Atividades para a Primavera – 23 de Setembro

Muitos professores e alunos adoram quando chega a primavera, seja pelo clima mais ameno da estação ou seja pela beleza das flores nas árvores e jardins.

Mas na primavera, o que importa pra gente mesmo é garantir que você tenha em suas mãos as melhores atividades para educação infantil.

atividades-primavera

Então vamos compartilhar algumas ideias para você colocar em prática na sua escola e que vão fazer o maior sucesso.

Horta Escolar

Que tal começar uma pequena horta escolar? Você pode plantar mudas ou sementes que necessitam de poucos cuidados e suportam bem as variações de clima como temperos, hortelã, cebolinha, manjericão. O canteiro pode ser feito com garrafas PET, embalagens plásticas limpas ou diretamente no chão, se houver disponibilidade de espaço.

horta-escolar-primavera1
horta-escolar-primavera

Cuidando da sua plantinha

Outra opção é pedir que cada aluno traga de casa uma plantinha em um vaso. Cada aluno deve fazer a pesquisa sobre seus cuidados básicos e cuidar para que a planta seja cuidada e regada de acordo com sua necessidade. Você pode complementar a atividade educativa colocando uma plaquinha com o nome do aluno responsável e também os dias da semana em que a planta precisa ser regada.

Cuidar das plantas vai gerar responsabilidade para as crianças e também gerará curiosidade sobre como as plantas crescem, como elas se alimentam e também sobre assuntos como natureza, preservação e o meio ambiente.

horta-escolar-primavera1

Desfile de Primavera

Você também pode fazer um Desfile de Primavera, onde cada aluno pode fazer uma máscara de flores ou fantasia com materiais como papel colorido e EVA. O desfile pode ser feito na hora do intervalo para toda a escola e ainda você pode ensaie um poema ou música para cantar durante a hora do desfile.

desfile-primavera1SONY DSCdesfile-primavera2desfile-primavera

Plantar árvores pela cidade

Um dos maiores problemas das áreas urbanas é a falta de árvores, então uma iniciativa interessante também para comemorar a primavera é promover o plantio de árvores pela cidade. Antes de sair plantando qualquer coisa por aí, informe-se com a prefeitura ou órgão responsável sobre onde e que tipo de árvores plantar, assim evita-se problemas futuros, como a árvore ter que ser retirada ou ainda o crescimento da árvore afetar as calçadas.

Mais atividades sobre a Primavera

Nosso site está repleto de atividades, então se você ainda não viu, dá uma olhadinha em outros artigos que preparamos sobre a primavera e que podem ser exatamente o que você procura:

Atividades para Colorir sobre a Primavera

Apresentação de Primavera

Lembrancinhas para Primavera

Painéis e Murais para Primavera

Decoração de Primavera para a Sala de Aula

Ensine as Estações do Ano com essas Dicas Incríveis

Plantando Feijão no Copinho

Conclusão

Escolher ou elaborar as atividades para educação infantil que irão fazer parte das suas comemorações pela chegada da primavera não é complicado. O que você não pode fazer, é deixar tudo para a última hora, assim você garante que terá tempo de planejar todas as atividades com calma e terá todos os materiais que precisa em mãos. E você? Tem alguma atividades educativa que gostaria de ver por aqui ou uma atividade para sugerir? Mande sua ideia para gente pelos comentários! Estamos esperando.

Cansou de procurar atividades e não encontrar? Veja minha apostila pronta.

ps: e pra não ficar na correria, não deixe de ver a nossa apostila de atividades prontas!


3 comentários sobre “Atividades para a Primavera – 23 de Setembro”

Os comentários estão fechados.