Atividades para Aula de Artes

As aulas e atividades de artes são fundamentais nos processos de aprendizagem em todos as etapas da educação infantil; e não precisam ficar restritas aos ambientes escolares. As atividades que envolvem arte de alguma maneira devem ser praticadas pelos pais em todos os momentos possíveis, pois além de trabalhar a criatividade, estimulam a criança a utilizar sua coordenação motora e também se torna uma grande e divertida brincadeira.

artes

As atividades de artes podem ser divididas por temas, datas comemorativas, pelo material que está sendo utilizado ou pela finalidade pedagógica escolhida.

Atividades de Artes para os pequeninos

Maternal artes

Nas atividades de artes para as crianças menores, maternal, as aulas de artes são uma grande brincadeira, é onde as crianças tem seu primeiro contato com as tintas guache, começam a identificar as cores e formas. Muitas das atividades podem ser feitas utilizando papel, lápis de cor, giz de cera, carimbos e pintura com as mãos.

É importante tomar cuidado com os materiais utilizados, principalmente devido ao fato que as crianças ainda podem levar os objetos à boca, então não use objetos muito pequenos e tenha certeza de que as tintas e outros objetos utilizados são de boa procedência, são seguros e atóxicos.

Atividades de Artes para crianças à partir de 5 anos

argila-educacao-infantil-artes

Na educação infantil as possibilidades de atividades aumenta muito, pois a coordenação motora já é melhor e também a capacidade de percepção do mundo e sua interpretação já é muito maior. Nesta fase, toda atividade ainda é uma grande brincadeira, então temos que tomar proveito disso para estimular e incentivar as atividades de artes.

Você pode usar novos materiais, como argila, massa de modelar, palitos de picolé, palitos de fósforo, barbantes e também atividades com colagens. Além de envolver as atividades de artes com alguma outro aprendizado necessário para as crianças, como por exemplo escrever seu nome utilizando diversos materiais, ou ainda todo o alfabeto e os números.

A utilização de diversas técnicas num mesmo trabalho de artes também é bem interessante para as crianças, pois elas já conseguem lidar com tarefas executadas por etapas e seguindo esquemas de construção passo-a-passo.

Atividades de artes para todas as idades

Quando se trata de artes, muitas vezes relacionamos à atividades que envolvam fazer alguma intervenção ou interpretação em alguma superfície ou material, porém a arte não se resume à isso. Arte é toda e qualquer manifestação humana, seja um som, música, uma foto, gravura, dança e até textos, poesias e literatura. Então não deixe de estimular as crianças sempre, com as diversas artes produzidas pelo homem, visitando museus, peças de teatro com as crianças, praticando a leitura de textos entre outras atividades.

Não podemos esquecer que hoje, graças aos celulares e ao barateamento de produtos eletrônicos, podemos tirar mais fotos e fazer vídeos. São as artes tecnológicas, que também podem ser exploradas como uma atividade de produção artística e que muitos professores tem medo, simplesmente por não conhecer a tecnologia e acaba sendo deixado de lado. Você pode trazer para a aula de artes alguns conceitos básicos de fotografia, como enquadramento, foco, luz e sombra. Para vídeos, ensinar sobre o que é um roteiro, a produção, edição e pós produção.

Ainda é possível agregar este trabalho à alguma outra disciplina, por exemplo pedindo para que os alunos façam o roteiro de um vídeo como parte da aula de português e redação, as roupas e fantasias podem ser feitas na aula de artes, e a produção do vídeo pode ser utilizada em uma apresentação de final de ano da escola.

Receba atividades exclusivas no seu email por 7 Dias.



Confira meu material para datas comemorativas que já ajudou mais de 2000 professores.

5 comentários sobre “Atividades para Aula de Artes”

Os comentários estão fechados.