Atividades de Carnaval para Educação Infantil

O carnaval de 2015, que começa no dia 17 de fevereiro, é uma das primeiras datas comemorativas do calendário escolar e planejar as atividades com antecipação é um dos seus grandes trunfos para que tudo dê certo e seja um dia animado para seus alunos.

Você pode abordar o tema do Carnaval sob os mais diversos aspectos e com as crianças das mais diferentes idades, introduzindo o tema com atividades de alfabetização, atividades para colorir, atividades de artes e claro, músicas e marchinhas de carnaval.

Durante as comemorações do Carnaval é comum o uso de atividades de Carnaval para imprimir, e você vai encontrar algumas delas em nosso site, e uma infinidade de outras atividades para imprimir e aplicar aos seus alunos procurando diretamente na internet.

Você pode aplicar as atividades de Carnaval em conjunto com os assuntos que precisar abordar em sala de aula, como a alfabetização, números, somas e subtrações e muito mais.

decoração carnaval escola 10

Carnaval no Berçário e Maternal

Nas turmas de berçário e maternal, as atividades carnavalescas podem ser atividades de artes simples, como pinturas, colagem e produção de enfeites e adereços de carnaval, como colares e máscaras carnavalescas de EVA e usar materiais como barbante e lã para aprimorar a coordenação motora das crianças.

As atividades para colorir também podem estar presentes nos dias pré-carnavalescos, pintando desenhos como os personagens clássicos do carnaval, instrumentos musicais e outros elementos marcantes dessa festa.

Carnaval na Educação Infantil

Para as crianças maiores, do 3º ao 5º ano, você pode desenvolver atividades mais trabalhadas, podendo fazer uma oficina de construção de instrumentos de percussão com material reciclado, contar a história do carnaval, mostrar os diferentes tipos de carnaval de cada região do Brasil.

Sempre que possível, tente trabalhar as letras das músicas de carnaval com uma atividade para alfabetização, colocando as palavras da música na ordem correta ou fazendo um ditado musical.

No Picasa, site para armazenamento de imagens, existem também inúmeras atividades carnavalescas infantis, um vasto material que vai do maternal ao ensino fundamental, então se sua pesquisa na internet não estiver sendo totalmente produtiva, pode ser uma boa saída passar por lá antes de se desesperar por não encontrar a atividade perfeita.

decoração carnaval escola 8

Outra opção de atividade de carnaval com as crianças é promover um concurso de fantasias, buscando estimular a criatividade e também as habilidades manuais das crianças.

Festa de Carnaval

A atividade pode ser finalizada com um belo e animado bailinho de Carnaval infantil, tocando músicas de carnaval e marchinhas. Para enfeitar o local, você pode utilizar confete, fitas e enfeites feitos em EVA, papel crepom e papel de seda.

Para poupar tempo, você já pode comprar boa parte dos itens para decoração de carnaval da escola prontos, que são vendidos em lojas especializadas em festas e grandes papelarias. Em São Paulo, basta dar um pulo na rua 25 de Março e lá você já vai conseguir comprar de tudo.

Agora na volta às aulas pode ser um pouco movimentada, já que muitos pais procuram a região, que é famosa por seus produtos escolares baratos e de boa qualidade.

decoração carnaval escola 6

Conclusão

As atividades de carnaval, apesar de serem uma tradição bem brasileira, devem se encaixar no contexto do seu plano pedagógico e também estar de acordo com o planejamento escolar, buscando ensinar alguma coisa para as crianças, não somente um momento de diversão.

É importante que as crianças aprendam de forma lúdica, mas sempre devemos pensar quais metas e objetivos queremos alcançar após cada atividade realizada com as crianças e alunos.

Você tem alguma sugestão ou ideia para complementar as atividades carnavalescas na escola? Manda aqui embaixo! Se gostou, não deixe de compartilhar também nas redes sociais!


Confira meu material para datas comemorativas que já ajudou mais de 2000 professores.

5 comentários sobre “Atividades de Carnaval para Educação Infantil”

Os comentários estão fechados.