Atividades de Artes – Romero Britto

Um dos novos artistas brasileiros que tem feito muito sucesso internacional, sem dúvida alguma é Romero Brito.

Nascido em pernambuco, tem uma biografia incrível que você pode ler aqui, se tiver interesse em saber mais sobre sua vida e suas obras.

painel-romero-britto

Sua obra e imagens são muito alegres e inspiram muita gente, com as cores e cenas simples mas cativantes. Hoje, Romero Britto já não vive mais no Brasil, e sua obra está espalhada pelo mundo, levando muita nacionalidade, toda a cor e alegria tipicamente brasileira.

Na educação infantil, ele é uma boa referência e suas obras são sempre utilizadas para atividades de artes, que envolvam colorir e também releituras de suas obras, despertando o interesse nas artes, linhas, cores e diversas formas.

romero-britto-colorir1 romero-britto-colorir2 romero-britto-colorir3romero-britto-colorir4

Todas as imagens aqui expostas foram encontradas na internet, portanto use de forma responsável, pois qualquer tipo de venda ou lucro utilizando suas imagens pode gerar problemas com direitos autorais. Também suponho que alguns dos desenhos são reproduções, já que só encontramos livros para colorir do Romero Britto em inglês, vendidos fora do Brasil

Painel – Conhecendo Romero Britto

painel-romero-britto

Ao final da atividade, você também pode reunir os trabalhos e montar um belo painel, como esse da professora Francielle, com as pinturas das crianças e também se quiser, pode colocar também uma biográfica resumida do artista.

Entrevista com Romero Britto, para você conhecer melhor o artista.

A entrevista pode ser um bom material para assistir antes de começar o projeto e os seus estudos sobre Romero Brito, nela ele fala sobre sua vida, seus desafios e claro, também suas obras e releituras mais famosas. Por ser longa, são é indicada para ser assistida pelos alunos, caso queira fazer isso, separe alguns trecos para assistir com as crianças, se isso fizer sentido em seu projeto ou aula.

Video com as Obras e Releituras do Artista

Se mesmo após assistir a entrevista do Romero, ainda te faltar inspiração para começar, veja também este video, com uma coletânea de fotos imensa com diversas obras de destaque que ele já produziu ao longo de sua carreira. Se for realizar uma exposição de artes na sua escola, pode ser interessante levar uma TV ou computador para área de exposição e passar esse video, para que os alunos possam conhecer mais sobre as lindas obras deste brasileiro.

Conclusão

E então? Gostou de ver o Romero Britto por aqui? Gostaria de saber mais sobre outros artista? Manda um comentário pra gente, assim saberemos se você gostou ou não e claro, se você quer mais ideias super criativas para suas aulas de artes com as crianças ou não!

Não deixe de ver também as atividades de artes da Tarsila do Amaral

Fonte:

Conheça meu segredo para planejar aulas perfeitas! As editoras querem que eu tire do ar.

http://eestarlingsoares.blogspot.com.br/2012/08/projeto-biblioteca-conhecendo-romero.html


13 comentários sobre “Atividades de Artes – Romero Britto”

  1. Já trabalhei com as obras dele com crianças de 4 e 5 anos. Fizeram trabalhos lindos e o melhor foi o interesse das crianças e os pais depois contando que eles reconheciam as obras, que hoje estão estampas por todo lado!

    1. Que bom que gostou, as pinturas também alegram as crianças e quanto antes apresentamos os artistas para as crianças melhor.

    1. Onde esta escrito q a criança “tem que” desenhar, creio q o objetivo é apresentar para as crianças o artista e suas obras e contextualizar com a pintura dos desenhos….em um outro momento a criança pode desenhar, mas nao precisa ser o tempo todo, onde esta o problema em pintar? Pintando ela vai desenvolvendo a coordenação motora fina, tem autonomia para escolher as cores do lápis e em qual parte do desenho vai aplicar cada cor, tb percebe q o mesmo desenho pode ter uma apresentação diferente da que lhe foi apresentada.

  2. Nossa, amo trabalhar Romero Brito, já trabalho há três anos com
    turmas das séries iniciais, é um tema que posso trabalhar por vários bimestres e, a crianças adoram. este ano levamos o projeto
    para apresentação de sete de setembro foi um espetáculo.

Os comentários estão fechados.