Atividade para Estimular o Tato com Balões

Estimular os sentidos das crianças é uma tarefa que parece simples mas que pode se tornar uma dor de cabeça se você nem souber por onde começar.

E já que recebemos uma dica quente, vamos mostrá-la agora mesmo.

Desta vez, vamos mostrar como trabalhar o tato com as crianças, um dos 5 sentidos do corpo humano.

Com a ajuda de balões e materiais diferentes dentro deles, as crianças poderão tentar identificar os objetos dentro da bexiga.

baloes-tato baloes-tato-zoom

Os cartões na foto são opcionais, mas são muito úteis principalmente se você tiver crianças com necessidades especiais ou ainda não alfabetizadas. Você pode colocar números próximos de cada balão e pedir para que as crianças escrevam em uma folha de papel, o conteúdo de cada um deles.

E pra não virar uma meleca, tome cuidado e compre balões bons. Se comprar um ruim, já vai se preparando para a meleca!

E pra facilitar, coloque o conteúdo dentro de uma garrafa PET antes, e depois coloque uma bexiga parcialmente cheia na boca da garrafa e vire de ponta cabeça. Isso vai te facilitar muito a vida.

dica do site:
https://nadjafavero.wordpress.com/2014/10/16/baloes-sensoriais/

Projeto sobre o Corpo Humano – Como Trabalhar o Corpo Humano na Educação Infantil

Uma das Atividades para Educação Infantil que mais nos pedem aqui no nosso site é sobre o Corpo Humano. E você pode dar o nome do projeto como você quiser, mas no final, vamos ser sinceras, vai ser praticamente tudo a mesma coisa. E indiferente do nome que você vai usar, a pergunta básica de todo mundo é praticamente a mesma.

Como trabalhar o corpo humano na Educação Infantil?

Será que vamos dar conta de responder tudo isso? Então se segura aí na cadeira e vamos por partes.

Por que trabalhar o tema Corpo Humano

Uma das principais justificativas para trabalhar o tema do corpo humano com as crianças é que elas já tem uma curiosidade natural sobre o tema, que pode ser estimulada e ajudará a abordar outros temas relacionados, como saúde, higiene, identidade e também diferenças raciais.

Por ser um assunto tão amplo, muitos currículos preferem abordar o tema como um projeto, podendo abordar e avaliar cada momento e vivência da criança em diferentes fases.

“Os Projetos de Trabalho contribuem para uma (re)significação dos espaços de aprendizagem de tal forma que eles se voltem para a formação de sujeitos ativos, reflexivos, atuantes e participantes”. (Hernandez, 1998)

Sugestão de Atividade:

painel-sensorial1
Tapete ou mural das sensações (Estímulo ao tato) – Clica pra ir lá ver

Que objetivos temos que ter em mente ao trabalhar o Corpo Humano com as Crianças?

Claro que quase sem pensar dá pra dizer, “as crianças precisam aprender as partes do corpo humano”.

Mas podemos listar outros objetivos que vão complementar seu projeto:

  • Identificar as partes do corpo para familiarizar-se elas valorizando suas funções.
  • Conscientizar sobre os cuidados e higiene do corpo para termos saúde.
  • Expressar sua criatividade em atividades de arte ampliando seu conhecimento de criação.
  • Desenvolver a coordenação motora ampla nas atividades promovendo atitudes de confiança nas próprias capacidades motoras.
  • Demonstrar equilíbrio e lateralidade deslocando-se no espaço físico da escola, ao andar, correr, pular, etc.
  • Participar de atividades práticas sobre o cuidado e higiene dos dentes reconhecendo a importância da escovação na prevenção de cáries.
  • Ouvir e cantar canções, desenvolvendo memória musical, sentimentos e pensamentos.

Sugestão de atividade: Atividades para Coordenação Motora

Lista de Atividades para falar sobre o Corpo Humano

Como não queremos que você pegue um projeto pronto e enlatado da internet, vamos listar algumas ideias de atividades e brincadeiras que julgamos legais e também relevantes quando falamos sobre o corpo humano. Claro que também você pode deixar sua sugestão de atividade nos comentários.

