Aprenda Mais sobre os Tipos de Energia

Que tal ensinar para as crianças os tipos de energia existentes? Este material pode ser útil na produção do seu plano de aula e também como referência para suas pesquisas.

tipos-energia

O que é energia?

Para ligar o seu computar, esquentar a água do seu café, para mandar mensagens pelo celular, tudo envolve energia. Mas o que ela é?

A energia é tudo o que produz ou pode produzir ação, movimento, podendo ter as formas mais variadas possíveis.

Se você tiver uma definição sobre o que é energia melhor do que a nossa, por favor nos mande pelos comentários.

Quais são os tipos de energia existentes?

  • Energia Elétrica
  • Energia Eólica
  • Energia Térmica
  • Energia Solar
  • Energia Hidráulica
  • Energia Química
  • Energia Nuclear

Você pode até sentir falta de uma ou outra fonte ou tipo de energia aqui, mas você pode pesquisar em outros sites ou esperar nossa atualização do conteúdo.

Energia Eólica

Uma das fontes de energia que mais tem chamado à atenção de todos é a energia eólica, a energia dos ventos.

Apesar de ser utilizada à muitos anos, inicialmente para moer grãos e bombear água (você já deve ter visto os moinhos antigos em fotos, vídeos ou viagens ao exterior), hoje a energia eólica é vista como um tipo de energia com grande potencial para os próximos anos.

Neste ponto, o Brasil, que tem uma grande variedade de fontes energéticas, tem uma grande vantagem, já que possui uma grande faixa litorânea, o que ajuda na formação das correntes de vento necessárias para a movimentação das hélices das turbinas eólicas.

Energia Nuclear

A energia nuclear é também uma fonte de energia muito potente, porém igualmente perigosa. Muito adotada fora do Brasil, a energia nuclear se baseia em conceitos físicos de fusão de materiais radioativos, que liberam grande parte dessa energia como calor. Este calor é utilizado para fazer vapor e posteriormente transformado em eletricidade.

Apesar da tecnologia envolvida e o número de acidentes ser baixo, existe toda uma polêmica no uso desse tipo de energia, devido aos riscos em casos de acidente.

No Brasil, temos duas usinas de energia nuclear. Angra I e Angra II, em operação. Fora do Brasil, existe uma tendência mundial de desativação gradual do uso desse tipo de energia, porém pesquisadores continuam a estudar formas de modernizar os sistemas de segurança para que essa fonte de energia seja viável nos próximos anos.

Fontes de Energia Renováveis e Não Renováveis

O conceito de sustentabilidade e viver em paz com o meio ambiente está cada vez mais forte nas escolas, entre as crianças, na tv, livros, ou seja, por toda a parte. Então também é importante falar em suas aulas e planejamentos sobre as fontes de energias limpas ou também conhecidas como energias alternativas.

As novas fontes de energia incluem a energia solar, muito utilizada para o aquecimento da água, mas que agora está se popularizando como fonte para geração de energia elétrica com a queda do custo da produção das placas solares.

Também não podemos esquecer do hidrogênio, que pode ser a próxima fonte de combustível para os carros, como alternativa à gasolina, um combustível fóssil e poluente e ao álcool, que apesar de ser uma energia limpa, também tem seus prejuízos.

Fontes de Energia do Brasil

O Brasil, possui a maior fonte de energia hidroelétrica do mundo, a usina de Itaipu, em conjunto com o governo paraguaio. A energia hidroelétrica usa o conceito de acumular água em uma represa, depois essa água é desviada para um sistema de turbinas, que giram e transformam esse movimento em energia elétrica.

Os altos custos e os impactos ambientas desse tipo de energia devem ser abordados em sala de aula, assim como discutir com os alunos outras fontes de energia no Brasil. Assim como a dependência de fatores naturais, como a chuva, para que as hidroelétricas funcionem corretamente.

Confira meu material para datas comemorativas que já ajudou mais de 2000 professores.

Conclusão

Você pod abordar os tipos de energia de diversas formas em sala de aula. Pode ser de uma forma mais simples, somente mostrando os tipos de energia existentes, falando sobre a transformação de um tipo de energia em outra (energia elétrica em térmica) ou fazer murais e painéis para alertar sobre os problemas energéticos que podemos enfrentar, caso não exista uma mudança na maneira de se pensar da população e dos órgãos competentes.


4 comentários sobre “Aprenda Mais sobre os Tipos de Energia”

    1. que bom que gostou. Tentamos resumir tudo de forma que ficasse fácil de entender sobre todos os tipos de energia e que também não fosse resumido de mais, de forma vaga e incompleta.

Os comentários estão fechados.