Atividades Educativas sobre o Verão – 21 de Dezembro à 20 de Março

Tá certo que o Brasil é um país tropical e que nosso clima é predominantemente quente, mas no verão, esse calor e também o sol, ficam mais intensos. Então é hora de escolher a sua melhor roupa de banho, passar protetor solar e estudar se divertir na piscina, certo? O Verão chegou!

E na escola, como ficam as atividades para educação infantil? Claro que não pode deixar de ser divertido e educativo, então separamos diversas ideias, algumas novidades e também indicações de coisas que já mostramos por aqui para os trabalhos sobre as quatro estações do ano.

Quando começa o verão?

O início do Verão se dá em 21 de Dezembro e termina em 21 de Março.

As estações do ano se dividem em quatro, onde basicamente se diferem em relação a quantidade de luz solar que bate sobre sobre a Terra. No verão, devido à inclinação do eixo de rotação da Terra e do movimento de translação, os raios solares são mais intensos, o que explica o aumento do calor.

Você pode explicar essa relação através de uma maquete, imagem ou uma animação, no youtube você vai encontrar várias, como essa abaixo:

O Verão

O período de datas que compõe o Verão possui diversas datas comemorativas, algumas bem importantes como o Natal, o Ano Novo e o Carnaval.

Neste sentido, é sempre importante lembrar e mostrar as diferenças entre o Natal no Brasil e o Natal de países do Hemisfério Norte, já que lá é inverno, uma estação completamente oposta à nossa. Por isso nossas festas de final de ano não possuem neve.

Cuidados no Verão

Ao trabalhar com as crianças, lembre-se de falar sobre coisas importantes, como o uso de protetor solar, boa hidratação e alimentação leve, podendo ser uma ótima oportunidade para falar sobre as frutas, como a melancia e melão, além de outras frutas que se transformam e excelentes sucos, como limão, maracujá, entre outras.

Muitas crianças já tem o hábito de consumir as frutas em casa e no lanche escolar, então você pode utilizar a atividade como um reforço sobre a importância das frutas e vegetais frescos e mostrar como eles são muito mais gostosos de consumir no verão do que outros tipos de alimentos pesados e gordurosos.

Brincadeiras de Verão e ao ar livre

Atividades Recreativas

O tempo quente muitas vezes convida para uma atividade externa, nos horários de sol menos intenso. Você pode fazer brincadeiras recreativas, como as que já mostramos diversas vezes aqui no nosso site.

sabao

Você também pode brincar com as crianças e fazer muitas bolinhas de sabão, elas adoram fazer e também correr atrás delas.

E claro, é possível também realizar uma atividade de artes que é feita em sala de aula, mas utilizar um espaço mais arejado, como o pátio da escola.

picolé

E como calor, verão e sorvete combinam super bem, não podemos deixar de sugerir que você faça as atividades com palito de picolé que já mostramos aqui no nosso site!

Outras ideias de atividades sobre o verão

  • acompanhar a temperatura máxima do dia – as crianças aprendem a ler um termômetro e sobre a unidade de medida do calor
  • falar sobre o ciclo da água – como as chuvas são frequentes no verão, pode ser um momento oportuno para falar sobre elas e o ciclo da água
  • uso da água – com o risco de falta de água na região Sudeste, e também no mundo, é sempre bom falar sobre a água, sua preservação e sua importância para o planeta

Conclusão

Bastante coisa para fazer no verão, não acha? Mas nossas atividades não param por aí, e em breve vai ter ais dicas, novidades e atividades sobre o verão para você fazer aí na sua casa ou na sua escola. Continue navegando em nosso site através das nossas sugestões abaixo ou navegando pelo menu lateral à direita. Abraço! E quero seu comentário.

Receba atividades exclusivas no seu email por 7 Dias.



Confira meu material para datas comemorativas que já ajudou mais de 2000 professores.