Atividades para Festa Junina

Quando chega o mês de junho parece surgir uma alegria no ar, mas não é uma alegria qualquer, é animação por uma das maiores e melhores festas do calendário de datas comemorativas escolares do ano!

E você não precisa pensar muito para saber do que estamos falando, claro que são as Festas Juninas, uma festa de proporções nacionais e que muitas regiões se orgulham de suas comemorações.

Vamos organizar a festa junina na sua escola? Veja algumas dicas de tudo que você vai precisar!

copa do mundo junina9

Músicas para festa junina

A música da festa junina pode ser algo tradicional ou seguir as tendências do momento. Como falamos para professores e educadores de todo país, as músicas tradicionais de cada local variam, assim como as tradições das festas juninas.

Você pode tocar em sua festa junina:

  • Sertanejo
  • Sertanejo Universitário
  • Forró
  • Convidar alguma banda local

Veja mais sugestões de músicas para festas juninas aqui.

As músicas também podem fazer parte de uma apresentação das crianças durante a festa. E o que eu posso te dizer sobre festas, é que não existe festa sem música!

Decoração da Festa Junina

Para decoração, você pode utilizar espantalhos, galhos de bambu, tecidos xadrez, se tiver ferramentas e maquinários agrícolas e espaço para isso, também fica bem divertido.

Também é possível encontrar balões feitos de papel e de EVA para pendurar no local da festa ou para enfeitar os corredores da escola.

As bandeirinhas de festa junina são vendidas prontas, mas você pode fazer com seus alunos também, apesar de dar muito mais trabalho. Como são baratas, comprá-las a cada ano pode ser a melhor opção do que ficar todo ano retirando e deixando guardado para a festa junina do próximo ano.

Você pode começar a planejar a decoração com antecedência, principalmente nos casos onde a decoração é realizada com materiais recicláveis. Você pode juntar garrafas PET para fazer alguns enfeites de festa junina para as mesas, ou ainda guardar caixas de papelão nos dias que antecedem a festa para construir alguma parte cenográfica do local escolhido para a comemoração.

Murais, painéis e cartazes para festa junina

Também é bem comum decorar e enfeitar a escola com murais e cartazes feitos pelos alunos, com os principais elementos das festas juninas. Você pode recortar papéis em formato de bandeirinhas e cada aluno pode personalizar a sua.

Para fazer os cartazes juninos, você pode imprimir alguns desenhos direto da internet e recortar cartolinas e papéis coloridos ou ainda usar o EVA para fazer a decoração se você tiver alguma habilidade para isso. Diversas lojas já vende alguns desenhos de festas juninas cortados prontos em EVA, então é só procurar se quiser montar um painel desta forma e usar em sua decoração.

Mais modelos de murais de festa junina aqui.

Quadrilha e Teatro Caipira

A quadrilha costuma ser o ponto alto da festa, convidando todos à participar da dança, com os passos coordenados por um narrador.

Como parte da quadrilha, normalmente é encenado o casamento do caipira. Existem vários textos na internet e que você pode adaptar da maneira que achar mais divertida.

Você pode ensaiar essa apresentação com os alunos da escola, com certeza os pais corujas vão amar.

Para você que tem um pouco de dificuldade em se inspirar, a boa notícia é que dá pra arrumar várias ideias para sua festa junina na internet, e você vai ver uma delas, que eu separei e gostei.

Para encontrar foi muito fácil. Eu entrei no Youtube e fiz uma busca por festas juninas infantis. E não apareceu um, mas vários vídeos de festas juninas com crianças todas felizes dançando.

Claro que tem casos desastrosos, onde fica mais que evidente que houve pouco treino com as crianças, seja por falta de tempo ou por falta de dedicação dos professores, mas isso a gente abafa!

Fantasias e roupas de festa junina

A fantasia de festa junina para os meninos é bem simples, uma camisa, xadrez ou não, calça que pode ser aplicados remendos, uma maquiagem para o rosto e dentes e o chapéu. Também é comum a fantasia de peão, cowboy, de calça jeans, alguns acessórios de couro e um belo chapéu.

Para as meninas, o vestido típico das festas juninas e os cabelos trançados. Para maquiagem, você pode fazer sardas nos rosto para ficar bem divertido.

Uma coisa muito importante que temos que lembrar é não está sobrando dinheiro para ninguém, então veja se a compra de roupas para a festa junina não vai ser uma despesa muito grande para os pais e antes de indicar a compra, verifique com os mesmos se estão dispostos à ter este custo ou viabilize meios de conseguir as roupas de maneira mais barata, com a compra em uma única loja, com uma confecção ou costureira.

Jogos e Brincadeiras de Festa Junina

É bem comum nas festas juninas a presença de barracas de jogos, os mais tradicionais são os de pontaria, para derrubar latas e também de pescaria. Veja algumas ideias abaixo.

Também é possível fazer a brincadeira do correio elegante, onde é possível enviar recadinhos para a pessoa que você gosta.

Nenhuma festa junina fica completa se também não tiver um bom xerife e a cadeia, onde você pode prender alguém ou também ser preso.

Veja mais jogos e brincadeiras de festa junina aqui

festa-junina-brincadeiras

 

As brincadeiras, como fornecem prêmios, podem ser cobradas e é uma das fontes de renda da festa. Você pode cobrar um valor simbólico pela brincadeira e esse dinheiro ajuda depois nas despesas com a festa.

É importante que não haja dinheiro nas barracas da festa, e sim o uso de fichas. Assim você pode controlar o caixa de maneira mais organizada.

Outra brincadeira de festa junina que pode trazer algum retorno financeiro é o jogo do bingo. Você pode levantar brindes e prêmios com comerciantes e serviços locais ou comprar um prêmio legal para a brincadeira, garanto que vai ser um sucesso na sua festa junina.

Comidas Típicas de festa junina

Novamente como estamos falando com professores de diversas partes do país, as comidas típicas das festas juninas podem variar.

Hoje é possível comer de tudo nessas festas, de tapioca à churrasco, além dos tradicionais produtos feitos de milho, como pipoca, milho cozido, suco de milho, pamonha entre outros.

Para beber, o vinho quente ou quentão pode ser uma boa opção para vender ou servir durante o evento, além de sucos, água, refrigerante e cerveja.

Novamente, as barracas de comida servem para ajudar nos custos da festa. A venda de alimentos e bebidas pode trazer um bom retorno de dinheiro. Procure saber se na sua cidade existem comerciantes que já fazem comidas em festas, assim você pode alugar o espaço no evento ou ainda reunir voluntários para fazer as comidas ou trabalhar na venda dos produtos.

Atividades para Sala de Aula – Festa Junina

Festa Junina - atividades colagem2Festa Junina - atividades colagem1Festa Junina - atividades colagemcruzadinha-junina1

Para sala de aula, você pode trabalhar com colagens e atividades para colorir, muitas delas prontinhas para usar e bastando somente selecionar e imprimir. A temática da festa junina está presente de diversas formas, sejam os elementos da festa, como as fogueiras e os alimentos presentes na festa e a decoração de bandeirinhas.

Gostou das ideias de festa junina? E aí? Acendendo a fogueira para começar a sua? Não deixe de ver nossos outros artigos de datas comemorativas navegando pelo nosso site e também confira nosso Apostila de Datas Comemorativas!

Tá difícil planejar suas aulas?

Veja como já ajudamos mais de 2000 professores nos últimos anos.

You have Successfully Subscribed!


datas-comemorativas-01

Recomendados Para Você:


Um comentário sobre “Atividades para Festa Junina”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.