foz do Rio Cocoricó, que fica na cidade grande. Lá, ambas perceberão que depois de passar por Cocoricolândia, pela serra e pela cidade, o rio fica bem diferente do que aquele que elas conhecem lá da Fazenda.

Você pode arrumar o DVD por aí, pirata, baixando na internet, mas esse não é o exemplo que devemos dar como professores, ou então comprá-lo pela internet ou em uma loja e de certa forma contribuir para que mais materiais de qualidade sejam produzidos. [Clique aqui para comprar na Saraiva]

Depois do vídeo, você pode fazer uma roda com as crianças, perguntar o que elas acharam importante e você pode levantar questões sobre o que viram de bom e o que viram de ruim nas cenas.

Você também pode cantar as músicas do DVD com as crianças, já que músicas são muito bem aceitas pelas crianças.

informações:
Cocoricó Cidade – Água Sabendo Usar Não Vai Faltar – DVD
Classificação Indicativa: Livre para todos os públicos
Duração Aproximada: 60 min
Preço: 19,90 – Saraiva

Emagreça de 4KG a 5KG por semana com esse detox preferido das celebridades

E aí, gostou dessa sugestão de atividades para ensinar as crianças à preservar nossas águas? Conhece outros DVDs, vídeos ou recursos interessantes e diferentes para fazer uma abordagem bacana sobre o tema com os alunos? Conta pra gente pelos comentários e nos diga também se gostou ou não da sugestão! Estamos ansiosos para ouvir sua opinião.


7 comentários sobre “Como trabalhar a preservação da água com as crianças? – 22 de Março – Dia da Água”

  1. Para mim está sendo muito proveitoso, pois não sabia nem por onde começar…grata pela dica.

  2. É tão bom poder contar com um site tão bom assim, que oferece ferramentas (artigos, links, atividades…) indispensáveis a nós, os professores, e o que melhor é que tudo gratuito. Amei esse site e tenho usufruído bastante de tudo o que ele oferece. Por tudo isso, deixo aqui o meu abração e o meu agradecimento sincero. Que Deus vos abençoe hoje e sempre!!!!

  3. eu estou pensando em um tema anual para desenvor com as minhas criancas do centro infantil, de entre 1 ano a 5 anos de idade.
    Peco ajuda

Os comentários estão fechados.