  • Observação do corpo, no espelho e do outro colega, nomeando semelhanças e diferenças;
  • Atividades onde os alunos irão se tocar para perceber os próprios ossos, e os de colega, as próprias articulações, as batidas do pulso, as batidas do coração;
  • Observar os dedos, aprender a nomeá-los, notando as diferenças entre eles;
  • Identificar as partes do corpo através de atividades orais e práticas utilizando os alunos onde eles irão apalpar nomeando as partes do seu corpo;
  • Conversa com os alunos sobre os cuidados do corpo: higiene, prevenção de acidentes;
  • Representação prática sobre os sentidos: tato, audição, gustação e olfato;
  • Representações de historias através de desenhos;
  • Representação do corpo através de desenhos;
  • Confecção de bonecos utilizando meias de nylon, jornal e sucatas;
  • Aula prática sobre os cuidados com os dentes, escovação com os alunos;
  • Atividades de recreação, correr, pular, brincadeiras de roda, morto/vivo, dentro/fora, buscando o companheiro, espelho, estátua;
  • Aula sobre a necessidade da higiene corporal: banho diário, cabelos limpos, limpeza dos dentes, unhas cortadas, lavar as mãos antes das refeições;
  • Contorno do corpo de dois colegas, menino e menina;
  • Completar o corpo contornado dos colegas, observando as diferenças de sexo;

Livros para abordar o tema do Corpo Humano

Claro que você deve ter seu livro favorito da infância que fala do corpo humano e que pode ajudar a abordar o tema, mas eu também tenho meus favoritos e eles são da Coleção Corpim do Ziraldo. São 5 obras, cada uma com uma história sobre alguma parte do corpo humano.

Pe Legrino & Pe Tronio
Os Dez Amigos
Rolim
O Calcanhar do Aquiles
Um Sorriso Chamado Luiz
R$35,00 – cada na Saraiva [Link para os livros]

E também você pode usar os livros de outra forma, como o Pinóquio para falar do nariz, Dumbo para falar das orelhas, Chapeuzinho Vermelho para falar da visão, boca etc, na cena com o Lobo. Ou seja, você precisa ser criativa, o que muitas vezes pode ajudar você a economizar recursos, já que esses livros você deve até possuir em sua biblioteca e são histórias bem conhecidas das crianças.

Sugestão de leitura: Como montar uma biblioteca encantadora

Múscas sobre o Corpo Humano para as Crianças

Uma das primeiras coisas que me vêem à cabeça quando estou montando uma aula é separar uma música para cantar com as crianças, e para as atividades sobre o corpo humano não poderia ser diferente.

Você pode usar músicas em diferentes fases do projeto, estimulando a criançada a conhecer e brincar usando as partes do corpo. Você pode usar músicas em que elas batem palmas, batem os pés, pulam etc, e ideias é que não vão faltar se você pesquisar com carinho no Youtube.

Lista de Músicas sugeridas

Dedinhos – Eliana
Ratinho no Banho – Rá Tim Bum
Cabeça, Ombro, Joelho, Perna e Pé – vários cantores

Atividades sobre o Corpo Humano para Imprimir

Muitas vezes em seu plano de aulo você quer incluir algumas atividades prontas para imprimir, seja para ganhar tempo como para poder oferecer alguma atividade que as crianças podem colorir, recortar e montar o corpo humano.

Na internet é bem fácil você achar esses modelos de atividades prontas para imprimir, então vamos colocar só alguns exemplos aqui na página, mas se você quiser mais, não deixe a preguiça falar mais alto e faça uma pesquisa ampliada sobre o assunto, aposto que você vai achar um monte de coisasa legais sobre o corpo humano assim como nós encontramos.

Conclusão

Como você viu, abordar o tema do Corpo Humano com as crianças permite uma possibilidade imensa de atividades e que realmente podem ser tornar parte de um projeto educacional maior.

Apesar de não termos indicado passos como o planejamento passo-a-passo e também a metodologia de avaliação, julgamos que esses pontos devem ser indicados na elaboração do seu projeto e escolhidos da maneira que você achar mais adequada.

E agora que falamos sobre o corpo humano, sobre o que mais você quer ver aqui no nosso site? Ou que tal pelo menos nos deixar um recadinho abaixo, pra nos dizer se gostou ou não, ou ainda colaborar deixando alguma ideia legal que deu certo para você e que não comentamos acima?

Como Ensinar Ciclo da Água para as Crianças

O ciclo da água é um fenômeno natural que deixa dúvidas não só nos adultos, mas também nas crianças. Então como ensinar o ciclo da água de maneira fácil e divertida para elas?

ciclo da água

Como se formam as nuvens?
Por que chove?
De onde vem a água da chuva? Continuar lendo Como Ensinar Ciclo da Água para as Crianças